Como montar um currículo? É a dúvida de muitos indivíduos que estão em busca do primeiro emprego. Apesar de nunca ter trabalhado, acredite, não há segredos quando o assunto é currículo para o primeiro emprego. Para eliminar essa questão, vamos fornecer dicas de como montar o seu currículo.
1 – Dados Pessoais:
No início do currículo, o candidato deve se apresentar. Mas não precisa de exageros, colocando informações sobre os seus documentos pessoais. O seu currículo precisa conter dados básicos, assim o contratante lhe conhece melhor. Dentre os dados, acrescente seu nome completo, idade, estado civil, endereço completo e telefones.
2 – Objetivo:
É comum encontrar em currículos vários objetivos juntos. E isso atrapalha o contratante a identificar o que realmente o trabalhador quer apresentar. Para não confundir, escreva seu objetivo de forma direta, deixando bem claro a posição de interesse que você deseja na empresa.
3 – Resumo de Qualificações:
Acrescentar informações positivas sobre sua carreira é a melhor maneira de prender o recrutador no seu currículo. Nesse campo, o seu objetivo é chamar atenção para que ele leia o documento até o final. Pense nos seus conhecimentos, habilidades e nas experiências vividas, assim fica mais prático de elaborar o resumo.
4 – Formação Acadêmica:
Esse é um dos principais itens que os contratantes avaliam, por isso deve ser explicado adequadamente com o nível de ensino, data de conclusão e a entidade que estudou. Outra questão importante é quanto a profissionais com MBA, pós-graduação ou curso técnico, que devem mencionar informações detalhadas.
5 – Cursos Complementares:
Outro fator chave que pode destacar seu currículo dos concorrentes é essa campo, que deve conter informações sobre os cursos extracurriculares ou de curta duração e workshops. Mencionar o nome da instituição, mês e ano de início e término e carga horária são essenciais.
6 – Idiomas:
Inventar que sabe outros idiomas pode colocar as suas chances de ocupar a vaga por água abaixo, isso porque o recrutador pode testá-lo na entrevista. Por isso, o candidato precisar ser honesto e indicar seu real conhecimento do idioma, destacando o nível de fluência como básico, intermediário, avançado e fluente.
7 – Informática:
Por fim, o profissional pode fechar o currículo informando seus conhecimentos sobre informática, destacando cada programa e não se esquecendo de categorizá-los. O modelo das informações a seguir pode ser idêntico ao do campo dos cursos complementares.
Por Flavinha Santos
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?