Por que ser proativo no trabalho?


Incentivar os funcionários a serem proativos no trabalho beneficia a equipe e a empresa.

Funcionários proativos podem levar a uma maior produtividade e eficiência. Pesquisas mostram que, “A proatividade impulsiona o desempenho e a inovação de equipes e organizações e impulsiona o bem-estar e a carreira dos indivíduos”. “Quando os indivíduos são proativos, eles usam sua iniciativa no trabalho para trazer um futuro melhor”.


Algumas dicas para encorajar a proatividade:


1. Crie uma cultura de confiança e empoderamento: os gestores precisam comunicar que apoiam tanto a iniciativa e a autonomia quanto a colaboração. A confiança dos funcionários tem sido ligada a níveis mais altos de comprometimento organizacional, intenção de permanecer com a organização e interesse ativo no bem-estar da organização.


2. Motive os funcionários com um banco de ideias: em vez de fazer um brainstorming de ideias em uma sala de conferência, abra a porta para os funcionários através de um Desafio de Ideias. Seja transparente sobre o assunto e explique o que precisa ser alcançado. Recompense as cinco melhores ideias, implemente a melhor e dê reconhecimento aos finalistas, compartilhando com a liderança ou comunicação com toda a empresa.


3. Incentive horários de trabalho flexíveis: quando você se concentra nos resultados e capacita os funcionários a trabalhar da maneira que eles precisam, essa confiança e liberdade permite que eles sejam muito mais proativos no trabalho.

4. Implemente uma política de “somente soluções”: deve-se assumir a responsabilidade e ter a mente voltada para a solução. Incentive isto no local de trabalho, pedindo aos funcionários que relatem um problema com uma proposta de solução.

5. Recompense comportamentos proativos saudáveis: quando os funcionários sentem que têm maior bem-estar, é mais provável que estejam engajados em seu trabalho e se sintam apoiados.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.