Vagas Caixa 2022: trabalhe conosco, enviar currículo


Os funcionários na Caixa Econômica Federal são admitidos mediante concurso público. No entanto, o último concurso foi feito em 2014, ou seja, há bastante tempo. Se você estiver interessado em concursos públicos, leia mais e entenda como funciona o processo da Caixa.

Como o edital ainda não saiu, os interessados devem começar a estudar baseando-se no último concurso. A concorrência pode ser grande, e sempre tem alguém estudando há muito mais tempo do que nós…então, nada de perder tempo.


Mesmo sem termos certeza dos cargos que serão oferecidos, já que o edital ainda não saiu, podemos fazer uma suposição. Talvez sejam ofertadas vagas para as funções de engenheiro, arquiteto, médico do trabalho, técnico bancário novo e advogado. Para Técnico Bancário Novo, no entanto, só é necessário possuir Ensino Médio.


A partir de agora, as informações serão baseadas no edital de 2014.


O concurso é dividido em duas etapas, a primeira composta por uma prova objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Já na segunda, serão feitos exames médicos, também de caráter eliminatório.


A função de técnico bancário novo exige ensino médio completo. A remuneração inicial é de 2.025 reais, e o banco oferece plano de carreira, ou seja: há uma evolução salarial ao longo do da trajetória do profissional. Além disso, o banco oferece várias vantagens. São elas:

-Participação nos resultados e nos lucros, nos termos do acordo coletivo em vigência e da legislação;

-Possibilidade de participar em plano de previdência complementar e plano de saúde;

-Auxílio alimentação;

-Possibilidade de participar em programas de elevação de escolaridade e desenvolvimento;

-Programa de qualidade de vida, preservação da saúde e prevenção de acidentes;

-Direito a FGTS e outras vantagens, já que o contrato de trabalho é regido por CLT.

A jornada de trabalho é de seis horas diárias e trinta semanais.

São alguns dos requisitos básicos à contratação:

-A aprovação no concurso público e nos exames médicos admissionais;

-Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. Se a nacionalidade for portuguesa, deve estar amparada pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses. Deve haver reconhecimento do gozo dos direitos políticos;

-Gozar dos direitos políticos;

-Estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;

-Estar em dia com as obrigações eleitorais;

-Possuir os demais requisitos citados pelo edital no segundo item;

-Ser de maior na data da contratação;

-Ter capacidade mental e física, a fim de exercer satisfatoriamente as exigências do cargo;

-Não ter sentença criminal condenatória que acabe por impedir o exercício das atividades do cargo;

-Não ter atividade de Magistério em instituição de ensino público, entre outras condições mais específicas.

Os conteúdos que caem são aqueles recorrentes em concurso público. Além de questões de Língua Portuguesa e Matemática, também caem questões de Raciocínio Lógico (algo um pouco menos presente nos concursos). É cobrada a matéria de Atualidades, considerada mais complicada por muitos, já que não tem um critério tão objetivo de cobrança quanto as outras. Legislação Específica é de extrema importância para a profissão, portanto é natural que caia. Mas os candidatos também precisam ficar atentos para “Ética”.

Aí está uma matéria que não cai com tanta frequência nos concursos, mas que com certeza é fundamental para quem vai trabalhar lidando com pessoas e suas contas bancárias. Além dessas, cairão outras duas, mas não para todos os candidatos. Aqueles que concorrerão para Tecnologia da Informação não precisam se preocupar com elas. Estamos falando das matérias “Atendimento” e “Conhecimento Bancário”.

Com certeza, se preparar para concursos públicos não é a coisa mais fácil do mundo, e pode ser, realmente, muito cansativo e estressante. Mas não desanime! É só não deixar para estudar somente quando sair o edital e dar o máximo de si, que vai dar tudo certo!


Por Carlos Costa do Prado

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.