Vagas Correios 2022: trabalhe conosco, enviar currículo


Ainda não se sabe quando sairá o edital para o concurso dos Correios em 2022, mas com certeza, ele é um dos mais cobiçados.

Há vários anos que os Correios não proveem novas vagas, desde 2011, mais especificamente. Mas, como qualquer um que tenha o mínimo de experiência com concursos deve saber, não podemos esperar o edital sair para começarmos a estudar. Normalmente, estes saem somente poucos meses antes da prova, e se esperarmos demais, acaba não dando tempo de estudar todo o conteúdo.


Por isso, devemos nos basear nos editais e concursos passados. Normalmente, não muda muita coisa, não. E caso mude, todos serão pegos de surpresa e terão o mesmo tempo para estudar os conteúdos novos. Sabendo disso, vamos ver quais serão os pré-requisitos para o concurso e as prováveis funções disponíveis. O número estimado de vagas para este ano é de 2.000, para cargos de nível médio e salário de cerca de 2.000 reais, com uma demanda muito grande. Mas, como o edital ainda não saiu, talvez saiam vagas de nível superior também.


Para inscrever-se no concurso, o candidato deverá ser aprovado no concurso e ter:


– Nacionalidade brasileira ou portuguesa. No caso da portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses.


– Diploma ou certificado do Ensino Médio na data da contratação, se for um cargo de nível médio, ou o diploma, no caso de nível superior;

– As obrigações eleitorais em dia;

– As obrigações militares em dia, se do sexo masculino;

– Cumprir com todas as exigências do Edital;

– Ter condição mental e física, a fim de exercer as atribuições exigidas ao cargo plenamente;

– Não ter sido demitido a bem do serviço público, nem por justa causa nos últimos 60 meses.

Abaixo seguem os benefícios, condicionados à previsão no Acordo Coletivo de Trabalho e aos critérios das normas internas da ECT:

– Vale-refeição;

-Vale-transporte;

-Assistência médica e odontológica ambulatorial, que se estende aos dependentes legais, em rede de credenciados e em ambulatório próprio, após o período de experiência;

-Durante o período de experiência, assistência médica e odontológica ambulatorial extensiva aos dependentes legais;

-Auxílio-Babá ou Auxílio-Creche;

-Auxílio ao filho dependente e portador de deficiências físicas.

– Possibilidade de ascender na carreira, bem como de se desenvolver profissionalmente;

– Possibilidade de aderir ao Plano de Previdência Complementar (POSTALPREV), através do POSTALIS (Instituto de Seguridade Social dos Correios).

As provas são objetivas, e contam com 120 questões, tanto as de nível superior quanto as de nível médio. Há uma prova de conhecimentos básicos, onde caem as seguintes matérias: Português, Informática, Inglês e Administração Pública. A prova de conhecimentos específicos será feita conforme o cargo.

De modo a não serem reprovados, os candidatos deverão acertar no mínimo 10 questões na prova de conhecimentos básicos, 21 questões na prova de conhecimentos específicos e, no mínimo, 36 questões na somatória das duas provas.

A jornada de trabalho é de 44 horas semanais.

O edital ainda afirma que as atribuições gerais do cargo são aquelas estabelecidas no Plano de Carreira e Salários da ECT, bem como no Plano de Cargos. Os candidatos aprovados na prova objetiva serão admitidos mediante Contrato de Experiência. Já aqueles que se declararem portadores de deficiência física deverão se submeter à avaliação médica.

Os Correios contratam muitos profissionais de nível superior, das mais diversas áreas, como advogados, analistas, bibliotecários, arquitetos, assistentes sociais, contadores, economistas, engenheiros, museólogos, pedagogos, psicólogos, enfermeiros, entre outros. Oportunidade não falta. Então, se você ficou interessado no concurso, é melhor já ir se preparando. Não deixe para estudar de última hora, já que há muita gente esperando por esse concurso. A concorrência será forte, e com o longo tempo que passou desde o último concurso, talvez a quantidade de vagas não seja suficiente! Boa sorte a todos.


Por Carlos Costa do Prado

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.