Portanto, a gestão de competências é o processo de identificação, gestão e desenvolvimento das competências dos funcionários. Ela alinha as habilidades e comportamentos dos colaboradores com os objetivos da empresa. Quando usado como uma estrutura para recrutar, desenvolver, engajar e reter funcionários, ela dá às organizações uma vantagem competitiva.
Essencialmente, o gerenciamento de competências ajuda a desenvolver as habilidades, conhecimentos e comportamentos que os funcionários precisam, para que seja possível aproveitar todo o potencial da força de trabalho. Algumas iniciativas de planejamento a curto e longo prazo:
– Otimização da força de trabalho: Certifique-se de que os colaboradores tenham as competências essenciais necessárias para fazer bem o seu trabalho. Realize avaliações de falta de habilidades para identificar pontos fracos cruciais, para que você possa fornecer exatamente o treinamento direcionado de que eles precisam.
– Desenvolvimento de Liderança: Identifique e prepare seus futuros líderes. Use ferramentas de gerenciamento de competências como avaliações de habilidades e análise de lacunas para identificar quais de seus funcionários estão mais bem preparados para assumir papéis de liderança.
– Planejamento da sucessão: Toda empresa precisa planejar uma transição suave quando chegar a hora de os executivos seniores se afastarem.
– Planejamento da Continuidade dos Negócios: Sempre espere pelo inesperado. Não deixe que desastres naturais, pandemias ou outras crises perturbem os negócios quando grupos de colaboradores forem subitamente incapazes de trabalhar.
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