Empresas familiares são consideradas mais confiáveis do que empresas estatais

Empresas familiares são mais confiáveis que estatais. É o que revela um estudo feito pela consultoria Edelman Significa, maior empresa de relações públicas do mundo. Segundo a pesquisa, independente do tamanho e atuação, as empresas familiares, cujo fundador está à frente dos negócios, desprendem mais confiança que as administradas por outros profissionais, as quais se incluem as estatais.

O índice de confiança nas grandes companhias familiares ficou em 80%, em seguida as de capital aberto, com 75% e as pequenas e médias chegaram ao percentual de 72%, de todos os negócios geridos por parentes. Os resultados daqui são semelhantes aos de países da América Latina, América do Norte e Europa.

Os resultados mostram que a influência do estado diminui a confiança de empresas, enquanto aquelas que apresentam somente capital privado e familiar são as que despertam maior confiança. Principalmente quando o fundador toma a frente do negócio e está presente na administração da companhia. Se ele agir como o porta-voz da empresa, as chances de aumentar a confiança são maiores, mesmo em situações complicadas, que podem ameaçar a estabilidade da marca.

André Miotto, sócio-diretor da AMX Soluções em Gestão Integrada, afirma que é fundamental para o futuro do negócio familiar manter um planejamento em que os fundadores tomem a frente, inclusive preparando herdeiros. “Profissionalizar-se significa capacitar todos os gestores para a liderança, de modo a mitigar os problemas deste tipo de negócio”, afirma o consultor. É importante estar preparado para lidar com as ansiedades e os conflitos do mercado e de gestão, sobretudo quando iniciam na residência ou na esfera familiar.

A Edelman emprega 5 mil funcionários em 67 escritórios. Com diversos cases de sucesso, a empresa atua no Brasil como agência especializada em engajamento para construção de marcas. Já a AMX possui 15 anos de atuação no mercado e já realizou cerca de 700 eventos abertos e internos para seminários, congressos, convenções e demais reuniões.

Por Ana Rosa Martins Rocha

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies