Gestão de Competências e a sua importância para as empresas


Antes de mais nada, é importante definir “competência”. Uma competência é o conhecimento combinado, habilidades e perícia de um colaborador ou de uma organização.

Portanto, a gestão de competências é o processo de identificação, gestão e desenvolvimento das competências dos funcionários. Ela alinha as habilidades e comportamentos dos colaboradores com os objetivos da empresa. Quando usado como uma estrutura para recrutar, desenvolver, engajar e reter funcionários, ela dá às organizações uma vantagem competitiva.


Como o Gerenciamento de Competências pode ajudar?

Essencialmente, o gerenciamento de competências ajuda a desenvolver as habilidades, conhecimentos e comportamentos que os funcionários precisam, para que seja possível aproveitar todo o potencial da força de trabalho. Algumas iniciativas de planejamento a curto e longo prazo:


– Otimização da força de trabalho: Certifique-se de que os colaboradores tenham as competências essenciais necessárias para fazer bem o seu trabalho. Realize avaliações de falta de habilidades para identificar pontos fracos cruciais, para que você possa fornecer exatamente o treinamento direcionado de que eles precisam.


– Desenvolvimento de Liderança: Identifique e prepare seus futuros líderes. Use ferramentas de gerenciamento de competências como avaliações de habilidades e análise de lacunas para identificar quais de seus funcionários estão mais bem preparados para assumir papéis de liderança.


– Planejamento da sucessão: Toda empresa precisa planejar uma transição suave quando chegar a hora de os executivos seniores se afastarem.

– Planejamento da Continuidade dos Negócios: Sempre espere pelo inesperado. Não deixe que desastres naturais, pandemias ou outras crises perturbem os negócios quando grupos de colaboradores forem subitamente incapazes de trabalhar.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.