Além dos tradicionais programas de trainee, os recém-graduados têm outra opção de inserção no mercado de trabalho: os programas internacionais de trainees. Nesse caso, os profissionais podem ser contratados em processos seletivos de empresas multinacionais que operam no Brasil ou por meio de agências de intercâmbio.
O programa internacional de trainees oferece oportunidades de trabalho em outros países para profissionais recém-formados em cursos superiores com ou sem experiência em sua área de graduação. A maior parte dessas oportunidades está reservada para as áreas de Hotelaria, Turismo, Gastronomia, Marketing, Engenharia, Administração de Empresas e Tecnologia da Informação.
Os trainees podem atuar fora do país de duas formas:
· Parcial – a seleção é feita por uma empresa que atua no Brasil, e o profissional deve trabalhar um tempo no Brasil e outro período em um ou mais países. É destinado a recém-formados em cursos superiores, com nenhuma ou pouca experiência em sua área de graduação.
· Integral – o processo seletivo é feito através de uma agência de intercâmbios, e o profissional atua de modo integral em outro país. Pode ter duração de um ano e meio a dois anos. Nesse caso, não precisa ser formado em nível superior, mas deve ter experiência mínima de cinco anos na área pretendida; ou deve ser graduado com pelo menos um ano de experiência.
A remuneração pode ser variável, principalmente pelo fato de que muitas empresas pagam em outra moeda, como dólar e euro, e/ou por hora. Entretanto, esse valor pode ser de mais de R$5.000 em muitos casos.
Para participar de um programa de trainee internacional, é necessário ter domínio de um ou mais idiomas, principalmente inglês e espanhol. Na maioria dos casos, também é requisitado domínio avançado de Pacote Office. Ter disponibilidade para viagens internacionais e passaporte válido são outros pontos obrigatórios. Essas oportunidades estão abertas em diversas épocas do ano, em empresas e agências de intercâmbio.
Os selecionados nesse tipo de programa adquirem experiência global e podem ser efetivados em outros países. Além disso, a remuneração pode ser bem mais alta do que a oferecida no Brasil.
Por Camilla Silva
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?