Uma equipe pequena pode ser relativamente fácil de gerenciar, pois geralmente há metas e objetivos compartilhados e uma demanda menor por parte do gerente para assumir o leme. Quando um departamento inteiro ou uma grande equipe precisa de liderança, há uma demanda muito maior por parte do gerente e o estilo e as prioridades de gestão precisam se adaptar.
Este aumento no número de funcionários, escopo e responsabilidade pode ser assustador, mas desde que você mantenha alguns princípios-chave em mente, é eminentemente alcançável. Aqui estão nossas principais dicas para gerenciar uma grande equipe.
Construa relacionamentos em toda a equipe: como líder da equipe, você deve mostrar que está investindo neles e no trabalho deles e se esforçar para construir algum tipo de relacionamento de trabalho. Isto não quer dizer que você tem que ser amigo de cada membro da equipe, mas fazer um esforço para construir alguma relação e mostrar que você entende o papel deles na equipe.
Capacite sua equipe de gestão: você deve encorajá-los a serem tomadores de decisão por direito próprio e a se apropriarem dos projetos. É provável que eles estejam mais próximos das operações cotidianas de sua empresa e devem estar bem posicionados para fazê-lo. Uma equipe gerencial motivada, respeitada e capacitada pode ser o seu maior patrimônio como líder de uma grande equipe.
Pense em como você se comunica: como responsável por uma grande equipe, é absolutamente vital que você estabeleça canais claros de comunicação dentro de suas equipes. A pergunta-chave a se fazer é, como você pode se comunicar mais efetivamente com sua equipe e como sua equipe pode se comunicar mais efetivamente uns com os outros?
Não tenha medo de delegar: agora que você está administrando uma equipe maior, seu tempo e seus recursos provavelmente serão esticados. Você é responsável por um grande grupo de pessoas e projetos, cada um com seu próprio conjunto de prioridades – pode ser difícil fazer malabarismos. Esteja disposto a delegar tarefas aos membros de sua equipe que sejam capazes, e tenham tempo e espaço para absorvê-las.
Procure e aceite o feedback: qualquer gerente deve estar aberto ao feedback, tanto dos que estão no topo quanto daqueles que se reportam. É uma parte vital do aperfeiçoamento profissional e isto não pára quando se chega a estes cargos de alta gerência. Se você for visto como aberto ao feedback e disposto a implementar melhorias, pode ganhar muito respeito entre sua equipe.
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