Empresas estão contando, cada vez mais, com programas ligados à sustentabilidade, e surgem alguns cargos para o setor, como Assistente, Analista ou Coordenador de Sustentabilidade.

Sustentabilidade é um tema complexo e bastante ligado ao mundo atual nas diversas esferas da sociedade. Ações sustentáveis estão presentes não apenas em ONGs, mas as maiores empresas contam com programas ligados ao seguimento e, em alguns casos, os conceitos de sustentabilidade se misturam com responsabilidade social. No que se refere ao mercado de trabalho, os interessados nestes temas, especialmente sobre questões relacionadas a ações sustentáveis, podem seguir em funções e carreiras como Assistente, Analista ou Coordenador de Sustentabilidade, etc.

Vale destacar que os profissionais podem atuar em ONGs, entidades públicas e privadas, além de setores focados no tema sustentabilidade de algumas empresas. No caso de funções como Assistente, o setor requer que a pessoa tenha formação superior na área de meio ambiente (Gestão Ambiental, Ecologia, Oceanografia, Engenharia Ambiental, etc.). Algumas das principais atividades do cargo são criar, monitorar e gerir projetos ligados a medidas sustentáveis.

O Analista de Sustentabilidade participa de ações diversas, desde criação de relatórios, projetos ambientais a estudos específicos, com criação e edição de conteúdo. O profissional também deve estar apto a organizar e administrar eventos e encontros do setor, por exemplo. Outro requisito bastante exigido é a habilidade e traquejo para prospecção de verba ou patrocínio direcionados a projetos de sustentabilidade.

O Coordenador exerce função de grande responsabilidade, como um importante gestor da equipe.  O cargo exige conhecimento sobre as funções dos colaboradores e direcionamento em relação a decisões importantes. Na prática, o coordenador supervisiona projetos de sustentabilidade e organiza mecanismos para que as atividades sejam mais eficazes e benéficas para todos os envolvidos nos procedimentos.

Engenharia Florestal:

Interessados em trabalhar com sustentabilidade podem investir na formação acadêmica com cursos ligados à Engenharia Florestal. O profissional da área está diretamente ligado a ações sustentáveis e ao uso dos recursos naturais, de forma geral.

Para o Engenheiro Florestal Mauro Armelim, em entrevista ao “Guia do Estudante”, durante a faculdade, é preciso que o aluno seja eficiente nas aulas de cálculos e temas ligados à área de exatas, mas é essencial ter “conceitos de ecologia e ecossistemas bem claros na mente”. Ele afirma que o profissional quando se depara com áreas como a Amazônia, é necessário pensar na questão dos cálculos, mas também ter a dimensão e conhecimento sobre os recursos naturais do ambiente.

Por Letícia Veloso


Você se esquece das coisas com facilidade? Vai procurar aquele relatório importante que fez no dia anterior e não sabe onde deixou? Bom, acho que você está precisando de uma mãozinha extra pra se organizar melhor e com eficiência.

Se você tem costume de se organizar por uma agenda, porque não usar uma virtual? Sim, uma agenda virtual. Além de você se tornar mais sustentável, por não gastar mais papel, você poderá se beneficiar com diversos outros recursos que estas ferramentas podem oferecer.

Na internet existem diversas opções online, e seja lá qual você for usar, é melhor e até mais seguro que anote todos os seus compromissos diretamente nela. Por exemplo: você tem uma reunião importante daqui a dois dias às 09h00. Caso anote isso em uma folha de papel qualquer, você poderá correr o risco de perdê-lo, obviamente. Mas, se recorrer ao Google Agenda para anotar seus compromissos, eles irão ficar guardados na chamada "nuvem", ou seja, você sempre terá acesso à ele.

Dependendo da ferramenta, você até poderá programá-la para ser lembrado do compromisso. Conheça agora algumas das principais opções de agendas virtuais:

1- Yahoo Calendar

Para ter acesso à ela é necessário criar uma conta de e-mail. O acesso é totalmente gratuito, tanto para o e-mail quanto para o recurso de agenda virtual.

2- Windows Live Calendar

Se você tiver uma conta ativa no Microsoft Live poderá usá-la para ter acesso ao serviço do Windows Live Calendar. Mais se ainda não tiver, poderá criá-la totalmente gratuita. Só levará apenas alguns minutos.

3- Calendário Google

Outra boa dica também é o Calendário Google. A maioria das pessoas usam ele por ser o mais popular. O procedimento não é diferente das alternativas anteriores, basta ter uma conta no Google e tudo estará resolvido. Depois é só clicar em "Minha Conta" que fica no canto acima da página do Google.

Mesmo assim, se você não tiver uma conta, crie uma gratuitamente. É simples, fácil e rápido. A boa notícia é que, diferentemente das outras alternativas que apresentam anúncios e banners na página, o Google Calendar possui uma interface totalmente limpa.

Por Daniela Almeida da Silva





CONTINUE NAVEGANDO: