O período da manhã pode ser muito improdutivo no trabalho, mas é preciso saber como torná-lo melhor e eficiente na conquista de seus objetivos.

Qual o período do dia você acha mais estressante? Para muitas pessoas, a parte da manhã costuma ser muito improdutiva. Além da preguiça, o mau humor costuma ser muito comum. Mas, como deixar a sua manhã produtiva, principalmente para o trabalho? Confira algumas dicas!

– Vai tomar banho? Aproveite para focar nos seus objetivos!

Enquanto toma banho, visualize os seus objetivos de forma cumprida. Pense nas coisas que quer realizar ao longo do dia no seu trabalho e nas atitudes que deve ter para tornar os seus objetivos realizados. Pense nos resultados que quer alcançar e seja grato por tudo que tem na vida. Você sabia que pensar no futuro, é um motivador diário? Então, simplesmente, comece!

– Saboreie um excelente café da manhã!

Você tem o hábito de tomar um café da manhã saudável e com calma? Evite tomar àquele café da manhã rápido e sem graça. Essa é a primeira refeição do dia e merece ser saboreada de forma especial, não acha? Inclua na sua dieta alimentos leves e saudáveis como, por exemplo, cerais e frutas. Você vai chegar ao trabalho com mais disposição e vontade de concretizar as suas tarefas.

– Quais são as suas prioridades?

Ao chegar ao trabalho, veja quais são as suas prioridades, e foque nelas. Ajuste as suas metas, pense nas atividades, que precisam ser feitas e comece. Dê o primeiro passo e planeje as tarefas, que precisam ser executadas.

– Cumprimente as pessoas!

Cumprimente as pessoas diariamente no seu trabalho. Um bom dia faz a diferença, sabia? Mas cumprimente com vontade e pergunte como estão. Ao terminar o expediente, não se esqueça de despedir dos seus colegas de trabalho.

– Escute música.

Durante o caminho para o trabalho, aproveite para escutar as músicas que gosta e que te dão prazer. Selecione uma seleção e aproveite para escutar e se divertir. Você pode colocar a sua lista de música no celular, pen drive ou outro dispositivo que desejar. 

Por Babi


Em alguns momentos a criatividade pode diminuir e isso pode afetar sua produtividade no trabalho. Para que isso não aconteça, é preciso estar atento a alguns fatores importantes.

Um funcionário criativo é a principal necessidade de muitas empresas. Mas, às vezes, nossa criatividade pode passar por momentos de queda, e a produtividade no trabalho pode ser afetada por esses momentos de baixa. Para evitar esses momentos de queda da criatividade esteja atento a alguns fatores:

Quebre regras: o principal motivador da criatividade é não ter regras. Tem um limite estipulado? Não pode ultrapassar alguma barreira? Experimente pensar além desses limites, para que novas ideias surjam com o tempo. Depois você só terá o trabalho de adaptar suas ideias aos moldes de sua empresa.

Sem medo de errar: não tenha medo do erro. O processo criativo é guiado por sessões de tentativa e erro. Talvez o que você considera um erro ou falha, seja a inovação que tanto deseja.

Sem horário: você acha que o processo criativo tem que acontecer somente no horário de trabalho? Esteja atento para momentos de criatividade também fora do ambiente de trabalho. Isso não é considerado “levar trabalho para casa”, é somente uma forma de libertar sua mente de horários estipulados. Experimente anotar as ideias que tiver quando não estiver no escritório, e as desenvolva no outro dia de trabalho. Será melhor do que “quebrar a cabeça” durante o horário comercial e não ter nenhum resultado. Tenha sempre em mãos um caderno para suas anotações.

Misture: basear-se em ideias que já existem, mesclando-as com novidade que pretende apresentar pode ser a chave para uma boa produtividade. Esteja atento, porém, para não exagerar e acabar copiando trechos ou outro projeto completamente.

Busque outras fontes: TV, Jornal, internet, conversas com amigos, propagandas de outras empresas, essas e muitas outras fontes estão por ai, disponíveis e de graça! O Google conta com um inumerável banco de imagens, além de existirem sites de vídeos e outros recursos visuais. Basta aproveitá-las da melhor forma possível e começar a exercitar a sua criatividade.

Por Patrícia Generoso


Ter um horário flexível no trabalho traz grandes benefícios à empresa e ao profissional. Por isso, é preciso saber a melhor maneira de como usar este horário para se tornar mais produtivo.

É muito comum nos dias de hoje que algumas empresas ofereçam horários flexíveis para os seus funcionários, e isso vem mostrando muitos benefícios como, por exemplo, ter pessoas que apresentam mais ideias, mais disposição e motivação para a realização das atividades.

Mas para conseguir esse resultado, é essencial saber como usar esse horário flexível de modo produtivo, e aqui vamos mostrar como fazer com que essa meta seja realizada.

A primeira coisa que deve ser analisada é o tipo de desenvolvimento profissional que o colaborador está apresentando na empresa. Será que você realmente tem o perfil para usar o benefício do horário flexível?

Depois que fez essa reflexão, é preciso se preparar para esse modo diferenciado de trabalho, pois esse tipo de mudança afeta a carreira, a vida familiar, pessoal, entre outros aspectos.

Para acertar nessa flexibilização de modo produtivo verifique de antemão como esse tipo de carga horária vai afetar a empresa, principalmente quais são os benefícios para você, para o seu dia a dia, e como vai ficar o ambiente com os demais colegas.

É preciso usar esse tempo livre para relaxar, se divertir com os amigos e familiares, pois dessa forma, o funcionário vai chegar com um novo tipo de expectativa em relação ao seu trabalho.

E exatamente por esse motivo o número de empresas que estão usando esse método de jornada de trabalho aumenta. Alguns exemplos clássicos são as multinacionais Google e Microsoft.

O colaborador também precisa ter disciplina, principalmente se ele trabalhar com metas. Não ter um bom gerenciamento do tempo livre, e do tempo que precisa trabalhar pode dificultar o seu rendimento.

É ideal que as empresas ofereçam aos seus funcionários palestras que orientam o que deve ser feito durante esse tempo disponível, proibindo totalmente que eles trabalhem no horário livre, pois a sobrecarga de tarefas deixa o profissional ansioso e pouco produtivo.

No horário livre, o ideal é se desligar totalmente das tarefas, não fazer trocas de e-mails, nem telefonemas que vão tratar sobre suas atividades profissionais. 

Por Yasmin Fernandes Robles


Algumas atitudes podem fazer com que seu dia se torne mais produtivo no trabalho.

Como está a produtividade no seu trabalho? Você consegue gerenciar bem o seu tempo e cumprir com eficiência as suas tarefas? Será que você está desperdiçando energia à toa? Está deixando a preguiça tomar a maior parte do seu dia no trabalho? Que tal reverter essa situação e tornar o seu trabalho mais produtivo?

– Organização: palavra chave do sucesso!

A organização faz com que o seu trabalho fique mais produtivo e eficiente. Primeiramente, você vai precisar de uma agenda para organizar todos os seus compromissos com reuniões, entrega de projetos, resultados, entre outros. Além disso, estipule horário para a realização das tarefas, assim, você não desperdiçar o seu tempo ou ficar fazendo duas atividades juntas e se atrapalhar. Lembre-se de que a agenda deve integrar a sua rotina, ou seja, fazer parte da sua vida.

– Que tal largar um pouco as redes sociais?

Enquanto estiver trabalhado, desligue-se das redes sociais, porque elas costumam sequestrar boa parte do seu tempo. A influência dessas mídias pode atrapalhar a produtividade no trabalho, portanto, tenha cautela e estabeleça horários no seu dia para ficar por dentro das novidades das redes sociais. Você pode acessar no horário do almoço, intervalos, entre outros.

– Reuniões exageradas: elas podem ser prejudiciais.

Você é viciado em organizar reuniões? Procure encontrar a sua equipe de trabalho quando for realmente necessário. Além disso, reunião longa e sem objetivo tende a ser desastrosa, além de cansativa, e há profissionais que marcam encontro, sem ter necessidade. Um dos melhores dias para marcar uma reunião é na sexta feira, porque os profissionais já sabem o que devem fazer na próxima semana. Ela deve ser evitada na segunda, porque as pessoas já têm conhecimento das suas tarefas na semana.

– Invista em indicadores de produtividade.

Você sabe quanto tempo gasta elaborando um relatório ou fazendo uma reunião? Coloque indicadores de produtividade para organizar a sua rotina profissional. Por exemplo, tenha estatísticas das suas tarefas e depois tente otimizar o tempo em cada uma delas.  

Por Babi


Manter a motivação contribui para manter a produtividade no trabalho.

Você já se sentiu estagnado no trabalho? Não tem ânimo ou disposição para fazer as tarefas? Você sabia que a sua frustração pode ser por falta de motivação? Existem dicas simples que podem contribuir para manter a sua produtividade no trabalho, além de manter a motivação. Que tal conferi-las e colocá-las no seu dia a dia, para que seja produtivo?

Você sabe o que está fazendo?

A tarefa fica mais motivadora quando você sabe realmente o que está fazendo e buscando. Qual a sensação que você tem por estar buscando um objetivo? Você precisa se identificar com o trabalho, saber o que quer para alcançar e assim procurar dar o seu melhor.

Você está se sentindo perdido com as suas atividades? Então, elabore uma lista com as coisas que fez e a mantenha em um lugar visível. Leia-a e mude as suas atitudes, onde achar necessário. Pelo menos, tente! É preciso dar o primeiro passo para a sua mudança. Vamos começar?

– O significado do seu trabalho:

Qual o significado que o seu trabalho tem para você? Quando executamos uma atividade que faz a diferença na vida das pessoas, ela nos motiva a ser o melhor que podemos ser. Caso não consiga enxergar isso, faça um relatório ou mapeamento, e tente ir fundo. Você vai se surpreender como o seu trabalho pode estar ajudando muitas pessoas.

– Faça outras tarefas:

Você trabalha de forma repetitiva? Isso não é estimulante e pode levar ao tédio. Para mudar, que tal procurar novas atividades? Ao se envolver com outros tipos de habilidades, você fica mais motivado e melhor.

Por exemplo, se na segunda-feira você faz um relatório e na terça uma apresentação, que tal mudar os dias? Saia da rotina e mude!

– Qual feedback você tem do seu trabalho?

Peça feedback das suas atividades para os seus superiores e equipe, porque isso pode te ajudar a melhorar em muitos aspectos. Converse com os seus colegas para conhecer melhor seus pontos fortes e fracos.  

Por Babi


As empresas cobram, cada vez mais, um melhor desempenho de seus profissionais, por isso ser produtivo no trabalho é essencial.

Hoje em dia em todas as áreas e setores profissionais a produtividade é um fator essencial para o sucesso e para o bom desempenho de qualquer profissional, além disso, os gestores das grandes empresas cobram a cada dia mais um melhor desempenho, afinal de contas, todas as empresas vivem de resultados.

E pensando e analisando as afirmações acima, você já parou para pensar em como aumentar a sua produtividade? Quais atitudes e estratégias você deve tomar para se tornar um profissional mais produtivo e consequentemente se tornar mais bem sucedido? Não? Então, leia as dicas abaixo que te ajudarão muito profissionalmente.

– Seja um profissional motivado:

A motivação é o combustível do profissional muito produtivo. A motivação será capaz de te tornar uma pessoa mais empenhada e isso, inevitavelmente, fará de você um profissional mais produtivo, pois você terá uma expectativa maior que os outros profissionais que vem aos seus postos de trabalhos se arrastando, sem motivação. Então, de agora em diante, procure uma inspiração que te motive a trabalhar.

– Descubra o melhor jeito de trabalhar:

De nada adianta seguir um padrão estabelecido e não ser produtivo. Então se você for capaz de descobrir um método que se encaixe em seu jeito de trabalhar você sentirá mais a vontade para executar a sua atividade e, consequentemente, se tornará mais produtivo, então busque um jeito diferente, use sua criatividade.

– Tenha gana em aprender novas atividades:

Tenha vontade de aprender novas atividades, não tenha medo de não conseguir sucesso. Seja proativo e polivalente, enfrente os desafios das suas atividades, dessa forma, você será capaz de adquirir confiança e aumentará o seu volume de trabalho.

– Tenha uma melhor qualidade de vida:

Um profissional que não dorme bem, que não se alimenta bem, que não pratica exercícios e que não cultiva amizades, não pode ser produtivo, pois ele nunca estará 100% bom para trabalhar. Então se você quer ser mais produtivo, procure ter uma melhor qualidade de vida, pois isso afeta a vida profissional e seu desempenho. Um profissional saudável é um profissional sem stress.

Enfim, essas são as dicas para se tornar mais produtivo. Também nunca deixe de se atualizar em relação a sua área profissional, esteja sempre estudando e nunca perca o espírito de eterno aprendiz.

Por Rodrigo da Silva Monteiro





CONTINUE NAVEGANDO: