Governo Holandês tem vários programas para Estudantes Estrangeiros
A Holanda não é tão popular entre os brasileiros que tem a Europa como preferência, ao contrario de países como Espanha ou França, mas também está na rota de quem quer estudar a Europa.
A qualidade do ensino e os incentivos dados pelo governo são atrativos para os estudantes, atualmente são 650 programas voltados para estudantes estrangeiros, existem vários tipos de curso, cursos mais breves que duram apenas algumas semanas a até programas de longa duração como mestrado e doutorado.
Estudar na Holanda não é tão caro, as taxas anuais variam de US$ 2.000 a US$ 15.000, gastos com homestay, transporte, alimentação fica por volta de 1.100 euros. Ao contrário do que se pensa o idioma não é empecilho, apesar de o idioma oficial ser o holandês, grande parte da população é fluente no inglês.
Os cursos mais procurados no país são: ciências sociais e comportamentais, planejamento e arquitetura urbana e regional, ciências médicas, serviços, biologia, turismo e lazer, transporte e comunicações, matemática e ciência de computadores, comunicação de massas e ciências da informação, direito, belas artes e artes aplicadas, ciências ambientais, engenharia, educação e formação de professores, administração e gestão comercial entre outros.
Os estrangeiros com visto de estudo não podem trabalhar remuneradamente no país, os que forem pegos exercendo atividade remunerada estarão sujeitos às leis penais do país, entre as quais, a deportação ao país de origem.
Por Levi Rocha