Trabalho Temporário: Vantagens e Desvantagens na Carreira

Os novos modelos de trabalho que vem surgindo, em especial pelo impacto causado pela pandemia que modificou o cenário do mercado trazendo modelos como o trabalho remoto e home office, por exemplo, tem ocupado um grande espaço atualmente no mercado de trabalho. E é importante entender os motivos pela qual estes trabalhos tem se destacado. Isso, pois existem várias vantagens e desvantagens em adotar alguns modelos específicos de trabalho.

Uma prática que tem se destacado bastante no mercado atual é o trabalho temporário. Para muitas pessoas pode parecer algo complicado de se iniciar, por vários motivos que daremos destaque logo a seguir. Mas também existe outro lado que vale ser mencionado, que são as vantagens que este tipo de trabalho pode trazer de modo geral, e o que se pode esperar deste modelo de atuação no mercado.

O trabalho temporário pode ter vantagens e desvantagens na carreira de uma pessoa, dependendo das circunstâncias e das prioridades individuais. Há de se considerar estes aspectos para entende se é isso mesmo que você deseja e espera para a sua carreira e vida profissional. Portanto, para facilitar este processo de entendimento a respeito de quais rumos poderão ser interessantes para o seu futuro profissional, daremos destaque a seguir a alguns aspectos a respeito do trabalho temporário para facilitar o seu entendimento a respeito do mesmo, e quais medidas tomar a partir de agora.

Algumas das vantagens e desvantagens mais comuns do trabalho temporário são:

Vantagens:

  • Experiência: O trabalho temporário pode oferecer a oportunidade de ganhar experiência em uma área específica, o que pode ser útil para construir uma carreira futura. Sendo assim, pode ser vantajoso adotar este tipo de trabalho para garantir um conhecimento maior e amplo a respeito de vários nichos, por exemplo.
  • Flexibilidade: Os trabalhos temporários podem oferecer mais flexibilidade em relação aos horários e locais de trabalho, permitindo que as pessoas equilibrem melhor a vida pessoal e profissional. Também podem facilitar para que os que desejam realizar atividades freelancers possam ter este espaço em suas rotinas para outros tipos de trabalhos.
  • Contatos: O trabalho temporário pode permitir que as pessoas façam contatos valiosos em sua área de interesse, o que pode ser benéfico para o desenvolvimento de uma carreira. Assim, há a possibilidade de que o profissional possa com isso criar uma rede de outros profissionais do ramo que deseja seguir, podendo contar com pessoas da área para o seu crescimento.
  • Dinheiro extra: O trabalho temporário pode fornecer uma fonte adicional de renda, o que pode ser útil para atender às despesas de curto prazo ou para economizar para objetivos de longo prazo. É uma vantagem para as pessoas que possuem um objetivo central, e que desejam realizar este trabalho até que consigam juntar o valor desejado para atingir esta meta em suas vidas.

Desvantagens:

  • Instabilidade: O trabalho temporário pode ser mais instável do que os empregos permanentes, pois geralmente não há garantia de trabalho contínuo ou de que o contrato será renovado. Sendo assim, se o profissional espera uma estabilidade deste tipo de prática, é melhor repensar o que deseja seguir, pois de fato o trabalho temporário não será uma vantagem para este.
  • Benefícios limitados: O trabalho temporário geralmente não oferece os mesmos benefícios que os empregos permanentes, como seguro saúde e férias remuneradas. Muitos trabalhos t temporários não garantem este tipo de recurso de forma alguma, visto que o profissional não será mantido, é um custo que a empresa acaba “se livrando”.
  • Falta de segurança no emprego: Como os trabalhos temporários podem acabar a qualquer momento, isso pode criar incerteza e ansiedade para as pessoas que buscam estabilidade na carreira. Portanto, este não é de forma alguma um trabalho indicado para pessoas que buscam criar vínculos fortes, pois a qualquer momento o contrato estabelecido pode ser rompido, pois trata-se de algo mais brando.
  • Dificuldade em construir uma carreira a longo prazo: Se o objetivo é construir uma carreira a longo prazo, o trabalho temporário pode não fornecer as mesmas oportunidades de crescimento profissional e progressão na carreira que os empregos permanentes oferecem. Não há de fato uma perspectiva de que o profissional possa avançar em sua carreira adotando este tipo de trabalho. Visto que este terá uma troca constante de empresa, por exemplo. Isso dificultará muito para conseguir construir uma carreira estável e segura no ramo desejado.

Considerando todos os pontos destacados, é importante que cada pessoa avalie as vantagens e desvantagens do trabalho temporário em relação às suas próprias circunstâncias e objetivos de carreira. Em alguns casos, pode ser uma boa escolha para uma pessoa, enquanto em outros casos, pode não ser a melhor opção.

Estes pontos levantados podem te ajudar a entender um pouco mais do que deseja realizar em sua carreira profissional, e se este é de fato um caminho que deseja seguir neste momento em sua vida profissional.

Posts Recentes

Programa de Trainee BDO 2024: como se inscrever e garantir sua vaga

Não perca a chance de começar sua carreira na BDO! Inscrições abertas para 450 vagas no Programa de Trainee. Conseguir… Leia Mais

Descubra a Habilidade Secreta que Pode Mudar sua Carreira

Adaptabilidade é a habilidade que une as pessoas mais bem-sucedidas do mundo, segundo Harvard. Quando pensamos nas pessoas mais bem-sucedidas… Leia Mais

Yduqs Trainee 2025: Sua Chance de Crescer na Carreira

O Programa de Trainee Yduqs 2025 é exclusivo para pessoas pretas e pardas. Concluintes ou recém-formados podem se inscrever até… Leia Mais

Trainee na BAT Brasil: Salário de R$ 10 mil e Desenvolvimento Global

A BAT Brasil oferece 18 vagas em seu programa de trainee com foco em desenvolvimento de liderança. Você já imaginou… Leia Mais

Workshop gratuito: estratégias para turbinar seu LinkedIn e conseguir emprego

Aprenda com especialistas no workshop gratuito de LinkedIn e descubra como otimizar seu perfil para se destacar e conseguir emprego.… Leia Mais

Estágio na SAGRIMA: inscrições abertas para estudantes da UEMA

A SAGRIMA, em parceria com a UEMA e FAPEMA, abre inscrições para estágio não obrigatório com 18 vagas para estudantes… Leia Mais

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies