Cidades do interior do Brasil oferecem 63 mil postos de emprego, tendo destaque o setor de agricultura e pecuária, seguido da indústria, serviços e construção civil e administração pública.
A crise tem despertado insegurança na maior parte dos brasileiros, principalmente em termos de emprego. Com a situação difícil instalada em nosso país, é um verdadeiro desafio encontrar boas oportunidades de trabalho em aberto. Embora o índice de desemprego demonstre um aumento, em muitos lugares do país ainda é possível encontrar uma boa quantia de vagas em aberto. Muitas localidades caminham no sentido contrário à crise no que se refere ao número de oportunidades, inclusive registrando um saldo positivo.
A produção de vagas no país chama a atenção, uma vez que a maior parte das localidades encontra-se localizadas no interior do Brasil. Das 30 cidades que oferecem maior número de empregos, 29 estão situadas no interior. A única capital que está na lista das cidades que mais oferecem empregos é Goiânia (GO). A sensação é que estas localidades vivem um momento isolado em meio ao panorama atual que envolve desemprego, falta de expectativa de desenvolvimento no país e diminuição de investimentos.
Ao todo, as cidades oferecem 63 mil postos de trabalho. Um dos setores que está gerando maior número de vagas é o da agricultura e pecuária, seguido pela área da indústria, serviços e construção civil e administração pública.
Se você está curioso/a e deseja saber quais cidades estão em alta e com boas chances de emprego, veja uma listagem com as dez cidades que oferecem maior número de emprego:
1. Franca/ SP: A cidade disponibiliza 5.026 novas vagas;
2. Juazeiro/ BA: 4.268 oportunidades;
3. Pontal/ SP: 4.211 chances de trabalho;
4. Bebedouro/ SP: 3.569 vagas de emprego;
5. Cristalina/ GO: 3,511 oportunidades laborais;
6. Petrolina/ PE: 3.141 vagas de trabalho;
7. Matão/ SP: 2.888 chances;
8. Arapiraca/ AL: 2.829 vagas de emprego;
9. Goianésia/ GO: 2.312 oportunidades de emprego;
10. Nova Serrana/ MG: 2.168 chances laborais.
Uma das principais razões para que a cidade paulista de Franca se destaque em meio a tantas cidades com excelente potencial de geração de empregos é a alta do dólar. Como a localidade interiorana é um importante polo calçadista do país, este setor industrial exporta uma boa parte dos calçados que produz. A alta da moeda americana significa bons ganhos para as empresas que trabalham exportando produtos, sendo assim, os calçadistas de Franca encontram neste aspecto um dos melhores mecanismos de crescimento e aumento da receita.
E você, mora em uma destas cidades ou tem se beneficiado com a abertura de novas vagas? Participe escrevendo o seu comentário.
Por Melina Menezes