Para ser um bom líder é preciso saber elogiar seus funcionários. Um dos fatores mais relevantes para os funcionários ficarem motivados no trabalho é o reconhecimento de seus superiores, estando acima, até mesmo, de recompensas financeiras.

Muitas características são essenciais na rotina de um líder, dentre elas a capacidade de relacionamento, a própria liderança e a firmeza ao lidar com os funcionários subordinados, a boa capacidade de comunicação, mas nenhuma delas tem tanto impacto sobre a vida dos seus funcionários quanto um simples elogio. Um elogio dado na hora certa pode ser um grande fator para que você seja considerado um bom líder.

Um dos maiores motivos de motivação dos funcionários ainda é o reconhecimento de seus superiores, que para alguns funcionários pode estar acima, até mesmo, das recompensas financeiras. Portanto, sempre que possível elogie e motive seus liderados, para que eles estejam motivados e façam um bom trabalho.

Um líder que elogia, estreita a relação com seus funcionários, transparecendo uma imagem de segurança para eles, evitando os desconfortos que possam vir com esse cargo. Um funcionário bem incentivado se sentirá próximo e confiante para tirar suas dúvidas com você, ou pedir ajuda sempre que necessário.

Ao contrário do que algumas pessoas projetam, um bom líder tem muito mais funções do que realmente conhecemos: é ele quem ajuda o funcionário, dando apoio em suas falhas, para depois cobrar resultados. E se depois desses incentivos os resultados obtidos na sua equipe forem satisfatórios, não hesite em elogiar o seu subordinado. Essas atitudes farão do ambiente de trabalho um local leve e agradável e propício a novos desafios.

Seu funcionário só irá reconhecer e respeitar seu poder de chefia, se você respeitar e reconhecer seus pontos fortes e qualidades. Ser um líder é uma responsabilidade muito grande. É você que deve conduzir uma equipe até o sucesso. Em suas mãos está todo o potencial dos seus funcionários. Você é o técnico desse time: se forem bem guiados, sua empresa colherá os frutos, e vocês irão facilmente encontrar o sucesso, caso contrário, tanto sua imagem como líder, como os resultados de sua equipe serão afetados.

Por Patrícia Generoso


Manter a motivação contribui para manter a produtividade no trabalho.

Você já se sentiu estagnado no trabalho? Não tem ânimo ou disposição para fazer as tarefas? Você sabia que a sua frustração pode ser por falta de motivação? Existem dicas simples que podem contribuir para manter a sua produtividade no trabalho, além de manter a motivação. Que tal conferi-las e colocá-las no seu dia a dia, para que seja produtivo?

Você sabe o que está fazendo?

A tarefa fica mais motivadora quando você sabe realmente o que está fazendo e buscando. Qual a sensação que você tem por estar buscando um objetivo? Você precisa se identificar com o trabalho, saber o que quer para alcançar e assim procurar dar o seu melhor.

Você está se sentindo perdido com as suas atividades? Então, elabore uma lista com as coisas que fez e a mantenha em um lugar visível. Leia-a e mude as suas atitudes, onde achar necessário. Pelo menos, tente! É preciso dar o primeiro passo para a sua mudança. Vamos começar?

– O significado do seu trabalho:

Qual o significado que o seu trabalho tem para você? Quando executamos uma atividade que faz a diferença na vida das pessoas, ela nos motiva a ser o melhor que podemos ser. Caso não consiga enxergar isso, faça um relatório ou mapeamento, e tente ir fundo. Você vai se surpreender como o seu trabalho pode estar ajudando muitas pessoas.

– Faça outras tarefas:

Você trabalha de forma repetitiva? Isso não é estimulante e pode levar ao tédio. Para mudar, que tal procurar novas atividades? Ao se envolver com outros tipos de habilidades, você fica mais motivado e melhor.

Por exemplo, se na segunda-feira você faz um relatório e na terça uma apresentação, que tal mudar os dias? Saia da rotina e mude!

– Qual feedback você tem do seu trabalho?

Peça feedback das suas atividades para os seus superiores e equipe, porque isso pode te ajudar a melhorar em muitos aspectos. Converse com os seus colegas para conhecer melhor seus pontos fortes e fracos.  

Por Babi





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