Um bom líder precisa saber comunicar, interagir e manter a motivação, mesmo em tempos de crise.

Um líder deve estar preparado para enfrentar todos os cenários e fatores que podem influenciar o desempenho de sua equipe. Visto como exemplo, ele precisa saber comunicar, interagir e manter a motivação, mesmo se a empresa estiver atravessando um período de crise. Mas como manter uma equipe motivada? Confira abaixo algumas considerações a esse respeito.

– A equipe conhece o objetivo?

A equipe precisa estar alinhada com o objetivo, ou seja, entendê-lo bem. É preciso que todos os membros conheçam os cenários e se sintam valorizados dentro do contexto. Neste sentido, o líder deve saber transmitir o conhecimento e mostrar o porquê é fundamental o trabalho de cada um para o sucesso da Organização. Portanto, o objetivo deve ser conhecido de forma profunda por cada integrante da equipe.

– Cuidado com o planejamento:

O planejamento deve ser feito de forma cautelosa, principalmente, se for a longo prazo. É preciso que ele seja revisto com a estratégia da Organização  e que os membros possam ter papeis ativos dentro deste cenário. Desta forma, cada membro da equipe deve se sentir importante para o planejamento da empresa.

– Elabore métricas de acompanhamento:

Cada integrante da equipe deve ser acompanhado por meio de uma métrica. Desta forma, eles devem saber em que melhorar, reforçar e conhecer os pontos importantes. Assim, o líder deve procurar dar um feedback para os membros.

– O líder deve estar disponível:

O líder da equipe deve estar disponível, saber conversar e ouvir, assim como, conduzir e direcionar o caminho. Desta forma, ele deve procurar fornecer o que a equipe precisa, tanto nos momentos bons, quanto nos difíceis. Em tempos de crise, por exemplo, é fundamental que o líder esteja junto à equipe e trabalhe lado a lado com os integrantes.

– Celebre o sucesso:

Cada conquista deve ser comemorada, por menor que ela seja. Assim, quando a equipe conseguir uma pequena ou grande vitória, ela deve ser celebrada. Assim, os integrantes poderão notar que os esforços são recompensados e, assim, manter a motivação.  

Por Babi


Para obter um bom desempenho na tarefa a ser realizada, todos da equipe devem cooperar e estar motivados. Para isso, o líder deve saber como lidar com cada situação.

A complexidade das funções exercidas no mercado de trabalho atualmente tem tornado a necessidade de trabalhar em equipe ainda mais valiosa nos profissionais. Todas as empresas bem-sucedidas acoplam equipes vencedoras e produtivas em diversos de seus departamentos.

Mesmo com o mundo tendo gerado uma interdependência cada vez maior de conhecimentos, processos e habilidades, a necessidade de se trabalhar em equipe é cada vez maior.   

A tecnologia tem facilitado a forma de se comunicar com os diversos profissionais que você precisa lidar no decorrer do seu trabalho.

Uma equipe que pretende ser bem-sucedida deve adotar algumas características importantes.

Ter um ótimo desempenho requer um grande nível de cooperação entre seus membros, onde todos visam à efetiva realização das tarefas para atingir um determinado objetivo.   

Outro ponto importante é o alto nível que cada profissional deve ter de aceitação e de responsabilidade para com sua equipe de trabalho. Isso permitirá que mesmo que algo dê errado no decorrer do caminho, os profissionais contornarão e resolverão as situações.   

Comunicar-se de maneira claratambém é um dos pontos primordiais para equipes de sucesso. Principalmente, o líder deve se comunicar de maneira transparente para que todos saibam qual o caminho a ser percorrido para atingir o objetivo final. Bons líderes cominam muito bem a maneira com que se comunicam com sua equipe, seja em qualquer momento.    

O papel de cada membro da equipe deve ser estipulado pelo líder assim que um trabalho ou projeto ser iniciado. Muitas vezes não é possível deixar que os integrantes escolham quais as funções que desejam exercer. Por isso, é importante conhecer profundamente as características profissionais da equipe a qual irá liderar. Assim será possível que você colha o melhor desempenho de cada um dos profissionais de sua equipe de trabalho.   

É importante ressaltar que o processo de liderança é contínuo. Seja qual for o momento, turbulento ou não, o líder deve se encarregar de resolver problemas e promover o bem-estar no ambiente de trabalho. Além disso, os liderados devem notar o esforço e dedicação do líder para que o objetivo final seja alcançado. Desta forma, cada um dos integrantes da equipe irá se sentir motivado a render cada vez mais.   

O líder deve acompanhar de perto as tarefas desempenhadas de acordo com o objetivo proposto, identificar possíveis problemas, mesmo que ainda não existam, verificar o desempenho de cada profissional, orientar na busca de soluções e fortalecer o espírito de cooperação e confiança. Para conseguir isso é preciso que a liderança tenha envolvimento constante, deixando de lado a aparência de chefe e vestindo-se de líder.

Por William Nascimento





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