Por que é importante aceitar feedbacks negativos?


Embora receber um feedback positivo seja encorajador, receber críticas pode ser difícil.

Mesmo que todos cometam erros e tenham espaço para melhorar, aceitar um feedback negativo de forma positiva ainda é um desafio, mas pode fortalecer sua autoestima, enriquecer seus relacionamentos e eliminar suas tendências adversas.


Veja algumas dicas que visam ensiná-lo a abraçar o feedback negativo em vez de temê-lo:


1. Faça perguntas esclarecedoras: ao aceitar o feedback, certifique-se de compreender a verdadeira intenção do crítico. Se alguma coisa não estiver clara, faça perguntas para esclarecer o que você pode fazer especificamente para resolver o problema ou melhorar seu desempenho.


2. Saiba que o feedback negativo não é um ataque pessoal. Um bom feedback negativo é sobre suas ações ou seu comportamento, não sobre quem você é como pessoa.


3. Peça feedback com frequência. Quando você se esforça para pedir feedback honesto aos outros em sua vida, isso permite que você se sinta confortável com críticas construtivas.

4. Gaste um tempo para “digerir” as suas emoções. É fácil ter uma reação emocional ao ouvir comentários negativos. Se a sua reação inicial for raiva ou defensiva, respire fundo, permaneça calmo e mantenha seus sentimentos sob controle.

5. Veja o feedback a partir do ponto de vista de seu crítico. Ver a situação de uma perspectiva diferente muitas vezes ajuda você a perceber que o que parece aceitável para você pode não ser para os outros.

6. Determine se o feedback é construtivo ou destrutivo. Leve o feedback construtivo a sério, mas tenha cuidado com a internalização do feedback destrutivo. A crítica construtiva pretende criar mudanças positivas, fornece sugestões específicas sobre como melhorar, e vem de um lugar de boas intenções claras.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.