Processo Seletivo Efomm 2023: vagas para o Ciaga e Ciaba (RJ e BA)


O tão aguardado concurso público da Marinha, através da Diretoria de Portos e Costas, o DPC, já está disponível. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico do órgão para realizar a matrícula, que teve início no dia 1 de junho de 2022. O prazo final do certame é até dia 15 de junho de 2022.


Segundo o processo seletivo, o objetivo das vagas é preencher o quadro de funcionários das três unidades da instituição: EFOMM (Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar) e CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha).


O edital visa recrutar 263 profissionais, que serão alocados para uma das unidades, conforme a localidade que reside. Segundo informações, são 144 vagas para o CIAGA, no Rio de Janeiro, e 119 vagas para o CIABA, em Belém do Pará. Vale citar que o concurso possui taxa de inscrição, no valor de R$ 65.


Processo Seletivo Efomm 2023

O processo seletivo vai selecionar indivíduos para a Formação de Oficial de Náutica da Marinha Mercante (FONT) e para a Formação de Oficial de Máquinas da Marinha Mercante (FOMQ). No entanto, é preciso:


  • Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Ter grau de ensino médio completo;
  • Possuir documento oficial de identificação válido e com fotografia;
  • Não ter filhos;
  • Ser brasileiro com idade entre 17 anos e 23 anos;
  • Não haver constituído união estável ou ser casado;
  • Não ser ex-aluno do órgão emissor (Efomm);
  • Não ter sido excluído de qualquer organização militar;
  • Ter altura entre 1,54 m e 2,00 m;
  • Estar em dia com as obrigações do serviço militar e da justiça eleitoral;
  • Não estar em condição de réu em ação penal.

Inscrição e provas

Através do site da Marinha do Brasil, o candidato pode fazer a inscrição. Vale lembrar que os interessados na inserção do valor devem solicitar o documento entre os dias 1 a 3 de junho.

Os candidatos serão avaliados mediante quatro etapas. A primeira, acontecerá o exame de conhecimentos, nos dias 20 e 21 de agosto 2022. Segundo o certame, as provas serão de inglês, física, português e matemática. No dia seguinte, deve ocorrer a redação.

Na segunda etapa, entre o período de 13 de outubro a 22 de novembro de 2022, o edital informa que haverá a seleção psicofísica. Na terceira, será aplicado o teste de suficiência física, nos dias 30 de novembro a 9 de dezembro de 2022. Por último, o prazo de 9 a 27 de janeiro de 2023 acontecerá a verificação de documentos e o período de adaptação.

Cursos gratuitos

O regime dos cursos profissionais é internato, pois serão constituídos de dois períodos. No primeiro, a atividade oferece seis semestres letivos, onde consiste em um período acadêmico com saídas nos fins de semana, feriados. Além disso, o estudante também terá licença nas férias escolares.

No segundo curso, o aluno terá 12 meses ao período de estágio, podendo ser prolongado por 24 meses. O processo seletivo avisa que os cursos irão beneficiar todos os alunos com uma ajuda de custo. Ou seja, haverá remuneração mensal durante o período em que o aluno estiver matriculado.

Segundo o edital, o valor obedece à legislação e será acompanhado de benefícios como alimentação e alojamento. Por fim, a data de validade do certame se encerra no dia 30 de janeiro de 2023.

Para obter mais informações é só acessar o endereço eletrônico da Marinha do Brasil. Por lá, você encontrará os requisitos, valores, demais benefícios e entre outros detalhes sobre o processo seletivo divulgado.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.