No mundo da comunicação, nos deparamos com diversos tipos de falas, gestos, olhares, comportamentos, entre outros aspectos que variam conforme cada indivíduo, de acordo com sua cultura, aprendizado e crença.
Quando estamos no trabalho, por exemplo, devemos tomar o máximo de cuidado ao nos comunicarmos com alguém e ao transmitirmos essa comunicação a diante, seja para um outro setor ou diretamente para um outro profissional.
Um bom exemplo para ilustrar uma situação, é o de uma recepcionista, a qual é responsável em anotar recados e direcionar informações a outros ramais e setores de uma empresa. É ela que se encarrega de passar corretamente toda a comunicação que chega para ela, seja através de telefone, e-mail ou pessoalmente. Qualquer deslize pode afetar uma área toda, a ponto de causar um mal entendido, resultando até em uma discussão.
Para evitar que isso aconteça, é necessário tomar algumas precauções, dentre elas:
– Saber com quem está falando:
Para que a comunicação fique clara e objetiva, é necessário saber com quem está se falando. Para isso, é preciso saber o nome, o local de onde a pessoa fala, a sua profissão, etc.
– Qual o tipo de assunto:
Para que se entenda perfeitamente o assunto é preciso saber evidentemente o tipo do assunto a se tratar e a quem ou o quê ele se designa. Evite desviar o assunto e ficar interrompendo a outra pessoa o tempo todo.
– Saber ouvir:
Quem ouve compreende e produz mais, por isso, quando estiver recebendo uma informação, ouça-a primeiro, e, se for o caso, anote o recado ou a informação para se certificar de que você realmente a compreendeu.
– Seja mais atencioso com tudo:
Falta de atenção é o que mais causa sérias divergências, e às vezes é por bobeira. Por isso, antes do mais nada, mantenha sempre a sua atenção sobre a informação que o outro está passando para você, pois ela é a principal chave para um bom entendimento.
Por Daniela Almeida da Silva
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?