A qualidade do serviço das empresas exportadoras e importadoras é cada dia mais cobrada no comércio exterior. Velocidade, pontualidade e bom serviço é o mínimo que uma empresa precisa oferecer. Para que tudo saia perfeito e a carga chegue ao seu destino na data combinada, muito bem embalada e em perfeitas condições, entra em cena o papel do agenciador de cargas.

O agenciador de cargas pode ser tanto uma pessoa física quanto jurídica e atua gerenciando todo o serviço de entrega de cargas. Essa pessoa atua nos mais diversos serviços necessários para a exportação e importação de produtos, podendo até cuidar da embalagem quando necessário.

Um bom agente de carga tem um ótimo conhecimento em:

  • Funcionamento de terminais portuários e retroportuários;
  • Transportes terrestres, transporte marítimo e aéreo;
  • Estufagem de containers, armazenagem e distribuição, infraestrutura nacional e internacional;
  • Movimentação de cargas;
  • Legislação de transporte e portuária e aduaneira, responsabilidades no transporte, faltas e avarias, incentivos fiscais, tratamentos tributários, classificação fiscal de mercadorias.

Como funciona o trabalho de um agenciador de cargas?

A empresa dona dos produtos importados ou exportados contrata o agenciador de cargas. Depois de fechar negócio ele providencia a retirada do material, contrata o frete, a empresa faz o pagamento e ele procede despachando a mercadoria.

Como você pode notar, em momento algum até agora falamos em “frota própria”. O agenciador de cargas não precisa disso, pois ele pode terceirizar o trabalho, ou seja, passa o transporte para caminhoneiros, tendo cuidado em escolher o caminhão adequado para cada tipo de carga.

Essas pessoas acabam fidelizando empresas que, pelo menos uma ou duas vezes por mês, enviam cargas através do seu trabalho e o caminhoneiro se torna um prestador de serviço para o agenciador. Um agenciador com bons contatos e experiência pode atender empresas de todo país sem precisar sequer se deslocar, tudo graças à terceirização do transporte rodoviário.

Essa profissão é muito importante. O que você acha de ser um agenciador de cargas? 

Por Milena Godoy





CONTINUE NAVEGANDO: