Um líder eficaz tem caráter, opinião e são fieis aos seus princípios e valores na empresa.

Você conhece algum líder de sucesso? Inspira-se em algum profissional na sua carreira? Já pensou em desenvolver a sua liderança?

A liderança pode ser definida como um processo interativo em que uma pessoa exerce uma influência forte sobre outras de forma voluntária. Desta forma, o líder conta com vários seguidores, sendo exemplo para vários profissionais que o admiram.

Como ter uma liderança eficaz?

Os líderes eficazes têm caráter, opinião e são fieis aos seus princípios e valores na Organização. Além disso, algumas competências  também são essenciais como, por exemplo, honestidade, integridade, inteligência emocional, bom humor, boa capacidade de comunicação, saber assumir responsabilidade e comprometimento com os seus atos, autoconfiança, humildade, entre outros.

A liderança eficaz precisa de uma direção, um foco e também em objetivo. Desta forma, o líder precisa ter uma visão inspiradora e inovar, além de motivar a sua equipe para seguir o caminho, que precisa ser compartilhado. Desta forma, o líder deve ter influência determinante nas ações, para convencer as outras pessoas.

Para conseguir trilhar uma direção e um caminho de sucesso, a liderança eficaz deve ter conhecimento de mercado, estar focada no futuro, ou seja, saber o que quer, demonstrar espírito empreendedor, enfrentar os possíveis riscos da decisão, saber comunicar e transmitir os conhecimentos para os seus seguidores, perseguir os objetivos de forma determinada, ter uma boa estratégia e um plano de ação, estar focado em alcançar os resultados almejados, entre outros.

O líder eficaz inspira e auxilia outras pessoas a desenvolver o talento de liderança na Organização. Desta forma, eles não ficam presos a determinados sistemas de comando ou se limitam, eles tentam construir relações de confiança com os seus colaboradores, são exemplos e buscam sempre o comprometimento com o sucesso. Ou seja, o líder eficaz não espera as coisas acontecerem, ele  se mobiliza por meio de ações e atitudes, para que os resultados sejam atingidos e conquistados e, assim, consegue a admiração de todos ao seu redor. 

Por Babi


Um bom líder deve saber trabalhar em equipe e trazer bons resultados para a empresa.

Um  líder não se destaca por saber mandar como muitos pensam e sim como trabalhar com uma equipe e trazer  bons  resultados.

Muitas pessoas acham que  o líder é  aquela pessoa que manda e  fica lá sentado  esperando o resultado de  sua  ordem, o nome disso não é líder e sim “carrasco”.

O líder é aquela pessoa que se destaca mostrando como chegar  ao resultado esperado, ajudando e  se esforçando juntamente com a equipe que está liderando.

A quem diga que um líder já nasce com esse dom, pois existem pessoas que têm uma  incrível capacidade de liderança desde pequenas.

Temos exemplos de  muitos líderes nos  dias  de hoje, pessoas que  trabalham e  trabalharam em  grandes empresas  que  hoje servem de exemplo a serem seguidos, onde dão palestras mostrando como devem ser os líderes no mercado de hoje.

Vejamos algumas atitudes que  fazem de uma pessoa um  bom  líder nos dias de  hoje:

Um bom líder transmite  confiança para sua  equipe. Faz com  que seus colaboradores  confiem em suas palavras, motivando-os.

Um bom líder faz acontecer. Motiva  a equipe de  tal  forma que os seus objetivos são alcançado com o  apoio de  todos.

Um bom líder se comunica e  expõe suas expectativas, ou seja, alerta a equipe sobre o desempenho, assim as tarefas são realizadas corretamente.

Um bom líder desafia a equipe a pensar. Fazendo com que a equipe possa  apresentar suas ideias para que o objetivo seja alcançado com a participação de  todos.

Um bom líder deve ser o exemplo. Pelo fato de ser o mais visado, ele deve sim mostrar eficiência em tudo o que  faz.

Um bom líder deve recompensar bom desempenho. Recompensar a  equipe por bom desempenho é o dever do líder, pois todas as pessoas gostam de  ser elogiadas quando desempenham bem suas  funções.

Essas são algumas características de um  bom líder, caso se encaixe nelas tenha  certeza que quando  tiver que liderar uma equipe não irá falhar.

Por André Escobar





CONTINUE NAVEGANDO: