Ministro do Trabalho e Emprego prevê a criação de 3 milhões de vagas em 2011

1

Muito tem comemorado Carlos Lupi, ministro do Trabalho e Emprego, pois a geração de empregos em 2010, por todo o país, superou a margem 2,5 milhões de vagas. Ao prever novos números, a autoridade afirma que o volume chegará a 3 milhões este ano, clara evidência da confiança relacionada à economia, embora esta esteja em período de desaceleração.

De acordo com matéria divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, quase todos os segmentos conquistaram aumento no número de vagas formalizadas em função do aumento da massa salarial, da demanda interna e do aumento da concessão de crédito como alimento ao consumo e aos investimentos.

A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) avalia que o setor de serviços criou 1,1 milhão de empregos no ano, o Comércio, por sua vez, 689,3 mil, e a Indústria de Transformação, 524,6 mil oportunidades.

Um dos elementos passíveis de citação é a crise financeira mundial do biênio 2008 e 2009 e a rápida recuperação brasileira meses depois. No caso da construção civil, que respondeu pela criação de mais de 376 mil empregos no ano, os programas “Minha Casa, Minha Vida” e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) foram imprescindíveis.

É perceptível analisar que o otimismo deve ser segurado, mas não descartado. Embora o país esteja se preparando para receber a Copa do Mundo com maior qualidade, situação que envolve mais empregos e qualificação, a economia deve apresentar crescimento mais ameno como muito bem projeta o Banco Central (BC) e especialistas.

Por Luiz Felipe T. Erdei

1 Comment
  1. Jorge Amado Ribeiro Soares says

    Quem sabe se essa iniciativa do Ministro nao possibilitara meu reingresso no mercado de trabalho, do qual estou excluido ha mais de uma decada. Obrigado.

Leave A Reply

Your email address will not be published.