Evolução do Trabalho na humanidade

0

A priori, a relação de trabalho na história é conhecida desde a pré-história onde os homens pescavam e coletavam de forma organizada. Passando na idade antiga temos fatores relevantes sobre o trabalho escravo existente, principalmente quando eram prisioneiros de guerra. Não tão distante no período do Brasil Império onde fortemente a presença do trabalho escravo nas fazendas de plantação de café contava com longas jornadas de trabalho.

Na idade média, destacou-se o trabalho por servidão onde não era reconhecido o grande valor do trabalho já que trabalhavam para eles e para os senhores feudais, logo mais, na idade moderna, com a industrialização onde advieram grandes mudanças no sentindo de aprimoramento das leis trabalhistas. No início as jornadas com mais de 12 horas ininterruptas em que eram obrigados a cumprir trabalhos desumanos afetando a saúde, por consequência, o trabalho em curto prazo era prejudicado.

O filme Tempos Modernos de 1936 do grande ator Charles Chaplin, retrata com grande maestria como eram as condições de trabalho, mas foi a partir da Revolução Industrial que começaram a ser realizadas grandes mudanças com o intuito da melhoria e resguardar direitos inerentes ao trabalhador.

O trabalho dignifica o homem, não somente com o intuito fim para a melhora da vida financeira, mas para trazer um novo sentido aos dias e ter a certeza da utilidade e essencialidade, ou seja, contribuindo para o desenvolvimento do ambiente de trabalho como também do país.

A partir de um emprego que é despertado desejos: de estudar, se especializar, consequentemente desempenhando a função com mais eficácia, aprimorando-se a cada vez mais e obtendo melhores resultados.

Ao executar atividades no trabalho, deparando-se com novos desafios e metas com as quais precisam ser alcançadas proporcionando um bem-estar profissional e pessoal, todavia, não basta ter só a figura do empregado, tem o outro lado que compõe essa relação: o empregador, que oferece a oportunidade e faz com o emprego torne a fonte de inspiração e combustível para o sentindo da vida.

Por Luciana Viturino

Leave A Reply

Your email address will not be published.