Erros nos currículos que eliminam candidatos

0

Todos sabem que o currículo é basicamente o cartão de visitas do profissional que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Afinal, é nele que estarão as primeiras informações (e impressões) que a empresa vai ter do profissional. Por isso, um simples erro nesse pedaço de papel pode causar sérios danos e fazer com que o candidato até perca a vaga de seus sonhos. Em uma pesquisa realizada pela empresa Career Builder foram levantados os principais pontos que fariam os recrutadores automaticamente descartarem aquele possível profissional. Confira:

A maior parte dos recrutadores já começa por odiar algo bastante simples: erros de digitação e ortografia. Na pesquisa mais de 2 mil recrutadores foram entrevistados e 61% deles disseram que de “cara” os currículos que apresentassem erros do tipo já seriam descartados. Outra fatia de 41% diz que não aprova o fato do candidato inserir em seu currículo partes que descrevem a função para a qual está se candidatando.

Os campeões em desclassificações:

Para quem pensa que o assunto não vai mais além está completamente enganado. Dos recrutadores entrevistados, 35% ressaltaram que currículos com endereços de e-mail que sejam “inapropriados” são descartados. Imagine você ir se candidatar para um emprego em uma grande empresa com um e-mail do tipo gatinholoucopegagatas@xxxxx. É importante o profissional estar ciente que além de ser a melhor fonte de informações sobre si mesmo é também o responsável por selecionar aquilo que é mais relevante. Dos entrevistados 22% disseram que descartam currículos com mais de duas páginas, ou seja, nem chegam a ser lidos.

Veja Também

Importância do Business Intelligence para os negócios

Dentre outros diversos tipos de erros apontados pela pesquisa estão currículos que foram impressos em papel decorado, currículos que contêm fotos. Há até recrutadores que descartam currículos quando o candidato fala mais de suas tarefas do que dos resultados obtidos.

Outra coisa interessante é que os recrutadores pesquisados destacaram que volta e meia caem em suas mãos currículos com informações fora dos padrões. São candidatos que se autodeclaram gênios e têm até aqueles que convidam os próprios recrutadores para irem a seu apartamento.

A pesquisa feita pela Career Builder levou em consideração a opinião de 2.298 recrutados dos Estados Unidos.

Por Denisson Soares

Leave A Reply

Your email address will not be published.