O trabalhador acorda com ânimo para desempenhar suas funções, mas termina o dia sem fôlego para querer continuar na empresa. O que aconteceu durante seu expediente? Certamente, foram as relações de trabalho que o prejudicaram.
O chamado assédio moral já foi diagnosticado por diversos especialistas. Geralmente, é escolhida uma vítima entre os funcionários para ser alvo da perseguição: por repetidas vezes, recebe mensagens irônicas ou ofensivas, que menosprezam o diferencial competitivo do profissional, sugerem ameaças de mortificação, desemprego, referem-se a ele como pouco qualificado ou inteligente, fragilizam ou inferiorizam, difama ou ridicularizam, impedem a pessoa de se expressar sem dizer o porquê, exigem desempenho além de suas condições de tempo e dinheiro.
As consequências para a empresa começam na queda de produtividade. Para o trabalhador, são doenças físicas e psíquicas e possivelmente um litígio judicial. Para saber mais sobre o assunto: www.assedio.net.
Por Karina Gonçalves
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?