Dicas de como analisar a sua relação com o seu chefe

Você está cansado de aguentar seu chefe todos os dias? E neste exato momento, o que você está fazendo para mudar ou melhorar essa situação? Se a sua resposta for "nada", pare e pense mais um pouco. E, se depois disso, sua resposta for "mas eu não tenho culpa de nada" ou "mas ele é impossível e insuportável" ou ainda "eu não tenho nenhuma alternativa", volte duas casas, assim como num jogo. Sim, como num jogo, pois na verdade a vida é como um jogo: ganha o mais forte e o mais apto para lidar com a situação naquele momento. Mas, mesmo assim, não significa que você vai sempre perder. É preciso aprender a virar o jogo a seu favor, mas como?

1. Primeiro, antes do mais nada, certifique-se se suas crenças e valores estão interferindo nas suas atitudes. Se sim, esqueça-as pelo menos somente quando for fazer alguma crítica ou quando for fazer alguma interpretação sobre seu chefe.

2. Ao falar com seu chefe, seja sempre claro e objetivo. Evite "rodeios" como "eu queria", "eu adoraria", "bom, na minha humilde opinião", entre outros rodeios paralelos nas conversas com ele. Chefes odeiam isso. Eles têm a impressão de que o funcionário está demonstrando medo ou insegurança para falar com eles, e um diálogo é considerado muito importante no trabalho.

3. Não demonstre que seu chefe te deixou frustrado ou que você está chateado ou mesmo com muita raiva dele. Se você tem amor ao seu emprego, vai entender perfeitamente onde podemos chegar com esse assunto. Agora, se sua intenção não tem nada a ver com isso, e você se considera uma pessoa que não leva desaforo pra casa, desapegue-se do seu emprego, ou melhor, busque outra oportunidade para pedir uma mudança posteriormente. Mas antes, muito cuidado com o quê vai dizer. Isso pode ficar registrado em seus históricos de trabalho e criar algumas consequências.

Por Daniela Almeida da Silva

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies