Pesquisa revelou que a maioria dos profissionais não consegue concluir as tarefas do dia
A carga horária de muita gente tem aumentado e junto com ela o trabalho a mais para fazer. Já outros nem com hora extra conseguem terminar as tarefas do dia em seu ambiente de trabalho. Além dos males que isso pode provocar para a saúde um dado divulgado recentemente chama atenção em outro ponto: quase ninguém consegue concluir as obrigações do dia. Ao menos é isso que aponta uma pesquisa global realizada pela empresa de recrutamento Robert Half. De acordo com o levantamento a carga em excesso de trabalho acaba fazendo com que os profissionais, em sua maior parte, não consigam terminar todas as suas atribuições até o final do dia.
De acordo com a pesquisa feita pela Robert Half em um levantamento realizado com gestores da área de recursos humanos, a maior parte, cerca de 25%, dos funcionários conseguia concluir durante um dia normal de trabalho entre 61% e 80% de suas atividades. Ainda de acordo com mesma pesquisa aqueles que conseguem o percentual entre 81% e 99% são apenas 16% dos profissionais. No caso do Brasil, os dados apontados são do mesmo padrão.
Segundo os próprios entrevistados um dos maiores motivos que contribuem para que isso aconteça é realmente o excesso de trabalho. Essa foi a resposta dada por 32% deles. Em segundo lugar foi apontado a falta de profissionais permanentes com 22% ou ainda de funcionários temporários com 16%.
No caso do Brasil, o estudo também mostrou que por aqui a preocupação é maior com a relação entre os funcionários e as mídias sociais devido à interferência na produtividade dos mesmos. Dos gestores entrevistados 45% demonstraram preocupação com esse ponto. Já aqueles que afirmaram não estarem preocupados com esse fator foi apenas 14%.
A pesquisa feita pela Robert Half entrevistou mil diretores do setor de recursos humanos nos mais variados países. No Brasil, foram entrevistados 100 desses profissionais.
Por Denisson Soares