Você tem experiência no ramo, longos anos de carreira, faz uma boa prova escrita, se dá bem na dinâmica de grupo, mas não consegue passar pela entrevista.
Isso pode acontecer, e muitas vezes você fica se perguntando por que aconteceu, uma vez que possui tantos atributos.
Toda ajuda é válida quando o assunto é conseguir um emprego. Ter qualificação, experiência e dinamismo, além de saber redigir um bom currículo, dentre outros atributos é muito importante na hora de conquistar a tão sonhada vaga.
Saber se portar em uma entrevista de empregoé tão importante quanto manter todos os outros atributos. De acordo com especialistas no assunto, boa dicção, linguagem verbal e escrita demonstram segurança e contam muitos pontos na hora de convencer o empregador. Porém, dentre estes, existem outros fatores a serem lembrados como a linguagem corporal, por exemplo, um fator que muitas vezes não é dado importância, mas diz muito a respeito do candidato na hora da entrevista e deve ser levado em consideração.
De acordo com o especialista Paulo Sérgio Camargo, existem recrutadores que foram treinados justamente para interpretar estes sinais que passamos despercebidos através de nossa expressão corporal, e estes sinais também serão levados em conta na hora da contratação.
Dicas de como atentar para o modo como se senta à cadeira, como fixar o olhar e como colocar a expressão facial são importantes e devem ser vistos como fatores que demonstrarão muito de cada personalidade, o que terá influência direta ao desempenho do candidato.
Apesar de ser difícil, o especialista garante que é possível evitar alguns recados indesejáveis sem sacrificar a espontaneidade, apenas prestando atenção nos gestos que usará no momento da entrevista.
Este assunto pode ser encontrado no livro “A Linguagem Corporal no Trabalho”, de Allan e Barbara Pease (Editora Sextante). É uma boa pedida para quem pretende se qualificar ainda mais e serve também para o crescimento pessoal e profissional. Dicas como maneira de sentar, manter postura corporal ereta, a importância do sorriso, olhar no olho, modo de cumprimentar, dentre outros, são encontrados na obra.
Vale estudar um pouco mais sobre o assunto e quem sabe até ensaiar um pouco antes de ir para a entrevista.
Por Lilian de Oliveira
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?