É importante, e mais barato, reter os talentos que estão na empresa. Para isso, é preciso oferecer benefícios de acordo com o cargo e oportunidades de crescimento dentro da empresa.

Toda empresa sonha em ter uma equipe de profissionais altamente qualificados e com o tempo vai formando o seu "time". Só que depois de contar em seu quadro de funcionários com ótimos profissionais, a empresa tem uma difícil missão que é de reter estes talentos. E é aí que as empresas têm um grande prejuízo porque todo o investimento feito para montar uma boa equipe de profissionais é perdido.

Para contratar bons profissionais o RH precisa fazer uma análise criteriosa com vários candidatos e isso demanda tempo. E não se trata apenas de fazer entrevistas, é preciso fazer estes, atividades em grupo e o profissional pode ocupar a vaga sem ter o conhecimento necessário, então, a empresa precisa investir muito para, finalmente, encontrar os funcionários ideias para os seus objetivos.

E uma vez que o funcionário é contratado, ele passa por treinamentos, vai adquirindo os conhecimentos necessários para atender a empresa da melhor forma possível, a empresa investe neste funcionário, muitas vezes bancando cursos, palestras ou tendo paciência para que o funcionário vá se adequando ao trabalho.
Só que depois de se encontrar em um estágio mais elevado, este profissional vai ser do interesse de outras empresas e se você não estiver preparado para retê-lo em sua empresa, vai perder todo o investimento feito e o pior, vai perder um excelente profissional e justamente para o seu concorrente.

A importância de reter os bons talentos dentro da empresa está justamente no fato de não querer perder o investimento feito e não perder o retorno que este funcionário vai dar à empresa. E quando um profissional não se sente valorizado, ele nem espera o convite da empresa concorrente, ele mesmo vai lá e se oferece.

A solução para reter bons talentos dentro da empresa é oferecer um salário condizente com o cargo ocupado, proporcionar treinamentos, estar sempre propondo novos desafios para o profissional, premiá-lo pelo bom desempenho e garantir sua promoção sempre que for possível.

Ofereça a ele um bom ambiente de trabalho, procure escutá-lo, deixe claro para ele que a empresa está satisfeita com seu trabalho e na medida do possível vai recompensá-lo, seja com um aumento de salário, folgas extras, ou algum outro prêmio que o mantenha incentivado e contente com a empresa onde trabalha.

Por Russel


Empresas buscam manter seus talentos e para isso precisam identificar e desenvolver as competências dos profissionais.

O mercado de trabalho passa por muitas transformações e as dinâmicas mudam de acordo com o tempo. Atualmente, as Organizações estão buscando manter seus talentos, mas nem sempre isso é possível devido à competitividade que há entre as empresas e as oportunidades que cada uma oferece para os profissionais que se destacam no mercado. Por isso, as Companhias precisam conhecer os seus colaboradores e as competências e habilidades que cada um oferece e assim procurar estimular o crescimento deles dentro da empresa.

Você sabia que a retenção de talentos implica menor custo para a organização? Desta forma, a empresa vai manter o seu profissional, além de diminuir os gastos que são gerados pela rotatividade. A saída de um bom colaborador pode ser custoso para a Organização, porque o profissional vai levar com ele toda a sua experiência e conhecimento acumulado.

Desta forma, as Organizações precisam identificar e desenvolver as competências dos seus profissionais. Por exemplo, muitas empresas estão procurando ajuda especializada para criar e implantar programas de retenção de talento dentro do seu quadro profissional.

Mas, como manter um bom profissional na Organização? É preciso que a empresa saiba o que significa a palavra “talento” e qual o sentido tem para ela. Assim, ela vai poder desenvolver um bom programa de acordo com a sua filosofia e valorizar o profissional, para que ele se sinta bem em trabalhar na Organização e atenda as suas expectativas.

Portanto, é preciso que a Companhia tenha consciência da importância de manter um bom profissional e procure criar um ambiente de trabalho estimulante, proporcionar espaço de aprendizagem para os colaboradores, oferecer um bom plano de carreira, ou seja, valorizar o profissional, para que ele não tenha que suprir as suas expectativas em outra Companhia, uma vez que há várias oportunidades no mercado de trabalho. Desta forma, a empresa vai conseguir alcançar o seu objetivo e se estabelecer em um mercado competitivo. 

Por Babi





CONTINUE NAVEGANDO: