Bolsas de Estudo do Google em Tecnologia para 500 mil jovens


Uma das maiores empresas da internet do mundo, a Google, anunciou em 2022 que fornecerá um total de 500 mil bolsas de estudo na área de tecnologia para estudantes em nosso país. O objetivo é tentar atender a grande demanda de trabalhadores capacitada para atuar em um campo de trabalho em constante expansão em todo o mundo.


Numa primeira etapa que deverá ser desenvolvida em parceria com o CIEE, Centro de Integração Empresa-Escola, a Google fornecerá cerca de 28 mil bolsas e o CIEE deverá ser o responsável pela seleção dos candidatos para o recebimento das cotas.


Ele deverá ser responsável por acompanhar e monitorar o ingresso destes jovens no mercado de trabalho. Os selecionados são aqueles que concluíram recentemente o ensino médio formal, cursos técnicos, os egressos dos Programas de Aprendizagem da Instituição e os alunos oriundos dos cursos superiores.


Segundo as informações divulgadas, haverá um critério de preferência em relação aos indivíduos da população negra, de baixa renda e ao público LGBTQIA+.


A empresa gigante da tecnologia mundial deverá aderir à política de inclusão social da população transexual que visa facilitar a inclusão deste público no mercado formal de trabalho. Os dados apresentados pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais, a Antra, cerca de 72% não conseguem concluir o Ensino Médio e em torno de 56%, o Ensino Fundamental. Como resultado de tudo isto é que apenas 0,02% deste público conseguem ingressar num curso superior.

Com relação ao público LGBTQIA+, existe uma estimativa de que cerca de 90% da população trans está situada no chamado mercado informal de fonte de renda exclusiva para a própria subsistência. Outro triste fato refere-se ao Brasil como um dos países que mais possuem casos de assassinatos de pessoas trans e de travestis.

A seleção deverá abranger também aos jovens que estão fora da escola no momento.

Processo Seletivo Google 2022

Para concorrer a um das vagas, os candidatos deverão utilizar o aplicativo do CIEE ONE. Os jovens deverão ser monitorados desde a inscrição até a seleção por meio deste instrumento. Os candidatos selecionados deverão ser acompanhados por uma monitoria específica que vai orientá-los durante todo o processo seletivo.

Quais as formações que serão ofertadas pelo Programa de Capacitação do Google?

De acordo com o que foi anunciado pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), as oportunidades deverão abranger as áreas de Suporte de TI, Gerenciamento de Projetos, Design UX e Análise de Dados.

O Google deverá utilizar metodologia própria na capacitação dos candidatos

O programa de capacitação de profissionais de TI que deverá ser aplicado aos jovens aprovados no processo foi totalmente elaborado pelos profissionais do Google. Ele deverá utilizar a plataforma Coursera e ao final do processo de capacitação, os selecionados terão cumpridos em torno de 800 horas de aulas, totalizando quatro titulações com certificação específica ao final do curso.

O objetivo é a formação e preparação para destes jovens para o mercado de trabalho e possam estar aptos a ingressar em qualquer carreira referente ao nicho de TI.

Durante todo o período preparatório, os candidatos poderão desfrutar de uma formação que considera a flexibilidade de horários. Entretanto, conforme frisou Suzana Ayarza, diretora de Marketing da Google no Brasil, os alunos serão monitorados e acompanhados de perto pela empresa para poderem desfrutar do máximo em excelência de um programa que inclui uma certificação online.

O objetivo principal é a formação de profissionais capacitados em conhecimento e prática de atuação para poderem atingir um permanente desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas carreiras na área. Deste modo, eles poderão atuar também como agentes transformadores de suas próprias realidades socioeconômicas.


Por Daniel Feitosa

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.