Como driblar o medo em reuniões de trabalho?


As reuniões são eventos críticos para mostrar seu valor, construir sua reputação e fazer com que sua voz seja ouvida.

Mas se você é tímido, introspectivo, ansioso, sem confiança, ou novato em uma empresa, as reuniões podem ser intimidadoras. As pessoas podem muitas vezes superar facilmente sua fobia de participação seguindo algumas dicas.


1. Dê a si mesmo um objetivo específico: objetivos específicos e exequíveis nos dão alguma direção para onde mirar.


2. Faça sua lição de casa: quanto melhor preparado você estiver, mais fácil será participar. Você pode até mesmo pedir a agenda da reunião, ou, até mesmo colocar-se na agenda se você tiver um determinado assunto sobre o qual se sinta confortável para falar.


3. Alavanque sua experiência: se você seguir as tendências do setor, talvez você seja capaz de fornecer o contexto necessário para a discussão.


4. Use conversas pré-reunião com sabedoria: organize uma pré-conversação com alguém que você sabe que estará na reunião antes do tempo – idealmente sobre algum aspecto específico da agenda sobre a qual você tem uma opinião.

5. Fale com confiança: evite palavras e frases que minimizem suas ideias e que pareçam excessivamente tímidas (Ex.: “Eu realmente não sei sobre isto, mas…” ou “Isto pode ser uma pergunta estúpida, mas…”).

6. Introduza-se na conversa (levante a mão): essencialmente, é um método não verbal de dizer “Ei – sou o próximo” ou “tenho algo a acrescentar aqui”.

7. Lembre-se, você está lá por uma razão: portanto, não se preocupe com a percepção que os outros terão de você. Arrisque e você provavelmente ficará surpreso com os resultados.


Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.