Um bom líder é reconhecido em qualquer lugar, principalmente, nas Organizações. Eles são fundamentais para o sucesso em uma equipe de trabalho e contribuem de forma positiva para o crescimento da Organização. Mas, como o líder consegue ter credibilidade, em um mercado tão competitivo? Como ele consegue influenciar as pessoas da sua equipe? O que é credibilidade? A palavra significa confiança, ou seja, o líder é visto como exemplo para os liderados.

A credibilidade de um líder é mostrada pelas suas atitudes. Ou seja, as ações devem ser coerentes com as suas palavras. Desta forma, o profissional é visto como um exemplo para a Organização e passa credibilidade para a sua equipe. Assim, o líder precisa ter convicção de quem ele é, do que deseja para si, conhecer seus valores e cultura, para que as outras pessoas ao seu redor possam acreditar nas suas palavras e segui-las de forma voluntária.

Por exemplo, se as pessoas de uma equipe percebem que o líder, realmente, tem credibilidade, elas tendem a ter orgulho, porque sabem que ele vai tomar as decisões corretas. Outros fatores podem indicar que o líder tem credibilidade como, por exemplo, ter um comportamento pessoal do que espera as outras pessoas, dedicar tempo e energia para cuidar da equipe que trabalha, cumprir as promessas e os compromissos que foram assumidos e pedir feedback sobre as atuações no trabalho.

Desta forma, a credibilidade é perceptível pelas atitudes do líder com os liderados. Um bom profissional deve saber guiar a sua equipe de trabalho, mantê-la motivada para encarar os desafios do dia a dia, reconhecer os erros e procurar melhorá-los, saber conversar e escutar com outros profissionais e tentar dar o seu melhor para colher os bons frutos no trabalho. O líder deve saber que o sucesso da equipe de trabalho não parte apenas dele, mas do grupo como um todo. Portanto, a credibilidade é um atributo que está ligado às ações do líder.


Um bom líder deve saber trabalhar em equipe e trazer bons resultados para a empresa.

Um  líder não se destaca por saber mandar como muitos pensam e sim como trabalhar com uma equipe e trazer  bons  resultados.

Muitas pessoas acham que  o líder é  aquela pessoa que manda e  fica lá sentado  esperando o resultado de  sua  ordem, o nome disso não é líder e sim “carrasco”.

O líder é aquela pessoa que se destaca mostrando como chegar  ao resultado esperado, ajudando e  se esforçando juntamente com a equipe que está liderando.

A quem diga que um líder já nasce com esse dom, pois existem pessoas que têm uma  incrível capacidade de liderança desde pequenas.

Temos exemplos de  muitos líderes nos  dias  de hoje, pessoas que  trabalham e  trabalharam em  grandes empresas  que  hoje servem de exemplo a serem seguidos, onde dão palestras mostrando como devem ser os líderes no mercado de hoje.

Vejamos algumas atitudes que  fazem de uma pessoa um  bom  líder nos dias de  hoje:

Um bom líder transmite  confiança para sua  equipe. Faz com  que seus colaboradores  confiem em suas palavras, motivando-os.

Um bom líder faz acontecer. Motiva  a equipe de  tal  forma que os seus objetivos são alcançado com o  apoio de  todos.

Um bom líder se comunica e  expõe suas expectativas, ou seja, alerta a equipe sobre o desempenho, assim as tarefas são realizadas corretamente.

Um bom líder desafia a equipe a pensar. Fazendo com que a equipe possa  apresentar suas ideias para que o objetivo seja alcançado com a participação de  todos.

Um bom líder deve ser o exemplo. Pelo fato de ser o mais visado, ele deve sim mostrar eficiência em tudo o que  faz.

Um bom líder deve recompensar bom desempenho. Recompensar a  equipe por bom desempenho é o dever do líder, pois todas as pessoas gostam de  ser elogiadas quando desempenham bem suas  funções.

Essas são algumas características de um  bom líder, caso se encaixe nelas tenha  certeza que quando  tiver que liderar uma equipe não irá falhar.

Por André Escobar





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