A temporada de cruzeiros que começa no mês de novembro e termina em abril, de acordo com a Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), é uma excelente oportunidade para quem quer ganhar um dinheiro extra e ainda viver uma experiência rica a bordo de um navio de luxo.
Conforme publicado na Infomoney, só no litoral brasileiro está programada a presença de 15 navios, aquecendo também a economia das cidades em que atracam para que os passageiros façam passeios e compras.
Estão previstos 762 mil turistas, que compraram 280 pacotes oferecidos por agências credenciadas e para os quais serão necessários 3.370 tripulantes no país.
Ricardo Amaral, presidente da Associação, lembra, ainda, que estes são apenas os postos de trabalho gerados diretamente, pois se contarmos o reflexo que esta movimentação tem nos setores de produção de bens ed consumo, que também saem lucrando, a contribuição econômica é ainda maior.
A legislação nacional de cabotagem exige que pelo menos 25% dos tripulantes de cada embarcação que utiliza a nosso litoral sejam de brasileiros, o que garante uma participação efetiva dos nossos profissionais neste mercado.
O maior público que busca esta oportunidade de trabalho é formado por jovens a partir dos 18 até 35 anos, e as vagas, em sua maioria são para os serviços oferecidos nos navios, desde limpeza, atendimento no bar, manicure, até recreacionistas e fotógrafos.
Entretanto, com o crescente número de idosos que participam destes programas de viagens, também são requisitados cuidadores e técnicos de enfermagem.
Embora não seja obrigatório, é muito importante que a pessoa tenha conhecimento de uma língua estrangeira, em especial inglês, noções de etiqueta e facilidade em tratar com o público.
Por Stefania Cardoso
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?