Tipicamente se vê uma série de padrões recorrentes de comportamento que influenciam a eficácia de um indivíduo dentro de uma organização. Esses padrões são os “arquétipos de liderança”, que refletem os vários papéis que os executivos podem desempenhar nas organizações.
1. O estrategista: a liderança como um jogo de xadrez. Estas pessoas são boas em lidar com os desenvolvimentos no ambiente da organização. Eles fornecem visão, direção estratégica e pensamento “fora da caixa” para criar novas formas organizacionais e gerar crescimento futuro.
2. O agente de mudança (catalisador): a liderança como uma atividade de reviravolta. Estes executivos adoram situações confusas. Eles são mestres na reengenharia e na criação de novos “projetos” organizacionais.
3. O “dealer”: a liderança como atividade de negociação. Estes executivos são grandes negociadores. Habilidosos em identificar e enfrentar novas oportunidades, eles prosperam nas negociações.
4. O construtor: liderança como atividade empreendedora. Estes executivos sonham em criar algo e têm o talento e a determinação para tornar seu sonho realidade.
5. O inovador: a liderança como geração de ideias criativas. Estas pessoas estão focadas no novo. Eles possuem uma grande capacidade para resolver problemas extremamente difíceis.
6. O processador: a liderança como um exercício de eficiência. Estes executivos gostam que as organizações funcionem sem problemas, como máquinas bem lubrificadas. Eles são muito eficazes na criação das estruturas e sistemas necessários para apoiar os objetivos de uma organização.
7. O “coach”: a liderança como forma de desenvolvimento de pessoas. Estes executivos sabem como obter o melhor das pessoas, criando assim culturas de alto desempenho.
8. O comunicador: a liderança como forma de gestão de palco. Estes executivos são grandes influenciadores, e têm um impacto considerável em seu entorno.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?