Algumas informações são extremamente desnecessárias de se mencionar no currículo. Elas podem fazer com que seu currículo seja rejeitado em uma triagem para processo seletivo.

O currículo é a principal carta de apresentação do candidato, considerado a sua propaganda pessoal. Um bom currículo pode fazer com que você seja o selecionado entre muitos outros candidatos.

Mas existem alguns fatores que devem ser evitados na hora de elaborar seu currículo,  algumas informações extras que só farão com que o seu currículo fique com a aparência visualmente carregada e, consequentemente, que seu currículo seja rejeitado, mesmo contendo informações importantes sobre você.

– Documentos: Números de CPF, identidade e outros são dispensáveis. Deixe para fornecer essas informações quando for contratado pela empresa.

– Foto: Somente se a empresa exigir currículo  com foto forneça essa informação. Caso seja necessário, prefira fotos mais sérias, nada de fotos de redes sociais ou muito descontraídas. Isso pode trazer uma imagem diferente da que você quer passar à empresa.

– Redes sociais: Somente se o empregador pedir, forneça essa informação. Atualmente algumas empresas já pedem esse tipo de informação, como uma forma de verificar o perfil do candidato. Mas caso a empresa a que está se candidatando não peça essa informação, não a coloque no currículo. É extremamente desnecessário.

– Cursos fora da área pretendida: Fez um curso de mandarim? Excelente! Mas não é necessário citar todos os pequenos cursos que já fez na vida. Concentre-se nos que vão fornecer algum tipo de benefício para a empresa.

– Excesso de informações pessoais: Não é por que o currículo é uma forma de marketing pessoal que exageros são permitidos. Um currículo que só dá atenção para qualidades pessoais pode deixar passar detalhes técnicos muito importantes, que podem ser diferenciais na hora da entrevista. Cite suas qualidades pessoais, mas sem exagero.

– E acima de tudo: Jamais minta! A mentira é um dos piores defeitos em um currículo, e uma simples dinâmica de grupo pode desmascará-la. Ninguém quer ser eliminado de um processo seletivo por faltar com a verdade, não é mesmo?

Esses cuidados, aliados com informações claras, são a receita para um bom currículo profissional.

Por Patrícia Generoso


Algumas dicas podem aumentar as suas chances de sucesso em uma seleção para a vaga de Trainee.

As vagas de trainee são amplamente disputadas devido aos bons salários, os programas das empresas que valorizam os profissionais, além da possibilidade de efetivação. Além disso, é uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho. Você está participando de algum programa de trainee? Veja dicas para aumentar a sua chance de sucesso!

– Por que você quer trabalhar na empresa?

Você se inscreveu no programa porque realmente tem interesse ou somente porque viu um anúncio e está procurando uma oportunidade de emprego? Você conhece a empresa que deseja trabalhar? Sabe como é a sua atuação no mercado? A cultura e os valores da Companhia condizem com os seus?

Portanto, é preciso conhecer a empresa, seus valores e culturas. Esses atributos são diferenciais para quem deseja ser aprovado no programa de trainee, porque te colocam a par do que a Organização foi, é e o que deseja ser no futuro.

– Saiba o que acontece no mercado

Conheça as áreas que a empresa atua, busque informações, saiba sobre os produtos, números, concorrentes, ou seja, separe um tempo para estudar a Companhia. Desta forma, você vai estar mostrando interesse durante o programa de trainee.

– Conheça outros idiomas

Ter um bom inglês hoje é fundamental, para quem almeja ser aprovado em um programa de trainee. Além deste idioma, tente ficar fluente em outros como, por exemplo, o espanhol e o francês.

– Você sabe falar de si mesmo?

Seja um profissional que saiba contar os caminhos que percorreu, as viagens que realizou, os trabalhos na faculdade, os congressos que participou, entre outros. Saiba contar a sua história de vida profissional ressaltando o que sabe, as suas qualidades, capacidade de lidar com erros e resultados que conseguiu.

– Independente de tudo: tente!

Caso não seja aprovado neste programa de trainee, tente outro, até conseguir o que realmente deseja para você. O profissional deve ousar, lutar e se for preciso, recomeçar. Portanto, não desista e persista. Saiba lidar com os seus erros.

Boa sorte e muito sucesso!

Por Babi





CONTINUE NAVEGANDO: