Saiba como lidar com o medo do fracasso profissional

Um dos grandes vilões na vida profissional de qualquer ser humano é o medo. Não aquele medo que protege de coisas ruins, mas sim aquele que impede que os profissionais empreendam novos voos ou que recusem a promoção.

O medo do fracasso não é algo característico de certo tipo de pessoas. Geralmente ele está presente, contudo, a intensidade varia de pessoa para pessoa. Este tipo de medo tem como principais características travar a pessoa, produz efeitos nocivos e impede a realização de sonhos profissionais.

É normal que as pessoas fiquem apreensivas quando o ambiente exige mudanças ou quando você precisa assumir um posto de mais responsabilidade, no entanto, o indivíduo não pode permitir que este medo seja maior do que o seu potencial de superação. O medo do mal e do fracasso atinge diretamente a autoestima da pessoa, fazendo que ela acredite que não é capaz de realizar atividades mais importantes. Outra situação em que se pode reconhecer o medo do fracasso é quando a pessoa tem diversas justificativas negativas para não fazer determinada alteração em sua vida.

Mesmo entendendo que o medo do fracasso existe você pode aprender a lidar com ele e minimizá-lo completamente, mas, é claro, este aprendizado é uma luta diária em que o profissional precisa ponderar todos os resultados possíveis de determinada ação. 

Se você é do tipo de pessoa que tem medo de tudo que envolve mudanças na sua vida profissional, saiba que você pode virar este jogo. Uma das formas é pensar no problema e fazer uma lista contendo todos os possíveis resultados, assim, você adotará o desafio sabendo quais são as suas chances de dar errado e de dar certo. Este método alivia muito a tensão do desconhecido, pois, a pessoa vai à luta sabendo o que poderá encontrar ao longo do percurso. Outra questão a ser considerada é a capacidade de aceitar que nem todas as decisões e os caminhos que você siga vão dar certo. Todas as pessoas erram, isso quer dizer que se algo der errado faz parte da vida. Algo muito importante é pensar positivo, ao ter pensamentos bons você se abre para novas experiências com muito mais leveza e coragem.

Na vida profissional é muito importante ter um "plano B". A importância deste plano é muito grande, você poderá usá-lo se perceber que a sua primeira opção não deu tão certo quanto imaginava ou se no meio do trajeto percebeu que você não estava satisfeito com ele. Ambas as situações são muito comuns, é por isso que sempre é recomendável possuir um segundo plano.

Por último, saiba que não está sozinho nesta empreitada contra os medos internos. Todas as pessoas têm medo do desconhecido, o diferencial está em como lidar com ele.

Por Melina Menezes

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies