Profissionais mais valorizados no mercado de trabalho

Uma pergunta que não quer calar surgiu nos últimos tempos no mercado de trabalho: qual profissional é mais valorizado? O que possui maior experiência profissional ou o que possui maior formação acadêmica? E analisando essa pergunta, quem vale mais na visão dos recrutadores das grandes empresas?

O fato é que, o profissional que conseguiu uma extensa formação acadêmica e possui experiência profissional é tido como referência em processos de seleção, porém nem sempre, ou na maioria das vezes, é possível intercalar esses dois quesitos.

Mas em relação à pergunta feita no início dessa matéria, não é possível ter uma resposta padrão, pois tudo dependerá do momento profissional, do momento tecnológico que o mercado vive e também do planejamento de carreira de cada indivíduo.

O fato é que, mesmo o profissional com ampla experiência, em certo momento de sua carreira lhe será cobrada uma formação acadêmica, assim como de nada adiante estudar, estudar e estudar e nunca iniciar uma carreira na área a qual se está estudando, por isso, é fundamental saber a hora certa de se capacitar e a hora certa de iniciar uma carreira.

Então se você está no início de seus estudos, procure conciliar uma carreira profissional, e se você já é um profissional experiente, que tal procurar cursos de capacitação e especialização? Pois de uma forma, ou de outra, mais na frente, você será cobrado pelo mercado de trabalho, que por sua vez, anda cada vez mais competitivo.

Agora veja algumas dicas para incrementar o seu currículo e conseguir se destacar no mercado de trabalho:

Procure se matricular em uma escola de idiomas, os idiomas mais exigidos pelo mercado são inglês e espanhol.

Se você é um profissional graduado, busque fazer especializações, certificações e uma pós-graduação.

Se você está na área de gestão, e já é um profissional pós-graduado, saiba que o MBA é essencial para se conseguir uma melhor colocação.

No mais, fique atento às modificações e às tendências do mercado, para que você nunca fique para trás na hora de disputar uma vaga num processo de seleção.

Por Rodrigo da Silva Monteiro

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies