Recrutamento e Seleção – Significado, Etapas, Ferramentas
Entenda um pouco mais sobre o processo de recrutamento e seleção dentro de uma organização.
Quando se há uma oportunidade disponível no quadro de pessoal de uma empresa, se faz necessário buscar pelo profissional que for mais adequado para realizar o preenchimento daquela vaga. Para isso são utilizados diversos métodos, mas afinal, você tem conhecimento de quais são as ferramentas melhores e as mais utilizadas para o processo de recrutamento e seleção de pessoal hoje em dia?
A área de Recursos Humanos (também conhecido como RH) de uma empresa é o setor responsável por cuidar de um dos mais importantes capitais da organização, que são os funcionários. É através de cada um dos colaboradores que uma organização cresce e atinge seu sucesso. Sendo assim, é necessário procurar e encontrar o funcionário que mais se adéque aos requisitos exigidos pela vaga disponível.
Para realizar o recrutamento e a seleção diversas ferramentas podem ser utilizadas para auxiliar o recrutador ou a equipe de recrutação no momento de selecionar os novos colaboradores para uma determinada equipe. Geralmente as companhias possuem o costume ter um fluxo de trabalho de forma conjunta com os candidatos, tais atividades variam de acordo com cada empresa e seus métodos, mas geralmente se utilizam etapas como as listadas abaixo (não necessariamente nesta ordem):
- Realização de pré-entrevista pela internet ou pelo telefone;
- Análise dos Currículos;
- Preenchimento da ficha para solicitar o emprego;
- Entrevista presencial;
- Análise Grafológica;
- Questionários psicológicos;
- Dinâmicas de grupo;
- Exames para detecção de vícios e de teor de tóxicos no organismo;
- Exame médico pré admissão;
- Testes de Conhecimento;
- Demais exigências próprias da organização.
Essas são algumas das etapas que são realizadas para a contratação de um novo colaborador para a empresa. Entretanto, para buscar um funcionário que se enquadre perfeitamente na vaga disponível, os recrutadores utilizam de algumas ferramentas no processo seletivo, como por exemplo:
- Redes sociais: principalmente o LinkedIn (que é uma rede voltada a conectar profissionais) e o Facebook (onde o indivíduo compartilha conteúdos dos mais variados tipos), analisando assim quais os gostos, o entretenimento e formas de pensar do futuro funcionário.
- Softwares para análise comportamental: são utilizados para conhecer melhor o candidato, que no futuro pode evitar prejuízos e reduzir custos da empresa.
FILIPE R SILVA