Como lidar com um chefe autoritário?


Muitos líderes de sucesso são fortes, opinantes, contundentes, imperdoáveis e motivados. Mas são estas mesmas qualidades que facilitaram seu sucesso nos negócios que também os tornam difíceis de trabalhar. Aqui estão algumas sugestões para trabalhar com um chefe deste tipo:


1. Não leve nada tão a sério: este líderes estão concentrados em três coisas: produtividade, eficiência e resultados. Se eles não conseguem ver mérito em sua ideia, ou se sua produtividade ou resultados estão em baixa, eles vão lhe dizer – e não vão aliviar. Lembre-se, o feedback não é sobre seu valor intrínseco como pessoa, é apenas uma perspectiva do desempenho e do que eles vêem como fatos.


2. Seja responsável por tudo o que você faz ou não faz: seja dono de seu desempenho, seja ele bom ou ruim.


3. Deixe-os se sentirem no controle: se você provar que é responsável, eles lhe entregarão cada vez mais controle. A confiança deve ser conquistada com esses líderes.


4. Entenda que a raiva deles provavelmente não é sobre você: a maior parte da raiva deriva de como os líderes se sentem sobre sua própria posição e o que certos resultados podem significar para eles. Pergunte-se o que pode estar causando a eles stress adicional neste momento. Tenha isso em mente e você não vai levar as explosões pessoalmente.

5. Não reaja de forma impulsiva: uma reação emocional nunca produz um comportamento maduro. Dê um pouco de tempo e acalme-se antes de dizer ou fazer qualquer coisa.

6. Não faça fofocas sobre sua antipatia pelo chefe: concentre-se em melhorar a si mesmo ao invés de fofocar.

7. Trate o chefe com respeito e gentileza (mesmo que ele não mereça): agradeça-lhes por qualquer comentário positivo, gentil e encorajador e deixe-os saber que você o aprecia. Isto pode encorajar um feedback mais positivo.


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.