Apesar de nunca ter trabalhado, não há segredos quando o assunto é currículo para o primeiro emprego.

Como montar um currículo? É a dúvida de muitos indivíduos que estão em busca do primeiro emprego. Apesar de nunca ter trabalhado, acredite, não há segredos quando o assunto é currículo para o primeiro emprego. Para eliminar essa questão, vamos fornecer dicas de como montar o seu currículo.

1 – Dados Pessoais:

No início do currículo, o candidato deve se apresentar. Mas não precisa de exageros, colocando informações sobre os seus documentos pessoais. O seu currículo precisa conter dados básicos, assim o contratante lhe conhece melhor. Dentre os dados, acrescente seu nome completo, idade, estado civil, endereço completo e telefones.

2 – Objetivo:

É comum encontrar em currículos vários objetivos juntos. E isso atrapalha o contratante a identificar o que realmente o trabalhador quer apresentar. Para não confundir, escreva seu objetivo de forma direta, deixando bem claro a posição de interesse que você deseja na empresa.

3 – Resumo de Qualificações:

Acrescentar informações positivas sobre sua carreira é a melhor maneira de prender o recrutador no seu currículo. Nesse campo, o seu objetivo é chamar atenção para que ele leia o documento até o final. Pense nos seus conhecimentos, habilidades e nas experiências vividas, assim fica mais prático de elaborar o resumo.

4 – Formação Acadêmica:

Esse é um dos principais itens que os contratantes avaliam, por isso deve ser explicado adequadamente com o nível de ensino, data de conclusão e a entidade que estudou. Outra questão importante é quanto a profissionais com MBA, pós-graduação ou curso técnico, que devem mencionar informações detalhadas.

5 – Cursos Complementares:

Outro fator chave que pode destacar seu currículo dos concorrentes é essa campo, que deve conter informações sobre os cursos extracurriculares ou de curta duração e workshops. Mencionar o nome da instituição, mês e ano de início e término e carga horária são essenciais.

6 – Idiomas:

Inventar que sabe outros idiomas pode colocar as suas chances de ocupar a vaga por água abaixo, isso porque o recrutador pode testá-lo na entrevista. Por isso, o candidato precisar ser honesto e indicar seu real conhecimento do idioma, destacando o nível de fluência como básico, intermediário, avançado e fluente.

7 – Informática:

Por fim, o profissional pode fechar o currículo informando seus conhecimentos sobre informática, destacando cada programa e não se esquecendo de categorizá-los. O modelo das informações a seguir pode ser idêntico ao do campo dos cursos complementares.

Por Flavinha Santos


Alguns erros no currículo podem prejudicar o candidato no momento da contratação.

O profissional pode passar horas fazendo seu currículo para conseguir o emprego desejado. É normal que para isso faça uso de palavras que destaquem suas experiências e as formas como pode contribuir com o novo emprego. Mesmo assim, muitas vezes o candidato não é procurado pela empresa e se questiona o que há de errado.

Poder parecer complicado para o concorrente colocar-se no lugar do empregador, que está sempre em busca do melhor profissional para preencher a vaga em aberto. O artigo do Buisiness Insider afirma que as empresas procuram um motivo qualquer que pode desqualificar ou qualificar o candidato.

O entrevistador, de acordo com um estudo de rastreamento ocular, gasta uma média de 6 segundos para analisar cada currículo, sendo que observa o nome, educação, posição atual e anterior, início e fim dos últimos empregos e empregador. Logo, é necessário que o currículo destaque neste momento, uma vez que será descartado logo depois.

Para isso, o ideal é ser mais objetivo e direto tanto no currículo como na carta de apresentação. Abaixo estão alguns erros que prejudicam a contratação:

– Arquivo com formato errado: O recrutador não pode ter dificuldades para abrir o arquivo enviado. Por isso, o currículo deve ser enviado em PDF, Word ou ainda no próprio corpo do e-mail.

– Falta de carta de apresentação: Independente de pedido no anúncio da vaga é importante que o candidato tenha a iniciativa de fazer uma carta de apresentação. A carta precisa ser curta e objetiva, destacando as qualificações e, se possível, indicando o perfil do LinkedIn.

– Erros de português: Quando o currículo apresenta muitos erros gramaticais a visão que o entrevistador tem do candidato é de uma pessoa descuidada e com excesso de confiança.

– Vocabulário: O currículo deve ter uma apresentação clara da carreira do candidato, não podendo passar uma mensagem imprecisa sobre o profissional. Assim, o candidato não deve usar jargões e precisa evitar adjetivos desnecessários.

– Tamanho: A quantidade de informações no currículo também é muito importante. O ideal é que o currículo tenha 1 ou 2 páginas. Nele devem constar somente as experiências relevantes e resultados atingidos

Por Bruna Rocha Rodrigues


O currículo deve conter informações adequadas e objetivas. Montar um bom currículo é essencial para participar de seleções.

Fazer um currículo parece fácil, porém podemos perceber que a maioria das pessoas cometem muitos erros na hora de compô-lo. Muitas pessoas, mesmo tendo boa formação e até uma grande experiência profissional, acabam perdendo vagas no mercado de trabalho por não conseguirem fazer uma apresentação organizada do currículo. Iremos fazer um pequeno ranking de erros que não devem ser cometidos na hora de elaborar o seu currículo:

  • Não colocar dados desnecessários na área de dados pessoais. Seja sucinto e objetivo.
  • Jamais envie currículos sem revisar a ortografia, pois poderá ser um fator eliminatório dependendo da área que você está concorrendo.
  • Não minta, pois perderá sua credibilidade no momento em que estas informações forem contraditórias.
  • Não foque em experiências diferentes da vaga pleiteada por você.
  • Não use cores, letras diferenciadas ou figuras para confeccionar o seu currículo.
  • Nunca deixe de colocar informações básicas para contato como endereço, telefone e e-mail.
  • O currículo deve ser guardado preferencialmente em envelope pardo, nunca levá-lo dobrado ou amassado. A aparência do seu currículo diz muito sobre você.
  • Destacar duas ou três experiências mais recentes, preferencialmente de acordo com a vaga.
  • Não saia dos tópicos básicos de formulação de um currículo para assuntos irrelevantes.
  • Não escreva demais, para não perder o objetivo.
  • Não use gírias, nem termos técnicos que nem mesmo você sabe o que significa.
  • Não apresente currículo com impressão apagada ou informações incompletas.

Para a elaboração de um currículo de sucesso deve-se acompanhar os tópicos básicos como dados pessoais, formação profissional, experiências, referências e habilidades. Formatar de forma com que os assuntos fiquem harmônicos, um abaixo do outro. Evitar escrever sem deixar espaços entre os tópicos.

Lembrar sempre que entre tantos concorrentes, o currículo que trouxer informações integralmente pertinentes à vaga pretendida terá prioridade na hora de marcar uma entrevista. Enquanto candidatos que produzem currículos longos, com muitas informações inadequadas ao cargo pretendido são descartados em primeira instância, pois a falta de objetividade causa desconforto em quem vai avaliar o currículo.

Por Regiane Daniele de Jesus


Pessoas que estão em busca do 1º emprego e que não têm experiência profissional precisam saber montar um bom currículo, que conquiste o recrutador.

Ter um currículo objetivo, bem escrito, sem erros ortográficos e que convença o entrevistador de que você é a pessoa certa para a vaga em aberto é fundamental para todos aqueles que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, inclusive quem está chegando agora e não tem nenhuma experiência profissional.

Quem está em busca do 1º emprego precisa sim ter um currículo bem elaborado, só que neste caso é preciso saber o que colocar no currículo, do contrário, dificilmente você conseguirá ser convocado para uma entrevista de emprego.

O primeiro passo é nunca mentir em seu currículo. Jamais faça isso. O recrutador é uma pessoa experiente e ao ver sua idade ele já saberá que você não tem grande experiência profissional. Também é fácil perceber isso por outros métodos, por exemplo, quem está em busca do primeiro emprego não se candidata a cargos de chefia ou que exigem maior experiência profissional.

Se você está preparando um currículo para seu 1º emprego e não tem experiência, saiba que você deve colocar tudo aquilo que você tem de melhor, por exemplo, sua formação escolar, outros idiomas que tenha domínio, curso de informática, palestras que já participou, algum trabalho realizado de forma voluntária, etc.

E é nesta hora que muitos descobrem que estão precisando investir mais em sua formação profissional, mesmo que seja para conseguir o primeiro emprego.

O candidato a primeira vaga de emprego que investiu em sua vida profissional, com certeza, terá mais chances de obter um emprego do que aqueles candidatos mais descompromissados.

Por isso, se o seu currículo está "fraco", você pode melhorá-lo investindo primeiramente em cursos, seja de outro idioma, curso de informática, ou algum curso profissionalizante. E hoje temos muitos cursos gratuitos disponíveis na internet e também em instituições como o SESI, SENAC, entre outras.

O trabalho voluntário também tem grande valor no currículo, além de você estar ajudando outras pessoas. Envolva-se com instituições que têm projetos sociais, vai ter fazer muito bem como pessoa além de ser uma contribuição valiosa para o seu currículo.

Evite informações desnecessárias em seu currículo, pois elas não ajudam em nada e até podem lhe atrapalhar, por exemplo, não insira foto, número de documentos, nome dos pais, referências ou pretensão salarial. Tais informações só devem ser fornecidas quando o próprio recrutador pedir.

Por Russel


Qual a faixa de pretensão salarial que você coloca no currículo? Ou, geralmente, deixa esse campo em branco? Essa dúvida é muito pertinente, principalmente, quando o candidato está diante de uma boa oportunidade de emprego. Muitas empresas ao anunciarem as suas vagas já colocam “salário a combinar”, para evitar uma supervalorização por parte do profissional. Porém, o que colocar no currículo para evitar erros? Veja algumas dicas sobre o assunto tão delicado!

– Consulte tabelas com valores de salários:

Você sabe a remuneração média da sua área? Então pesquise por meio de fontes confiáveis os valores. Desta forma, o candidato pode saber a média salarial e evitar distorções no currículo. Porém, essas tabelas servem apenas como consulta para o candidato tentar estabelecer uma possível negociação com o recrutador.

– Qual a sua posição no mercado?

Atualmente, você já está empregado e procurando por uma outra oportunidade? Perdeu o emprego e está em busca de um cargo novo? Acabou de sair da faculdade e está começando a vida profissional?

Avalie a sua posição no mercado antes de definir uma pretensão salarial. Por exemplo, se você está iniciando a sua vida profissional por agora, não se apegue tanto ao salário. Lembre-se de que as oportunidades surgem e devem ser aproveitadas. Aproveite para adquirir experiência e conhecimento no seu campo profissional.

– Você está satisfeito?

Neste momento atual, você está satisfeito? Se deseja, por exemplo, fazer uma mudança radical na sua área, então, seja mais flexível com a pretensão salarial. Portanto, reflita sobre a questão.

– Qual o valor mínimo?

Tente estabelecer um valor mínimo para a sua pretensão salarial, ou seja,  quanto vale para pagar as suas contas e manter uma motivação no trabalho. Porém, seja razoável com o valor e não exagere.

– Qual a faixa?

Ao estabelecer a sua possível remuneração, não use um número fechado. Ou seja, coloque expressões como “na faixa de”, que permite uma negociação com o recrutador. Portanto, é importante estabelecer um certo intervalo na pretensão salarial. 

Por Babi


Montar um currículo pode ser a coisa mais fácil desse mundo para algumas pessoas, já que a maioria delas pensa que é só amontoar todo o conhecimento que acumularam, experiência, e por aí vai. No entanto, para tudo há sempre regras, e para isso, o melhor é estar por dentro delas.

No caso de montar um currículo, por exemplo, veja algumas dicas:

1. Dados pessoais:

Os dados pessoais são na verdade a primeira impressão do currículo. É a primeira sequência dele e você precisa ser o mais breve e objetivo possível. Coloque apenas seu nome completo em negrito, sua idade ou data de nascimento, estado civil e seu endereço com nome de rua, número da casa e bairro. Isso é apenas uma dica, caso não queira colocar algum dado pessoal seu, você poderá não incluir. Fica a seu critério.

2. Formação:

Na formação você pode colocar tanto seu grau de escolaridade no momento quanto os cursos que você já fez ou está fazendo, como faculdade, pós-graduação, cursos de idiomas, MBA, cursos de capacitação, técnicos, etc. Coloque sempre por ordem cronológica, o nome da instituição de ensino, nome do curso e período de duração. Coloque também outras observações sobre algum curso, caso houver necessidade.

3. Experiência profissional:

Na experiência profissional você pode colocar desde estágios que já fez até empresas que já trabalhou. Coloque também por ordem cronológica o nome de cada uma delas, o cargo ou a função, a área da empresa e o tempo que trabalhou lá. É importante ressaltar, antes do mais nada, o tipo de formatação do currículo. Prefira digitá-lo com a fonte em Arial e a letra tamanho 12, que são regras básicas da norma ABNT. Cuidado também com estilos exagerados de fonte, como, por exemplo, o negrito, cores e imagens desnecessárias. Evite colocar fotos, a não ser que uma empresa que você vai participar do processo seletivo exija isso.

Por Daniela Almeida da Silva


A maior parte dlas pessoas que buscam uma oportunidade de emprego tem dúvidas ou nem sabem como elaborar um bom currículo. Muitos acham que não tem muita importância e não dão valor ao que ele representa na hora da contratação.

Lembre-se que o currículo é a porta de entrada para qualquer processo seletivo, é como se ele fosse o seu espelho. O entrevistador não o conhece e, através das informações contidas em seu currículo, ele terá acesso às suas informações e poderá traçar um perfil de quem você é.

1º passo

Comece a elaborar o seu currículo com os seus dados pessoais. Coloque o seu nome, telefone (com DDD), e-mail, data de nascimento e estado civil são necessários.  

2º passo

O perfil profissional é a parte mais importante do currículo. É o momento de escrever um resumo de suas experiências profissionais: a formação, os objetivos e habilidades.

Você pode escrever em torno de cinco linhas e ela será o primeiro local que o recrutador irá ler.

Procure explicar e especificar fatores como, por exemplo, se você é de uma determinada cidade e está concorrendo a uma vaga em um outro local, ou se tiver experências somente em uma área específica e estiver concorrendo á uma outra área, explique o motivo nesse espaço.

3º passo

A escolaridade: se tiver concluído o 2º grau, coloque o nome da escola e o ano (término do curso). Se estiver cursando, escreva o nome da escola e o ano em que está ou irá concluir.

Se for um candidato de ensino superior, não é necessário escrever sobre o 1º ou 2º grau, escreva somente o nome da instituição, do curso, data de início e fim ou previsão da conclusão, se ainda estiver cursando a faculdade.

Utilize as mesmas dicas para a Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado, ou outras graduações, e especifique se o curso está concluído ou em andamento.

4º passo

Experiência profissional: é o momento de descrever suas experiências. Coloque o nome da empresa, cargo, período, data de início e fim e atividades desemvolvidas. No campo "Atividade", descreva o que fazia em cada experiência, descrevendo suas responsabilidades e rotina de trabalho.

Não se esqueça de colocar data de início e fim (o ano e os meses). Experiências curriculares e estágios também devem ser colocados.    

5º passo

Formação Complementar: fale sobre os cursos que realizou. Escreva a instituição, carga horária e ano de realização. As línguas deverão ser descritas e o nível (básico, intermediário ou avançado), nome da instituição onde fez o curso de idiomas.  

6º passo

Conhecimentos Complementares: cursos de informática e o nível de conhecimento.

Observe as dicas gerais: não crie um currículo longo, tente elaborá-lo em uma página apenas, e não escreva o que não possa comprovar, pois poderá ser eliminado.  

Que essas dicas possam ajudá-lo na elaboração de um bom currículo. Na hora da entrevista, tenha uma boa sorte.          

Por Marisa Torres


Você precisa enviar o seu currículo rápido e para isso precisa fazer uma reforma? Ano novo, vida nova e emprego novo, já pensou? Muitas oportunidades estão abertas e só estão esperando por você. Que tal começar a sair da zona de conforto e agir? Quem dispõe de um tempo maior deve estar sempre buscando modificar e atualizar o currículo, porém, se você tem pouco tempo veja algumas dicas.

Você precisa dar uma reforma em 2 minutos?

Qual a fonte está escrita o seu currículo? Preferencialmente, deixe na Arial ou Helvetica, que são comuns e fáceis de serem lidas. Não se esqueça de passar o corretor ortográfico, ok? Isso é imprescindível.

Além disso, altere o nome do arquivo “currículo” para currículo (nome) e (sobrenome). Desta forma, o documento vai ser mais fácil de ser achado e não vai ficar perdido no meio de outros. Acrescente o link do seu Linkedln, e evite o seu perfil do seu Facebook.

Você tem uns minutinhos a mais para revisar o seu currículo?

Remova os assuntos relacionados à escola secundária, a não ser que eles realmente sejam importantes e relevantes para o seu currículo. Revise o nome completo das Instituições que estudou, retire os adjetivos que são genéricos e invista no seu ponto forte.

Leia em voz alta o seu currículo, porque isso vai ajudá-lo a capturar qualquer erro e também a reparar frases que soem estranhas ou possam ter outro sentido.

Dispõem de uns 30 minutos para revisar?

Então dê o seu currículo para alguém ler e aguarde um feedback.  Repasse os seus pontos fortes em cada ação e experiência que teve. Revise quanto aos aspectos gramaticais e atualize o seu perfil no Linkedln, para que fique igual o seu currículo. Mande por e-mail o documento aos seus amigos e aguarde o feedback deles.

Mantenha sempre o seu currículo atualizado.

Boa sorte!

Por Babi


Você está procurando um novo emprego? Então é hora de avaliar ou reavaliar o seu currículo. A estrutura do documento é imprescindível e ela faz toda a diferença na hora de conquistar a vaga e, além disso, existem pontos importantes que devem ser ressaltados para chamar a atenção do recrutador. Porém, existem erros que são fatais e pode colocar tudo a perder. Que tal ficar por dentro de quais são eles? Assim, você pode evitá-los!

Mentir sobre o nível do seu inglês:

Não coloque nível avançado em determinado idioma, se você fala apenas o básico. Seja sincero e só acrescente no seu currículo o que você sabe. Desta forma, você mantém a sua credibilidade perante o recrutador. Se for necessário enviar o seu currículo em inglês, nem pense em utilizar o Google Tradutor, porque muitas traduções podem sair erradas. Assim como é essencial ter um português claro e correto para elaborar o documento, também é fundamental ter cautela quando se trata de outro idioma.

Prolongar-se nas características pessoais:

Não fique prolongando detalhes que são desnecessários, ou seja, coloque informações curtas, mas objetivas. Lembre-se de que o seu currículo deve despertar a vontade de ler do recrutador. Por isso, nada de informação em excesso, ok? Lembre-se de que muitas qualidades serão avaliadas em outras etapas como a entrevista, por exemplo.

Limitar o objetivo:

Não coloque coisa específica, ou seja, procure ser geral. Se você quer um cargo na área de comunicação, por exemplo, coloque que deseja ocupar uma posição no ramo. Assim, outras oportunidades poderão surgir e o seu currículo não vai para a gaveta.

Colocar foto:

Não coloque foto no currículo, somente se for exigência da empresa.

Essas são algumas dicas que não devem ser colocadas no seu currículo. Depois, que o documento estiver pronto, faça uma revisão completa e peça aos seus amigos e familiares para dar opinião, também.

Boa sorte e sucesso!

Por Babi


Conseguir uma boa oportunidade no mercado de trabalho não é fácil, mas uma carta de apresentação pode te ajudar a conquistar uma vaga. Mas, você sabe fazer uma? Que tal ler as próximas dicas para aprender a fazer uma carta de apresentação nota 10?

Esqueça as fórmulas prontas e os padrões estabelecidos ao enviar a sua carta de apresentação. Evite colocar mensagens prontas. O indicado é tentar descobrir o nome da pessoa que vai receber a carta e depois procurar um gancho de forma criativa. Isso vai chamar a atenção do recrutador. Porém, se você for enviar o seu currículo por e-mail, faça a carta de apresentação no corpo do e-mail, ou seja, você não precisa enviar dois documentos em anexo. No corpo do e-mail é mais prático e também chama a atenção de quem vai receber.

Mostre na carta de apresentação que você cumpre os requisitos para o cargo, ou seja, se exige fluência no idioma mostre ao recrutador que você domina o inglês. Enfim, apresente as suas capacidades e habilidades para o cargo.

Como você pode contribuir para a empresa? Mostre ao recrutador, isso! Por exemplo, pesquise em blogs ou sites em geral alguma coisa que o recrutador tenha dito, e mostre a ele que você tem interesse em trabalhar na Companhia porque ele disse isso. Assim, você demonstra interesse e que também pesquisou sobre a empresa. Ou seja, não está simplesmente enviando um currículo por enviar.

Você foi indicado por alguém? Coloque isso na carta. Mesmo que a empresa não tenha uma vaga aberta naquele momento, outras podem surgir e isso faz muita diferença. Além disso, o recrutador vai lembrar de você ao ler a carta de apresentação.

Além destas dicas, tome cuidado com o vocabulário e faça uma revisão em relação aos aspectos gramaticais e concordância nominal e verbal. Depois é só enviar a carta de apresentação e sucesso!

Por Babi


Esta em busca do seu primeiro emprego? Não sabe como preencher as suas habilidades de forma correta para ganhar destaque? Muitos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho e não têm muita experiência costumam ter dúvidas de como elaborar um currículo de forma correta.

Mesmo que ainda não tenha muita vivência no mercado profissional, existem muitas coisas que você pode por para incrementar o seu currículo: cursos de idiomas, participação em eventos, estágios, trabalhos voluntários e até “bicos”. Todas as atividades contam para o currículo e podem fazer a diferença, mesmo que você não tenha muita prática na área.

Porém, existem informações que não precisam ser levadas em consideração, assim não precisam ser colocadas no documento como notas de prova, notas nas matérias, etc. É extremamente importante ficar atento ao tamanho do currículo, para que não sejam acrescentadas informações desnecessárias.

Coloque habilidades genéricas, tais como criatividade e coloque em destaque os conhecimentos técnicos e as habilidades.

Como montar um currículo?

Inicialmente, comece pelos seus dados pessoais: nome, idade, endereço, e-mail, entre outros. Coloque tudo de forma completa. Depois, estabeleça o objetivo, assim nesta parte você pode colocar o cargo que te interessa. Mas, se não souber acrescente a área que deseja trabalhar.

Em seguida, coloque a formação acadêmica (nome da instituição, período, curso, início e término, entre outros). Logo, coloque os cursos e conhecimentos que possui como um idioma, informática. Assim, mesmo que não tenha experiência, mostre que tem outras habilidades.

Por último, acrescente os trabalhos voluntários e outras experiências.  Porém, existem itens que você não deve colocar no currículo como foto, número de documento, título de currículo vitae ou currículo no corpo do texto, pretensão salaria, pretensão salarial, certificado de cursos realizados, entre outros.

Desta forma, mesmo sem experiência é possível montar um currículo que valorize outros pontos importantes e vão te ajudar a conquistar o primeiro emprego.

Boa sorte!


Cursos, escolaridade, voluntariado devem ser mencionados no currículo de quem ainda não possui experiência profissional e está em busca do primeiro emprego. Segundo especialistas da área qualquer experiência pode ser válida nesse momento.

É preciso montar o currículo com suas habilidades, objetivos, área que pretende seguir e onde quer focar seu aprendizado

De acordo com as orientações da gerente de diversidade e gestão de pessoas da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo, Flávia Mentone, “Quando o recrutador vê a idade no currículo já imagina que o candidato não tem experiência, e isso não é visto como um problema. Ele deve sempre colocar em destaque o que tem de melhor: a formação escolar, um idioma, voluntariado e até uma experiência profissional fora do mercado formal”.

Conhecimentos em língua estrangeira, mesmo que não seja fluente deve ser mencionada, coloque o nível de conversação, escrita e fala. A informática é imprescindível, caso não o tenha, é importante pensar em um pequeno investimento nessa área. Cursos extracurriculares ou profissionalizantes ajudam a compor a lista de habilidades que podem ser apresentadas.

De acordo com a gerente da filial de Recife da Gi Group Brasil, empresa internacional de recursos humanos, Dorileia Almeida, o candidato  a uma primeira vaga de emprego pode destacar alguma característica que tenha relação com a vaga pretendida: “É interessante indicar se ele possui algum conhecimento específico do cargo para qual está concorrendo, assim como sinalizar se possui vivência em alguma atividade específica”, firma.

Flávia comenta que os recrutadores costumam valorizar algumas experiências extra oficiais, chamados "bicos" , para candidatos inexperientes. Vale citar no currículo trabalhos em uma empresa familiar, em organização de pequenos eventos e até um trabalho temporário. 

Intercâmbio é outro diferencial que não deve ser esquecido ao montar seu primeiro currículo. As especialistas afirmam que isso vale muitos pontos na concorrência pelo sonhado primeiro emprego, porque mostram que o futuro funcionário gosta de aprender e de participar de diferentes projetos.

Por Vivian Schetini


Quando se pensa em como fazer um bom currículo a maioria das pessoas já tem em mente certos aspectos que julgam de extrema importância (e são). Entre eles estão o português, o tipo de informação que se deve colocar no documento e aquelas que não devem.

Como se sabe um currículo pode ter várias finalidades de acordo com o perfil da vaga e também do candidato.

Abaixo listamos alguns pontos que são muito comentados quando o assunto é a redação de um currículo. Confira:

– Dados pessoais: O nome, endereço, telefone e e-mail são os essenciais. Na verdade só isso basta. Estado civil e idade são opcionais. Já colocar os números da documentação pessoal não é nada recomendado.

– Objetivo: É uma das partes mais importantes do currículo. Então deixar logo de “cara” o cargo de interesse é o ideal.

– Formação: É bom citar os cursos que já foram feitos e que contribuíram para o desenvolvimento profissional. Algumas pessoas colocam cursos rápidos que não ajudaram em nada a não ser a “encher linguiça” no documento.

– Experiência Internacional: É mais do que conveniente citar as atividades desenvolvidas. Atualmente esse tipo de experiência é muito valorizado pelas empresas.

– Salários: O indicado é não citar nenhum valor. Mesmo que a empresa peça isso às vezes quando se expõe o valor que pretende ganhar o candidato automaticamente já estará colocando uma barreira para a conquista da vaga.

– Carta de Apresentação: De fato ela não é obrigatória. Mas é bem-vinda desde que bem feita. Deve ser curta e se não der, é melhor deixar de lado.

– Número de páginas: Não é bom ultrapassar mais de duas páginas. A maior parte dos recrutadores descartam currículos porque eles mais parecem um ensaio do que um documento de apresentação.

– Foto: Nada de colocar fotos anexadas ao documento. O recrutador quer saber primeiro o que a pessoa sabe fazer e não qual é sua cara. Caso seja exigida uma foto ela tem que ser 3×4 e discreta.

Por Denisson Soares


Está em busca de vaga de emprego? Saiba que seu currículo é o documento mais importante nesse momento. Ele pode ser o primeiro passo para adentrar as portas de uma boa oportunidade ou eliminar qualquer chance antes mesmo que você tenha a chance de participar de uma entrevista com gestor da área.

Acontece que para quem está buscando a primeira oportunidade de emprego, é sempre bem complexo montar seu currículo profissional; momento estes que algumas dúvidas comuns surgem na cabeça dos candidatos: É realmente indispensável que se coloque cargo ou objetivo pretendido no currículo? E se o profissional possui um histórico extenso de trabalho, como ele pode ele pode destacar isso? 

De acordo com Flávia Mentone, coordenadora de Recursos Humanos no CAT (Centro de Apoio ao Trabalhado) de São Paulo: "O mais importante é ser objetivo e sucinto. A pessoa tem que pensar que através desse documento ela será chamada para uma entrevista”, afirmou em entrevista ao G1.com.

Outra dica dada pela profissional é adequar o currículo ao tipo de anúncio, ou a plataforma na qual está concorrendo às vagas. Nos casos de se cadastrar em sites de vagas, por exemplo, o currículo pode tomar ares mais genéricos, uma vez que não é possível saber previamente a empresa que se interessará pelo perfil do profissional. Ao contrário disso, caso o currículo seja enviado para uma empresa específica é importante elaborá-lo especificamente para a vaga em questão. 

Alguns dados são indispensáveis no currículo, independente da situação a qual o mesmo será encaminhado. Veja:

– Dados Pessoais: deve ser as primeiras informações do currículo, onde deverão conter idade, endereço completo, telefones de contato, e-mail.  

– Experiência profissional: para quem já possui experiência no mercado de trabalho, as experiências profissionais devem ser inseridas cronologicamente, seguindo das mais recentes para as mais antigas.

– Cursos complementares: nesse campo informe workshops, cursos extracurriculares  ou de curta duração, sempre mencionando o nome da instituição onde cursou, mês e ano de início e conclusão, bem como a carga horária.

Por Igor Lima


A grande concorrência do atual mercado de trabalho exige do candidato uma extrema atenção em vários aspectos quando o mesmo se propõe a disputar certa vaga de emprego. Isso pelo fato de que o atual mercado além de ser bastante concorrido também é muito exigente, por parte das empresas. Por esses e outros motivos é necessário você prestar muita atenção nos mínimos detalhes como, por exemplo, o seu currículo.

Muitas pessoas acabam não conseguindo aquela tão sonhada vaga de emprego, logo depois ficam se perguntando por qual motivo isso aconteceu. Vale ressaltar que em muitos casos a entrevista é extremamente boa, porém, o currículo não corresponde às expectativas, dessa forma, é sempre bom criar um currículo acima das expectativas. Na continuação deste artigo você irá encontrar algumas dicas para fazer um bom currículo e sair na frente dos demais candidatos.

A primeira grande dica é justamente a organização, esse é um ponto muito importante na criação de seu currículo. É recomendável evitar a repetição de informações, além disso, separá-las de acordo com áreas é algo eficiente e extremamente organizado. Procure dividir o seu currículo em áreas como, por exemplo: apresentação, onde você deverá inserir seus dados pessoas e meios de contato; qualificação, nesta área você deve inserir a sua formação em si, ou seja, cursos e conhecimentos em geral; experiência, nesta categoria é importantíssimo inserir suas anteriores experiências de trabalho.

Outro detalhe muito interessante é a criação de um layout próprio para o seu currículo, isso pode fazer com que o mesmo se destaque entre os demais. De certa forma, isso irá dar um aspecto de originalidade, criatividade entre outras boas características a você.

No currículo você não pode ser repetitivo, tem que ser direto e ao mesmo tempo não deixar informações necessárias ausentes. Um currículo com excesso de informação irá acabar prejudicando o candidato, pois informações inúteis contidas no seu currículo podem fazer com que você perca sua vaga.

Também é importante não existir erros ortográficos em seu currículo, isso será algo extremamente negativo, haja vista o domínio da língua portuguesa ser essencial para qualquer vaga de emprego. Informações que não podem ser provadas, jamais deverão estar presentes no seu currículo.

Por Bruno Henrique


Muitas vezes, encaminhar um currículo para uma empresa pode não ser o suficiente. O candidato interessado em uma vaga envia o currículo por e-mail ou na área específica do site, o “Trabalhe Conosco” e não consegue um retorno interessante. Para isso o profissional pode elaborar uma Carta de Apresentação, que segundo a Supervisora do Programa Desenvolvendo Talentos Inclusão Eficiente, da Prefeitura de São Paulo, Flávia Colognese Mentone, tem a função de auxiliar o currículo, destacando experiências e qualidades. “A Carta de Apresentação tem a função de ajudar no marketing pessoal, uma vez que mostra resumidamente quem é você, destaca algumas experiências e qualidades que podem fazer a diferença na entrevista”, afirma.

Segundo a Consultora de RH, Fabíola Lago, a Carta pode ser ignorada por algumas empresas, outras consideram a Carta essencial para a contratação. “Algumas (empresas) simplesmente ignoram totalmente e para outras pode ser decisiva em uma contratação”, explica.

Já Mentone ensina como o profissional pode elaborar a Carta. Em primeiro lugar, o candidato precisa incluir, no início da carta o nome do recrutador. Caso não saiba, pode começar com “Prezado Recrutador, Selecionador ou Empregador”. No título do e-mail pode vir o nome da vaga em que o candidato está tentando ou quando as vagas ainda serão abertas pode ser “Assunto: Currículo – Área de Recursos Humanos”.

No desenvolvimento da Carta de Apresentação, o candidato precisa colocar suas características profissionais e pessoas que chamem a atenção de quem vai avaliar o documento. A Carta deve ser feita de forma sucinta, objetiva, clara e formal. Cartas longas e que informa que o candidato não possui uma segunda língua, principalmente o inglês, podem desclassificar o profissional. Além disso, é sempre importante revisar todo o conteúdo, para não enviar informações com erros de português.

Caso o candidato não tenha ainda nenhuma experiência profissional, ele deve destacar a sua vida acadêmica, projetos de própria iniciativa e alguma habilidade diferenciada. 

Por Carolina Miranda


Ficar desempregado não é situação confortável para ninguém. E quando estamos envolvidos nessa busca por um novo emprego às vezes temos a sensação de que o tempo conspira contra nós. E sem dúvida para todas as coisas que realizamos e gostaríamos de realizar a administração do tempo é fator primordial paro o êxito. Este artigo apresenta 5 formas para você otimizar seu tempo na hora de conseguir um emprego. São elas:

1- Leia o seu curriculum em apenas 15 segundos:

15 segundos é o tempo que leva os recrutadores para ler um curriculum. Seja objetivo e mantenha-o atualizado de acordo com a vaga em aberto.

2- Procure aquilo que você realmente quer:

Não tenha vergonha se for o caso de pedir ajuda de pessoas conhecidas para facilitar sua entrada na empresa dos seus sonhos. Mas, claro, tenha certeza do que quer assim você otimiza seu tempo e evita desgastes emocionais.

3- Atualize seu perfil no Linkedin:

Mantenha seu perfil atualizado e estabeleça contatos.

4- Procure por seu nome nas redes sociais:

Os recrutadores utilizam-se deste recurso para contactar candidatos. Faça sua busca e compare os resultados com o que você gostaria de mostrar. "Ser visto".

5- Crie metas:

Estabeleça metas para entrevistas, networking. Organize-se!

Agora se além da ansiedade para encontrar um emprego, surge também a insegurança por causa do tempo em que está desempregado, não se preocupe. Existem maneiras de você elaborar um bom curriculum e contornar essa situação sem ser prejudicado.

Como elaborar o curriculum?

1- Conquiste o seu recrutador: enfatize o que fez nos empregos anteriores e não o tempo. Bem como, o que tem feito para se aperfeiçoar, informações sobre cursos são ótimas;

2- Treinar suas respostas: o curriculum deve ser elaborado de forma sucinta, informações relevantes são concedidas na entrevista. Prepare-se para esse momento e explique seus motivos e interesses ao recrutador com cautela e controle emocional;

3- Cartas de apresentação e portfólio: são documentos que podem ser anexados ao curriculum.

Mãos à obra e boa sorte!

Por Kesianne Ferreira

Fonte: Universia


Às vezes, quando desempregados, reclamamos que não há vagas suficientes disponíveis no mercado de trabalho ou então que não tempos oportunidades. Mas será que é isso mesmo?Antes de começar a procurar emprego temos que nos certificar que alguns critérios pessoais sejam avaliados.

Seguem algumas dicas que podem ajudá-lo(a):

1.       Definir exatamente que tipo de emprego procuramos: Não se pode sair por ai atirando para todos os lados e esperar que venha a resposta de algum.

2.       Organizar o currículo: O currículo não é somente um apanhado de informações profissionais. Ele é o seu cartão de visitas. Através dele o recrutador vai decidir se te chama para uma entrevista ou não.

3.       Networking: Durante nossa vida profissional conhecemos muitas pessoas e por isso é muito importante manter relações sadias no ambiente de trabalho. Procure ex-colegas e indicações. É muito mais fácil ser recolocado quando se tem a indicação de algum conhecido.

4.       Saber negociar: Não se sujeite a ganhar qualquer quantia por desespero. O momento da entrevista é ideal para que você negocie quanto vale o seu trabalho. Se você achar que vale pouco, a empresa também achará isso.

5.       Conheça a Empresa: Antes de ir a uma entrevista, procure saber o que a empresa faz, quantos funcionários possui, quais seus clientes. Se souber informações chave sobre a empresa, o entrevistador o verá com outros olhos.

 

Por Thiago Ribeiro


A construtora e incorporadora D' Angelo Incopar  abriu processo seletivo para contratação de 84 novos funcionários para a empresa.

São 40 vagas para auxiliar de obras, 20 para pedreiro de alvenaria estrutural, 20 para pedreiro de acabamento e 04 vagas para operador de prancha.

Apenas para o cargo de auxiliar de obras não é obrigatório experiência na área.

Os benefícios são vale transporte, vale alimentação e participação nos lucros. O salário varia de acordo com o cargo exercido.

Os interessados devem comparecer munidos de currículo a obra do edifício Colinas de Vila Velha na Rua Angular,  próxima do Makro(rodovia Carlos Lindenberg) em Vila Velha/ES.

A D' Angelo Incopar  é uma empresa de 2006, resultado da fusão de duas empresas de engenharia do Espírito Santo – D’Angelo Engenharia e Incorporação e Participação. A construtora dá prioridade à utilização de tecnologia de ponta, investimento em treinamento de seus colaboradores, oportunidade de primeiro emprego aos jovens, entre outros.

Por Karina Silva


Curriculum ou Currículo? Você sabe qual é a grafia correta para essa palavra? Não? Então atenção para esse esclarecimento.

As duas formas estão corretas, mas tente evitar a palavra “curriculum vitae”, que é uma expressão em latim que significa “trajetória de vida”. É dessas duas palavras que vem as iniciais CV.

Já “currículo” é a forma aportuguesada da palavra em latim e é também a mais aceita pelas empresas. Portanto se você estiver entrando em contato com uma empresa através de um e-mail, coloque que você está enviando seu currículo.

Antigamente as palavras Curriculum Vitae eram inseridas no início da página em letras grandes como se fosse o título daquele texto, mas hoje esse modelo de currículo não é mais necessário.

Por isso, quando for digitar um novo currículo comece apenas com seu nome, seguido de dados pessoais. Em seguida coloque as outras informações como objetivo, qualificações, formação escolar, experiência profissional e por fim cursos extracurriculares e idiomas.

Por Leiliane Lopes


A Allis abre mais um processo seletivo. Agora serão 900 vagas efetivas em várias funções que requerem nível médio completo. São 400 chances para São Paulo e 500 para as demais cidades do País. As oportunidades são para as funções de estoquistas, caixas, promotores de vendas e vendedores.

Os candidatos da cidade de São Paulo deverão comparecer a Rua Dr. Bráulio Gomes, 36, 1º andar, na República, Centro de São Paulo, com o currículo devidamente atualizado, durante os horários das 9h, 11h, 13h, 15h ou às 17h.

Já os demais, devem acessar o site da Allis e localizar o endereço mais próximo para comparecer. O prazo para inscrições é do dia 20 ao dia 22 de junho. A empresa procura candidatos com espírito de equipe e que sejam proativos. Outra exigência é a vivência na respectiva área de atuação e disponibilidade integral de horário para trabalhar em escala 6×1, incluindo os finais de semana.

O salário vai de R$ 597 a R$ 1.300.

Por Thais Cortez


Se você busca uma vaga de emprego em uma empresa multinacional, saiba que para elaborar um currículo em inglês, não basta apenas dominar o idioma. É preciso considerar que o formato é diferente. Confira algumas dicas a seguir.

Um currículo em inglês é mais do que uma mera tradução daquele que você já tem elaborado em português. É necessário destacar os resultados que obteve durante a graduação e, inclusive, no âmbito profissional. Isso mostra que você tem uma experiência sólida. Esse aspecto é mais importante do que as próprias funções realizadas.

Ao descrever funções e resultados, inicie a frase com o verbo e não com o pronome pessoal. O currículo deve ter duas páginas, no máximo. A sequência de tópicos pode ser a mesma já utilizada no documento em português. No campo dados pessoais não é preciso informar: idade, estado civil e sexo. Semelhante ao documento em português, as experiências profissionais devem ser listadas de modo decrescente, isto é, da mais recente a mais antiga.

Lembre-se de que você poderá ser convocado para uma entrevista em inglês. Portanto, não minta com relação ao seu nível de fluência. Boa Sorte!

Por Melisse V.


Para conquistar uma vaga de trabalho, não basta apenas ter um currículo bem elaborado. É necessário estabelecer um plano de ação para divulgar o seu material curricular. Confira as dicas a seguir.

Primeiramente você deve considerar o seu momento de carreira (profissional experiente ou recém-formado) e a área na qual atua. Lembre-se que, atualmente, a internet é a principal fonte para você apresentar o seu currículo. Portanto, acesse os sites que oferecem oportunidades para contratação e cadastre-se. Observe se a inscrição é gratuita ou paga. Porém, não descarte os anúncios tradicionais como revistas e jornais.

Saiba utilizar a sua network, isto é, a rede de pessoas com as quais você se relaciona. Elas podem te apresentar para algumas empresas ou podem te ajudar a encontrar uma chance de trabalho.

Há também consultorias que realizam recrutamento e seleção. Saiba que essas organizações não cobram pela prestação de serviço. Você apenas entrega seu currículo pessoalmente ou se cadastra nos endereços eletrônicos e aguarda o convite para uma entrevista.

A última dica é fazer uma lista das empresas em que você tem interesse em trabalhar. Basta encaminhar o seu currículo para o setor de Recursos Humanos. Boa Sorte!

Por Melisse V.


Está cada vez mais raro encontrar empresas que pedem o tradicional currículo impresso, já que hoje o setor de recursos humanos conta com a ajuda de sites de vagas que cadastram milhares de profissionais, o que torna a busca por pessoas qualificadas ainda mais rápida.

Mas como se destacar nesses sites? Tanto nos pagos quanto nos gratuitos a forma mais eficaz de ser encontrado por uma empresa é fornecer o maior número de informações sobre as atividades exercidas.

Enquanto a versão impressa precisa ser mais objetiva, na versão online é necessário destacar bem seus objetivos profissionais, qualificações, cursos extracurriculares, de idiomas, de informática e etc.

Outra forma de ressaltar seu perfil nesses sites é detalhar suas atividades profissionais, colocando a função exercida, suas responsabilidades e se houve promoção. Esses dados são importantes, pois o recrutador busca palavras chaves para encontrar os profissionais que mais se enquadram no perfil da vaga.

Por Leiliane Lopes


A rede de supermercados Guanabara está presente com diversas unidades situadas no estado do Rio de Janeiro. Muito conhecido entre a população carioca, a rede de supermercados tem preços acessíveis e um excelente atendimento.

O departamento de RH da empresa anunciou que está com 2.405 vagas disponíveis para cargos variados. São eles: confeiteiro, carregador, repositor, padeiro, balconista de açougue, açougueiro, deposista, conferente, fiscal de caixa, fiscal de salão e balconista de salgados. Importante ressaltar que a empresa irá contratar para algumas vagas apenas candidatos do sexo masculino.

A remuneração varia entre R$ 588 a R$ 845 de acordo com o cargo e a escolaridade de cada um, mas todos serão contratados em regime de CLT e ainda receberão benefícios como vale transporte, refeição no local e cesta básica mensalmente.

Os interessados em participar do processo seletivo devem comparecer na Estrada da Água Branca, nº 6.400, em Padre Miguel, a seleção acontece todas às terças e quintas-feiras, a partir das 8:00. Todos devem comparecer munidos de documentos pessoais e currículo atualizado ou podem encaminhar para o endereço de email: seleção@supermercadosguanabara.com.br.

Por Milena Evelyn
 


Na hora de montar um currículo, muitos ficam na dúvida do que colocar no quesito ‘cursos e aperfeiçoamentos’. A primeira dica sobre este tópico é colocar em seu currículo apenas o que será apreciado pelo local onde irá entregar. Empresas de telemarketing não irão se interessar por cursos de eletricidade, desenho gráfico, entre outros. Procure sempre entregar um currículo direcionado para cada empresa, apenas com informações cruciais para a sua contratação.

Caso você não tenha nenhum curso e deseja incrementar seu currículo e disponha de tempo e um valor para investimento, opte pelos de maior interesse pela sua área. Cursos de idiomas, com o atual mercado globalizado, sempre são uma boa opção.

O inglês é língua básica para negociação, mas recentemente o mandarim tornou-se importante e diferencial no portfólio para profissionais da área de administração. A língua ainda apresenta uma grande carência no mercado e quem a domina se destaca em entrevistas. Idiomas como italiano, alemão e turco podem te tornar único no mercado de trabalho.

Se não tiver domínio dos conhecimentos de informática, aproveite o tempo livre e faça um curso. Sempre é importante conhecer o Pacote Office, principalmente o Power Point, frequentemente usado em empresas para apresentação e reuniões. Procure cursos de aperfeiçoamento em sua área de formação: pós-graduação, mini cursos de curta duração, oficinas ou mesmo expedições.

Fique de olho nas agências de emprego da sua cidade. Elas constantemente oferecem cursos de capacitação e aperfeiçoamento gratuitos, com encaminhamento para o mercado de trabalho.

Por Lidianne Andrade


Muitos jovens que estão em busca de uma colocação no mercado encontram problemas na hora de elaborar seu currículo, principalmente para aqueles que nunca trabalharam.

Então montar um currículo que seja atraente com pouca informação se torna uma missão importante e decisiva.

Primeiramente é importante que o candidato esteja atento quanto a apresentação do currículo, o texto deve ser limpo, fonte legível, enfim deve estar esteticamente apresentável.

Como o candidato não tem experiência, a dica principal é focar na formação escolar ou acadêmica, além disso, os cursos, palestras e treinamentos realizados também são importantes. Evite colocar informações falsas, como uma forma de “encher” o currículo.

Lembrando que o número de linhas não faz diferença e sim o conteúdo delas. Revise seu currículo, os erros gramaticais são imperdoáveis.

Seja sucinto nos tópicos que for utilizar, objetividade é fundamental, mesmo que o currículo seja pequeno e sem muitas qualificações.

Um candidato bem preparado para a entrevista, com boa aparência e boa comunicação também fazem as vezes do papel na hora da entrevista.

Por Milena Evelyn


A Focco Sistemas de Gestão, empresa de tecnologia da informação e especializada em softwares está selecionando 15 profissionais com experiência na área de gestão e negócios em três Estados. Na área de gestão, é necessário que os candidatos tenham experiência nos seguintes setores: distribuição, escrituração fiscal, produção, contabilidade, engenharia, custos, PCP, comercial e de compras.

Os participantes aprovados irão exercer suas funções na cidade de Caxias do Sul (RS) e nas filiais da empresa de Jundiaí (SP), São José (SC) e São Leopoldo (RS).

Os valores dos salários e dos benefícios não foram divulgados pela empresa. Se você é da área de tecnologia da informação e quer voltar ao mercado de trabalho, envie o seu currículo para o e-mail foccoemfrente@sucessor-rh.com.br até o dia 30 de abril de 2011 e boa sorte na seleção! Aproveite para conhecer o site institucional da empresa.


Consolidada em nível mundial, a multinacional francesa Schneider Electric atua em cinco segmentos no gerenciamento da eletricidade e automação, desde energia e infraestrutura até Data Centers & Networks. No Brasil, onde conta com 11 filiais, estão sendo contratados profissionais para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Recife, e também para o Distrito Federal.

As oportunidades de emprego englobam as áreas comercial, back office, operações e funções administrativas. Há posições disponíveis para engenheiro de vendas pleno, orçamentista, analista de processos, gestor de projetos, engenheiro de automação Pl, técnicos de ar-condicionado, consultor de negócios PI, técnico de serviços, consultor de vendas externas, assistente executiva bilíngue, comprador, analista de mobilidade sênior, auxiliar de vendas técnicas, vendedores e assistentes de vendas.

O Curriculum Vitae pode ser enviado diretamente através do site da empresa: www.schneider-electric.com.br. No link o concorrente irá clicar em "Carreiras", depois "Trabelhe Conosco", e finalmente, em "Ver oportunidades". A Schneider também oferece oportunidades de estágio e possui um programa de recrutamento internacional.

Por  Gislaine Rabelo      


O Grupo Abril, que é uma empresa internacionalmente renomada, especializada em mídia impressa, televisiva e virtual, está oferecendo vagas para estudantes de Administração, Marketing e Administração com ênfase em Comércio Exterior, com previsão de conclusão do curso entre os meses de dezembro de 2012 e dezembro de 2013.

Os candidatos interessados deverão ter o domínio do pacote Office e conhecimentos em Inglês, no nível intermediário e avançado.

Os estudantes selecionados deverão desempenhar as seguintes tarefas na empresa: estudar o mercado nacional e internacional de publicações; contatar os fornecedores estrangeiros; acompanhar e desenvolver os projetos da área de publicações; dar suporte ao gestor para a realização de apresentações; realizar cadastros no sistema, distribuição logística das publicações e prever vendas.

A empresa não divulgou o salário e benefícios para o seu programa de trainees e os currículos poderão ser cadastrados no site do Grupo Foco.

Por Gy Camargo.


Muita gente procura emprego por meses e não encontra; outros ao contrário, em poucos meses encontram um bom emprego. Isso depende de como se procura, há métodos mais e menos eficientes. Alguns dos modos são:

Ter alguém que indique uma pessoa para um determinado cargo é o famoso “QI”. Para isso não basta conhecer “o amigo do amigo do amigo” que trabalha em uma boa empresa; é necessário que quem indique conheça bem quem vai ocupar a vaga.

Enviar currículos para vários lugares nem sempre funciona, pois muitas vezes o currículo não chega às mãos do responsável pelas contratações. O que se deve fazer é procurar saber para quem mandar e depois telefonar para confirmar o recebimento, ou entregar em mãos.

Redes sociais são uma boa opção e por isso ter um bom perfil no Twitter ou no Facebook ajuda muito. Páginas de empregos são outras boas opções; procure tomar o cuidado de verificar se são idôneas.

Fazer cadastro na parte de “trabalhe conosco” das páginas das empresas. Lembrando que ter um bom currículo com bons cursos, experiência e pelo menos saber uma língua estrangeira são fatores importantes também.

Por Karin Foldes


Sem ter experiências anteriores, muitos futuros profissionais angustiam-se na hora de preencher um currículo sem histórico anterior, acreditando não ser atrativo tal aspecto na avaliação de um futuro chefe.

A verdade é que um currículo sem experiência anterior pode ser muito atraente, basta saber como preencher com os dados corretos. Uma dica muito enriquecedora são os cursos, que mostram muito interesse do candidato por aprendizado e podem ser de extrema necessidade do primeiro emprego. Lembre-se de enumerar apenas os cursos que serão relacionados com a seleção a qual está enviando o currículo. Ser sucinto é crucial na redação de um currículo.

Caso tenha tempo livre invista em cursos para enriquecer o currículo como idiomas, marketing, administração, entre outros que tenha interesse e sejam relacionados com a área pretendida.

Autoelogios são dispensáveis. Deixe que o empregador ou suas referências digam o que acham de você. Jamais coloque textos como “dinâmico, inteligente, perspicaz”. São inadequados e soam extremamente narcisistas.

O texto é crucial e deve ser revisado para caso contenha erros de português, completamente inaceitáveis em currículo.

Caso não tenha feito universidade, não há problema para muitos cargos disponíveis no mercado de trabalho. Mas lembre-se de observar antes os requisitos da vaga para não desperdiçar seu tempo nem do empregador avaliando um currículo inadequado.

Por Lidianne Andrade


Muitos profissionais compram os classificados de jornal todo fim de semana e procuram sites específicos na Internet na busca por uma única coisa: vagas de emprego na sua área. Mas quando encontra e chegou a hora de enviar currículo, você está fazendo a escolha certa?

O primeiro item a ser observado é a escolha do tipo de letra. Como é uma avaliação profissional, dê preferência a fontes digitais formais como Arial, Times New Roman ou Verdana em tamanho 10 a 12. Lembre-se: é para ser legível e sério, profissional. Recomenda-se enviar foto apenas quando solicitado.

Quanto aos cursos, seja objetivo e pense na vaga pretendida. Um currículo de quatro páginas pode passar despercebidamente na mesa de um recrutador por ter excesso de detalhes que não interessam ou ainda demonstrar desinteresse, pois você fez cursos demais e ainda não conseguiu nada. Aparentemente seria um profissional ‘sem foco’.

Seja claro e selecione apenas os cursos que sejam diretamente ligados ao cargo pretendido. Exemplo: se você almeja uma vaga de gerente de loja, os cursos de telemarketing, edição de imagem e fotografia em nada irão acrescentar ao seu empregador. Enumere os mais importantes e coloque-os, no máximo cinco.

Siga a mesma regra para o histórico profissional. Cargos ocupados por menos de um mês e não relacionados com a sua área não tem muita importância no histórico profissional e podem demonstrar a impressão errada, como o fato de você ter passado por mais de 10 empresas e em nenhuma ter uma estadia longa, colocando dúvidas desnecessárias na hora da contratação. Lembre-se: objetividade ajuda ao recrutador ver seu perfil profissional e mostra seu interesse específico naquela oportunidade.

O último item e talvez o mais importante sejam as referências. Escolha apenas duas, mas estas devem ser suficientes para trazer uma boa impressão de você. Muitas empresas atualmente dispensam referências, pois a lógica informa que ninguém irá colocar no currículo alguém falando mal de você. Caso tenha algum mal entendido em determinada estadia como funcionário, dispense o contato.

Por Lidianne Andrade


Boucinhas & Campos, empresa especializada em vários ramos do setor de gestão, está oferecendo 50 oportunidades para coordenadores de equipe.

As vagas são para candidatos com o seguinte perfil: experiência anterior em liderança e coordenação de equipes; cursando 4° ano na faculdade ou recém-formados nas seguintes áreas Psicologia, Comunicação, Marketing, Administração e correlatas.

Também fazem parte das exigências relativas ao perfil dos aspirantes as vagas: flexibilidade; capacidade de liderança, lidar com desafios, comunicação assertiva e diagnóstico e análise de negócios potenciais.

É desejável a experiência anterior na área comercial.

A empresa não informou o salário e os benefícios oferecidos.

O horário de trabalho é das 9 horas às 18 horas, o que acarreta numa jornada de 8 horas de trabalho diárias.

Informações adicionais e inscrições no site da empresa: www.boucinhasconti.com.br.

Os cadastros de currículos podem ser feitos também através do e-mail: vagas@boucinhasconti.com.br , colocando no campo “assunto” :”Vagas coordenador de equipes”.

Por Gy Camargo


 


Estão sendo oferecidas 40 vagas de emprego na Simpress, empresa do setor de gestão de documentos e soluções de impressões, que atua no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Salvador. A empresa tem vagas abertas nas áreas de atendimento, inteligência de mercado, análise contábil, recursos humanos, análise de suporte e soluções, técnico em eletrônica e gestão de serviços.

As contratações serão para a matriz, em São Paulo, e para as filiais nos estados do Paraná e Rio de Janeiro.

Boa interação social, seriedade, flexibilidade, proatividade e disponibilidade são algumas das características que a empresa procura nos candidatos. Os valores dos salários não foram informados, mas dentre os benefícios estão transporte, alimentação, plano de saúde (médico e odontológico), participação nos lucros e resultados da empresa e academia de ginástica (para os funcionários da sede em São Paulo).

Quem se encaixar no perfil e estiver interessado em alguma das vagas, pode se cadastrar no site www.simpress.com.br (no link Carreiras), onde também se encontram as informações completas sobre cada uma das vagas (escolaridade, experiência, etc).

Outra opção é mandar o currículo pelo e-mail selecao@simpress.com.br.

Por André Gonçalves


A empresa especializada em refeições, a Puras, está com 422 vagas abertas para portadores de deficiência para atuação no segmento de suporte e alimentação. As vagas são para os seguintes estados: Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, Ceará, Sergipe, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

 Os interessados devem cadastrar o currículo na seção Trabalhe Conosco ou Fale Conosco do site da companhia.

A seleção será para gerente de unidade, analista, cozinheiro, chefe e oficial de cozinha, além de profissionais para a área de serviços. Os selecionados serão acompanhados por pessoas nomeadas que trabalhem na mesma área dos candidatos. Os tutores serão responsáveis por ensinar, orientar e ajudar na realização das atividades.

As inscrições estarão abertas até o preenchimento de todas as vagas.

Para mais informações sobre a empresa, acesse o site da Puras.

Por Pâmela Souza


A Contax abre 10.152 oportunidades para atendente de contact center.

As vagas estão distribuídas entre as capitais do estado de São Paulo (3 mil) , Rio de Janeiro ( 2.060), Ceará (700), Minas Gerais (1.563), Bahia (269), Rio Grande do Sul (560) e em Pernambuco (2 mil).

Quem se interessar em participar do processo seletivo, basta acessar o site da própria Contax e cadastrar o currículo. O candidato deve ser maior de idade (18 anos), possuir ensino médio completo, ter uma boa comunicação interpessoal e habilidades básicas na área de informática.

A seleção será comporta por entrevistas, dinâmicas de grupo e testes de português e matemática. A empresa oferece além de uma remuneração fixa (que varia de acordo a área e a carga horária trabalhada), assistência médica e odontológica, vale-transporte e vale-refeição, treinamento específico e convênios com faculdades.

Depois de um semestre como contratado, a Contax já permite que o colaborador participe de processos de recrutamentos internos, para um posterior crescimento e desenvolvimento de carreira dentro da empresa.     

Por Thais Cortez

 


Supermercado no Rio de Janeiro está com 90 vagas para empacotador, com escala de trabalho 6 x 1, com uma folga por semana e uma folga de domingo por mês.

As vagas são para Ipanema, Recreio, São Conrado, Copacabana, entre outros.

Para participar é necessário possuir o ensino médio completo. Não é exigida experiência anterior e as oportunidades são para ambos os sexos.

As atividades serão empacotar as compras dos clientes, recolher carrinhos e cestinhas etc.

O salário é de R$ 550,00, com benefícios como vale-transporte e refeição na loja.

Os interessados devem comparecer à Av. Presidente Vargas, 1733 – 13° – Sala 1303 de segunda à sexta-feira com documentos e currículo, às 9h ou às 14h.

Por Karina Silva


A Time For Fun, a maior produtora de shows da América Latina, está selecionando candidatos para a montagem do musical 'As Bruxas de Eastwick', que é baseado no romance homônimo do inglês John Updike.

Procura-se por homens e mulheres, com idade entre 18 e 50 anos, que sejam atores, cantores ou dançarinos; e cantoras que tenham idade entre 7 e 12 anos e tenham noções de interpretação.

Se você se encaixa no perfil, envie seu currículo, mais foto de corpo inteiro, até o dia 24 de fevereiro de 2011, para o e-mail: audicoesbruxas@t4f.com.br. A seleção se dará entre os dias 28 de fevereiro e 3 de maio de 2011, em São Paulo.

'As Bruxas de Eastwick' é bastante conhecida pela adaptação para o cinema, que contava no elenco com: Jack Nicholson, Michelle Pfeiffer, Cher e Susan Sarandon. 

O musical brasileiro terá direção de: Cláudio Botelho e Charles Möeller e deve estrear no segundo semestre de 2011 ou no início de 2012. Mais no site da Time For Fun.

Por Thiago Martins  


A Gelre, empresa que atua no ramo de relações humanas e recrutamento, está com 8 mil vagas de emprego abertas no presente momento. Existem oportunidades para os estados de São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Pernambuco.

Do total de vagas, 2 mil são temporárias para o Carnaval e Páscoa 2011, o restante são efetivas.

Os cargos são nas áreas de telemarketing, vendas e promoção. Salários variam de R$ 600 a R$ 3 mil. Também serão oferecidos vales alimentação e transporte.

A busca é por candidatos que tenham ensino médio completo e sejam maiores de 18 anos.

Para participar da seleçlão e concorrer a uma das vagas, você pode se cadastrar no site da Gelre (www.gelre.com.br) ou levar seu currículo pessoalmente a qualquer uma das unidades da empresa nos estados citados acima (endereços aqui).

Por Thiago Martins


A oportunidade de se obter um bom emprego é o sonho da maioria das pessoas. Dos jovens aos mais velhos, o emprego ideal é aquele onde a remuneração é boa e as condições para o trabalho são melhores ainda.

Mas todos devem ter em mente que antes de procurar o emprego dos sonhos, o currículo precisa estar em dia.

Mantenha as informações do seu currículo sempre atualizadas, principalmente os telefones e e-mails para contato, não invente informações na intenção de “aumentar” o valor do currículo, nunca entregue uma impressão do currículo amassada ou suja, tenha cuidado.

Na hora da entrevista mantenha a calma e seja espontâneo, lembrando que muitas das informações que estão no papel podem ser perguntadas ao candidato, fique atento e não se engane.

Confira mais dicas no vídeo:

Por Milena Evelyn


O início do ano é uma boa oportunidade para buscar uma nova colocação profissional, pois a maioria das pessoas está de férias descansando, diminuindo a concorrência. Mas você sabe elaborar um bom currículo para ser apresentado junto às agências de emprego ou nas suas entrevistas junto às empresas? Confira a seguir algumas dicas de especialistas na área:

  • Ao digitar seu currículo, tome muito cuidado com erros ortográficos, concordância e digitação. Isso faz uma grande diferença no processo de seleção;
  • Não minta nem invente fatos no seu currículo, pois pode ser surpreendido durante a entrevista;
  • Duas folhas de currículo são mais que suficientes para o selecionador obter as informações necessárias;
  • Não se esqueça de informar o local em que se formou, trabalhou e as data de início e encerramento, bem como descrever os cargos exercidos e atividades que realizou;
  • Um dos pontos mais importantes é o objetivo. Escreva de maneira clara e convincente as suas pretensões profissionais, em duas e três linhas;
  • Não é necessário informar documentos pessoais como CPF, RG, número da carteira de trabalho. No topo do currículo informe seus dados pessoais, como o nome completo, nacionalidade, nascimento, estado civil, endereço, telefone e e-mail, também não é preciso inserir foto no currículo;
  • Por fim o currículo deve ser impresso em folhas brancas e com tipos de letras de fácil leitura e boa apresentação, como as fontes Times New Roman e Arial. Procure só usar letras em negritos, itálicas e sublinhadas para organizar as informações, sem exageros.

Por Selma Isis

Fonte:  Elisa Aguiar, coordenadora de treinamento e desenvolvimento da Inthegra Talentos Humanos.


Todas as unidades do estado do Rio de Janeiro do Sistema Elite de Ensino, empresa que atua no setor de educação privada, estão com vagas de emprego abertas. São diversas oportunidades na área operacional. Os cargos disponíveis são: auxiliar de serviços gerais – que exige o nível fundamental; e secretária, auxiliares de secretaria e escritório, assitente administrativo, motorista e operador de copiadora – todos exigindo o nível médio.

Para todos os cargos é necessário conhecimento em informática. Os salários e benefícios irão condizer com as práticas de mercado. Os contratados irão atuar nas 13 unidades já existentes da empresa no Rio de Janeiro, e em duas novas, que serão inauguradas em breve nos bairros de Bangu e Madureira, na capital fluminense.

Interessados em se candidatar a uma das vagas devem enviar seus currículos para o e-mail: rh@sistemaeliterio.com.br. Visite o site do Sistema Elite de Ensino –sistemaeliterio.com.br.

Por Thiago Martins


A Omnes Cosméticos está à procura de profissionais para atuarem como representantes da marca nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Para participar do processo seletivo, é preciso ter experiência na área de cosméticos, principalmente se for varejo, e veículo próprio para locomoção.

Os candidatos interessados na vaga devem enviar uma cópia do currículo para o endereço de e-mail comercial@omnes.com.br. A empresa não forneceu informações como valor do salário, horário de trabalho e benefícios aos funcionários.

A Omnes, que está no mercado desde 2004,  trabalha com produtos de perfumaria, higiene e estética, tanto masculinos quanto femininos.

Por BFF


A Centauro, uma das maiores lojas de departamento esportivo do país está com oportunidades de trabalho nas zonas norte e sul do Rio de Janeiro. Dentre as vagas disponíveis estão as de vendedor, assistente de loja, operador de caixa, assistente de estoque e zelador.

Os pré-requisitos exigidos são de que os candidatos de ambos os sexos tenham mais de 18 anos, sejam dinâmicos e tenham disponibilidade de trabalhar das 9h às 17h ou das 14h30 às 22h30, inclusive em finais de semana.

Inscreva-se na seleção enviando seu e-mail para o recrutamentorj.varejo@yahoo.com.br especificando no campo Assunto “Centauro/bairro em que reside” até o dia 16 de agosto de 2010 e venha atuar na Centauro dos Shoppings Leblon, Rio Sul, Tijuca, Ilha Plaza e Norte Shopping.

Por Camila Porto de Camargo

Fonte: G1


Hoje em dia a internet é uma ferramenta cada vez mais poderosa nos mais variados campos de nossa vida e pode ser também quando estamos procurando um emprego. E a forma como faremos com que nossas informações profissionais cheguem até aqueles que tem a vaga que procuramos é fundamental. E para isso é preciso estar atentos a detalhes importantes quando cadastramos nosso currículo em sites de emprego e nos links “Trabalhe conosco” das empresas.

Segundo especialistas como Cláudia Callé Gonçalves, da Ricardo Xavier RecursosHumanos, além é claro no capricho e formatação do currículo no Word, o dado mais importante quando fazemos nosso cadastro em sites de emprego ou empresas, é a objetividade e concisão, focando na vaga oferecida. Os campos devem ser preenchidos com calma, com seguidas revisões para se certificar que esteja tudo correto. O campo experiência profissional é fundamental e devem ter os mais detalhes possíveis. Outra informação importante são as datas de entrada e saída de empregos anteriores. Outra dica é sempre colocar seus cursos de idioma e níveis referentes, cursos de capacitação e técnicos, para atrair os filtros usados pelos selecionadores.

Outro especialista, Ricardo Grinberg (trabalhando.com.br), consultoria de recursos humanos, sugere a atualização constante dos dados cadastrados nos sites, como cursos, experiências adquiridas e dados de contato como número de telefone e e-mail. O ideal é se fazer uma lista com todos os sites onde se fez cadastro e atualizá-los à medida que as informações forem se alterando. Erros de digitação e português são imperdoáveis, assim como não ter atenção nos dados de contato cadastrados.

Para os experientes, Renato aconselha selecionar as informações mais indispensáveis profissionalmente, sendo sempre sucinto e destacando promoções e cursos importantes. Já para os com pouca experiência profissional, a sinceridade e a criatividade são fundamentais. Pode-se colocar trabalhos voluntários e esportes em grupo. O que passa uma imagem de comprometimento social e trabalho em equipe.

Por Mauro Câmara

Fonte: G1


Hoje em dia na hora de se buscar um emprego, a apresentação cada vez mais tem que ser um diferencial a favor do candidato a uma vaga no mercado de trabalho, seja ela pessoal, como vestimenta e postura ou a apresentação de sua formação e experiência profissional através de um bom currículo.

Dentro deste contexto, uma ferramenta que surge em sites de hospedagem de currículos na internet é o minicurrículo. Um resumo conciso e objetivo contendo apenas as informações mais importantes do candidato. De acordo com o presidente da  curriculum.com.br, Marcelo Abrileri,  este resumo deve tratar dos pontos essenciais da vida profissional do candidato como objetivo profissional, formação acadêmica e experiência adquirida. Podendo esta ferramenta ser usada em páginas pessoais e/ou em assinaturas de artigos, mas sempre contendo um link apontando para a versão completa do currículo.

Não se deve colocar neste resumo, segundo especialistas, dados como nome, documentação ou características pessoais e físicas, e nem dados de contato. Devem conter, apenas e tão somente as informações relevantes para chamar a atenção de quem recruta e fazê-lo se interessar, potencialmente, pelo candidato.

Por Mauro Câmara

Fonte: ig empregos


Quem coloca seu currículo na internet agora tem que prestar o máximo de informações possíveis se quiser aumentar as chances de ser selecionado.

É que atualmente há a busca de candidatos pelo próprio sistema e quanto mais dados o candidato à vaga colocar mais chance terá de ser capturado.

Não é só mais a pessoa que recruta que deve ser levada em consideração, mas também, o computador. Já os modelos impressos são diferentes, pois, quanto mais resumido melhor para quem está avaliando.

Mas de qualquer forma, aumentar os dados nos currículos on-line também não significa detalhar todo o histórico do candidato desde a infância até a atualidade. As informações devem ser mais específicas e claro, sem pecar por excessos e exageros.

Por Márcia V. L. Galvão


Arrumar emprego não é nada fácil, temos que fazer um currículo, imprimir e andar e andar para entregá-lo, a mesma rotina de sempre. Não mais?

Atualmente as grandes empresas até as médias preferem o currículovirtual”. Isso mesmo sem contato físico, você manda o currículo para o endereço de e-mail da empresa, ela analisa o seu currículo, e se ela aprovar, envia um e-mail para você marcando uma entrevista para a seleção da vaga.

Percebe que as empresas facilitaram a vida do desempregado, ele não precisa mais ficar andando e andando para entregar currículos, agora é tudo virtualmente.

A globalização informatizou o mundo, e está revolucionando a velha forma de contatar funcionários. Pelo visto curriculum impresso ficou para trás.

Por Mateus Silveira


O candidato terá grande oportunidade de conquistar seu emprego quando, além de objetividade e clareza, apresentar foco no seu diferencial ao redigir seu currículo. Esta dica não se aplica somente a iniciantes, como estagiários e trainees, mas ao profissional que deseja recolocação no mercado de trabalho.

O diferencial é aquilo que você tem certeza, habilidade e conhecimento técnico de realizar com precisão e qualidade. Observe algumas dicas de como descobrir seu diferencial:

  • Faz a atividade durante horas e nem percebe o cansaço.
  • Realiza pesquisas e lê, constantemente, sobre o assunto.
  • Nas conversas sociais acaba sempre relatando suas experiências de sucesso, até como uma forma de aceitação do grupo. Se o grupo é familiar, você relata para fazê-los sentir orgulho de você. Para um novo grupo de amigos, suas observações são para demonstrar suas capacidades com interesse, oculto, de maior aproximação com pessoas que, de certa forma, você admira.

Por Patricia Gujev


Quando o profissional avista uma vaga de emprego nos classificados deve rever seu currículo antes de diretamente enviá-lo à empresa, pois para cada vaga são necessárias habilidades específicas.

Para o recrutador é nada mais que enfadonho ler histórico profissional que nada tem a ver com as funções do cargo em vista.

Muitos trabalhadores, por razões pessoais ou econômicas, chegam a atuar em áreas totalmente distintas ao longo de sua carreira. Para esses, a dica é enviar currículo que relate apenas os empregos em que desempenhou funções correlatas ao cargo desejado, afim de que demonstre o que de fato pode adiantar caso assuma o cargo anunciado.

Karina Gonçalves


Atente para sete erros comuns em currículos, e que podem custar uma desclassificação em um processo seletivo:

1. Desatualização – veja se suas últimas realizações já estão incluídas no CV no dia da entrevista;

2. Documentos – é incorreto incluir números de identidades);

3. Experiências desordenadas – o ideal é que as experiências profissionais estejam em ordem cronológica, a começar pela última);

4. Datas erradas – confira nos certificados se as datas no currículo correspondem à realidade, pois estes documentos comprobatórios podem ser requeridos pelo selecionador posteriormente;

5. Má qualidade gráfica – é importante que o papel seja limpo, com boa textura, que a fonte de letra escolhida seja bem legível e a impressão de ótima qualidade, inclusive para fotos;

6. Redação em primeira pessoa – o correto é o uso de substantivos, ex: ao invés de escrever “eu desenvolvi…”, melhor é “desenvolvimento de…”;

7. Extensão exagerada – um currículo deve ter no máximo duas páginas.

Por Karina Gonçalves


Tão importante quanto a aparência pessoal numa entrevista é a aparência do currículo enviado. Assim, como a nossa primeira impressão pode ser impactante negativamente, a mesma impressão pode causar um currículo desnudo de uma apresentação.

Principalmente se for direcionado à alguém, deverá conter o nome a quem se destina e ser acompanhado de uma carta de apresentação simples e objetiva, anexa no currículo.

A carta de apresentação é usada para falar um pouco mais sobre você, num contexto diferente do que se escreve no currículo. Um currículo deve ser breve, sem ocultar informações importantes, e a carta de apresentação permite o uso de mais informações.

Você pode, por exemplo, mencionar na carta experiências curtas que não estão no currículo ou habilidades que podem ser consideradas em outros cargos, caso a vaga de sua escolha não esteja disponível.

O mais importante é que a carta de apresentação aumenta suas chances de colocação e demonstra  domínio de comunicação.

Confira no vídeo abaixo as dicas de como fazer a sua carta de apresentação:


Laboratórios Sabin é ideal para mulheres, e que investe muito na qualidade de vida de seus funcionários. O Sabin, possui 648, dentre os quais, 72% são mulheres e possuem idade média de 31 anos. A empresa, investe em desenvolvimento de carreiras e possui chefes altamente qualificados e preparados para a gestão da empresa.

A empresa é dividida em áreas, administrativas com vagas em Controladoria, Financeiro, Marketing, Qualidade, Recursos Humanos, Relacionamento, Saúde e Segurança, Tecnologia e Transporte. E na área técnica, com vagas em Imunoquímica, Hormônio, Bioquimica, Imunologia, Assessoria Científica, Biologia Molecular , Micologia, Parasitologia e Urinálise.

Para cadastrar seu currículo acesse: www.sabinonline.com.br/site/ e escolha a opção Trabalhe Conosco no menu superior da página, você será redirecionado para a página de cadastro, onde poderá cadastrar seu currículo, alterar dados e consultar vagas.

Por Susan Mélany


Uma das melhores características da Volvo do Brasil, é sem dúvidas a liberdade de expressão. A empresa valoriza as idéias dos funcionários e deixam todos muito satisfeitos com a política da empresa. A empresa possui 30 anos e produz chassis de ônibus, caminhões, motores e cabines.

Possui 2335 funcionários, com idade media de 36 anos e tempo médio de casa de 10 anos, e os funcionários são sempre motivados a participar das ações de responsabilidade social da empresa. Por isso, a empresa consegue realizar diversas atividades e une seu trabalho de valorização de funcionários com a valorização da sociedade.

Para cadastrar seu currículo, basta acessar www.volvogroup.com e escolher no menu principal Quem Somos, em seguida escolha a opção Recursos Humanos e no canto direito da página, em Acesso Rápido, escolha a opção desejada: Volvo do Brasil ou Grupo Volvo Internacional.

Por Susan Mélany


A empresa ganhou o terceiro lugar na lista das melhores empresas para trabalhar em 2008 e dois segundos lugares em 2006 e 2007, e desde então, vem investindo em melhorias para garantir um bom desempenho. Por isso, a empresa passou do terceiro para o segundo na lista e é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar do Brasil em 2009.

A empresa tem um índice de felicidade no trabalho de 91,4, índice medido pela pesquisas maiores e melhores, para avaliar a qualidade de trabalho das empresas, além disso, possui 1059 funcionários, com idade média de 32 anos e tempo de casa de aproximadamente 7 anos.

Para cadastrar seu currículo é preciso enviá-lo a gestao@masadaamazonia.com.br. A empresa oferece entre outras coisas, bolsa de estudos para funcionários de 50% do valor da mensalidade, além de plano de saúde e transporte.

Por Susan Mélany


A Caterpillar, é líder absoluta de mercado em seu segmento de atuação, e desde 1954, atua de fortemente no mercado brasileiro e internacional. No inicio das atividades, a empresa possuía uma área de 164.000 m², em Santo Amaro, São Paulo. Hoje são mais de 214.000 m² construídos e uma área total de 3,8 milhões m², que abriga entre outras coisas, centros de treinamentos e clube para funcionários.

A empresa no Brasil produz atualmente 35 modelos de máquinas, entre Motoniveladoras, Tratores de Esteiras, Carregadeiras, Retroescadeiras, Compactadores e Escavadeiras Hidráulicas. Produz também grupos geradores nas faixas de 50 a 750 kVA, ferramentas e acessórios especiais para seus equipamentos.

A empresa é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar desde 2004, e não é por menos, pois investe em treinamentos e programas de premiação a funcionários, e para se candidatar a uma vaga, você deve acessar: http://brasil.cat.com/cda/layout?m=62802&x=12 clicar em Caterpillar no Brasil, em seguida Trabalhe Conosco e em Clique Aqui. Você será redirecionado a página de cadastro, onde poderá cadastrar currículo, consultar vagas, alterar dados e muito mais.

Por Susan Mélany


A Cultura Inglesa, é referencia no ensino do inglês, está presente nos estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Foi fundada em 1934, para ser um elo entre Brasil e Grã-Bretanha.

Um dos seus maiores diferenciais sem dúvidas são os professores muito qualificados e a estrutura de salas e materiais didáticos. Hoje, a Cultura Inglesa é líder de mercado em todos os estados que atua e tem uma marca muito confiável e reconhecida.

Para cadastrar seu currículo e concorrer a uma vaga na empresa, é preciso acessar o site www.culturainglesa.net. Na página principal, escolha a opção A empresa, no lado superior da página, logo depois, você verá um menu ao lado esquerdo com a opção Trabalhe Conosco.

Você pode cadastrar seu currículo no próprio site da empresa, mas preste atenção nos requisitos que a empresa exige dos candidatos: Informações Pessoais (Meios de Contato), Graduação, Experiência Profissional, Idiomas e Certificação CELTA / ICELT, além de conhecimentos em informática e cursos extracurriculares. A empresa oferece cursos, participação nos lucros e vários outros benefícios.

Por Susan Mélany


A Brascabos é líder em redes elétricas no segmento de linha branca no Brasil e desenvolve componentes elétricos e eletrônicos para uma variedade enorme de produtos. Entre seus principais clientes estão: Brastemp, Consul, Honda, GE, Dako, CCE e Bosch.

A empresa foi criada em 1985, com o intuito de produzir redes elétricas para as empresas do grupo Brasmotor, porém em 1992, tornou-se independente e passou a comercializar diversos tipos de produtos de seu segmento, dentro e fora do Brasil. Hoje possui a Brascabos da Amazônia em Manaus, e atende inclusive a Zona Franca da região.

A empresa está entre as 100 melhores para se trabalhar do ano de 2009, pois se preocupa com o bem estar de seus funcionários e sabe reconhecer e premiar as iniciativas de cada um.

Para fazer parte dessa empresa, você precisa acessar o site www.brascabos.com.br escolher a opção RH que aparece na parte superior da página e a opção currículo que está no lado direito. A partir daí é só seguir as instruções e cadastrar seu currículo.

Por Susan Mélany


A Ambev é conhecida por todo mundo e você com certeza já ouviu falar dela. É a quinta maior cervejaria do mundo e líder do mercado brasileiro. Vende cerca de 12 bilhões de litros de bebidas por ano, atua em 14 países do mundo, possui 45 fábricas nas Américas e 2 milhões de pontos de venda na América Latina.

Só pelos números já dá para perceber porque ela foi considerada uma das melhores empresas para trabalhar. Aqui no Brasil, possui 20.000 funcionários, e mais cerca de 15.000 no Canadá e em outros países das Américas. Além disso, são cerca de 13 mil vendedores e uma frota de 16 mil caminhões e 3.500 motocicletas, sem contar barcos e balsas, que trabalham para entregar os produtos mesmo nos lugares mais distantes.

Para cadastrar o currículo, basta entrar no site www.ambev.com.br escolher a opção Trabalhe Conosco que está no menu do lado esquerdo da página e escolher a opção que mais combina com seu perfil, são elas: profissionais, estagiários, portadores de deficiência e trainee.

Para o cadastro de estagiários, você também pode ir direto para o site e para o cadastro para vagas de trainee,  www.traineeambev.com.br.

As inscrições de Trainee já estão encerradas, mas nos dois sites, você encontra muita informação e pode ir se preparando para concorrer uma vaga em 2010.

Por Susan Mélany


Uma das preocupações das organizações e do profissional moderno é a participação em atividades sociais e em programas de voluntariado.

Alem da consciência, o currículo de quem participa é mais valorizado, tanto é que hoje existe campo no currículo para preencher com as atividades extras.

Para quem tem vontade e pode se dedicar a isso é uma ótima forma de ajudar o próximo e a colaborar com o crescimento de toda uma sociedade que se funda em torno de valores capitalistas e, em algumas situações, bem selvagens.

Procure entidades assistenciais, procure conversar com o Departamento Pessoal de onde trabalha, para verificar se alguma associação já não faz parte dos trabalhos voluntários da empresa.

Por José Alberi Fortes Junior.


A Pepsico é uma das maiores empresas de bebidas e alimentos, produz as marcas: Pepsi, Gatorade, Toddy, Quaker, Coqueiro, Elma Chips e H2O, entre outras. É considerada umas das melhores empresas para se trabalhar pois se dedica aos seus mais de 9.000 colaboradores da mesma forma com que se dedica aos seus clientes e fornecedores, valorizando assim, todos os que fazem parte do sucesso da empresa.

Para se candidatar a uma vaga na empresa, é preciso acessar aqui. Lá você encontra uma opção Cadastre-se, onde poderá escolher as vagas para profissionais, profissionais com necessidades especiais e estagiários.

Assim que escolher a opção que melhor se enquadra com seu perfil, você deverá cadastrar o currículo, seguindo os passos explicados no site, e é só aguardar. Nesse site, também é possível consultar vagas em aberto, alterar dados no cadastro. Para vagas de estágio, o cadastro pode ser feito o ano todo, e os currículos vão sendo aproveitados no decorrer do surgimento das vagas.

Por Susan Mélany


A Alumínio Brasileiro SA, é uma empresa brasileira, fundada em 1985, em Barcarena, próxima a Belém. É reconhecida internacionalmente pela qualidade de produção de metal. Possui certificações internacionais, como ISO 9001, ISO 14001 e SA 8000. Surgiu da associação da Vale e da Nippon Amazon Aluminium Ltda, e tem como maior participante do consorcio o Japan Bank for International Cooperation.

A empresa é uma das melhores empresas para se trabalhar pois possui uma enorme preocupação com seus funcionários e uma política interna que valoriza competências e técnicas, buscando a excelência. Avalia e aprimora o desempenho dos funcionários e ainda tem um programa de premiação e reconhecimento do trabalho realizado.

A empresa oferece, assistência médica, academia, previdência privada e transporte. Para concorrer às vagas da empresa, é preciso cadastrar o currículo no site www.albras.net , lá você encontra todas as informações, para deixar seu currículo.

Por Susan Mélany


O Banco HSBC tem mais de 5,4 milhões de clientes no Brasil e está espalhado por vários países do mundo.

Atualmente está presente em 562 municípios do Brasil, com 5155 caixas eletrônicos, com mais de 300 mil colaboradores. Entre os diferenciais competitivos do banco estão programas de desconto aos clientes em sessões do Cine HSBC em São Paulo, em toda programação do Teatro HSBC em Curitiba e em outros vários eventos com apoio do banco.

O site do banco www.hsbc.com.br tem uma página destinada só para cadastro de currículo, com diversas opções de tipos de vagas. Basta acessar o site e escolher a opção Pra Você localizada no canto superior da página inicial, e logo depois a opção Trabalhe no HSBC, que fica no canto inferior da página. Você será redirecionado a uma página cheia de opções para conhecer melhor o banco e as vagas disponíveis. A partir daí, é só fazer o cadastro e torcer para dar certo!

Por Susan Mélany


A internet é um dos vários meios que existe para você ser encontrado, por isso, cadastrar o currículo em sites especializados ajuda, e muito, na busca pela oportunidade procurada. Atualmente empresas de Recursos Humanos praticamente exigem que o candidato se cadastre em seu site. Logicamente, na entrevista, o candidato deve levar o currículo impresso, mas as chances crescem significativamente buscando oportunidades também através da rede.

Inúmeras empresas buscam seus futuros funcionários por sites, blogs, informativos e anúncios que estão crescendo cada vez mais.

Cadastre o seu curriculo gratuitamente no site www.vaguinha.com.br.

Mas mesmo com toda essa tecnologia e informação por todos os lados, sempre vale a pena dar uma boa pesquisada no velho e tradicional jornal.

Por José Alberi Fortes Junior


Fornecer informações falsas e qualificações maximizadas é uma tentação que deve ser evitada. Os examinadores são treinados para detectar erros e mentiras assim, veja alguns casos:

  • A mentira mais popular está no caso de línguas, onde a pessoa mal sabe escrever algumas palavras, mas no currículo ele coloca como avançado.
  • Colocar cursos rápidos como sendo pós-graduação também é comum, mas um simples telefonema confirmando a conclusão com a universidade ou faculdade acaba logo com a farsa.
  • Se promover” é algo também bastante tentador para o candidato, por exemplo: supervisor vira gerente. Uma checagem com a última empresa também desmascara de forma rápida.
  • Uma mentira difícil para se desvendar é quanto à participação em projetos no antigo emprego. Demanda maior tempo e vontade para que se comprove de forma a não deixar dúvidas quanto a participação ou não.

Por José Alberi Fortes Junior


A Gelre conseguiu ganhar na justiça uma indenização de 13 milhões de reais. Esse montante foi fruto de um roubo de quase 300 mil currículos entre os anos de 2001 e 2002. Gelre e Catho são gigantes no mercado de recolocação de empregados. A Catho já anunciou que vai recorrer da decisão judicial.

A decisão foi anunciada pelo juiz Luís Mario Galbetti, da 33ª Vara Cível de São Paulo baseada em provas que estavam no computador de funcionários da empresa.

O modo com que os roubos de currículos aconteciam era da seguinte forma: funcionários da Catho se cadastravam no banco de dados da Gelre, através de cadastro normal e depois disso, por meio de sofisticados softwares, conseguiam capturar diversos dados da concorrente.

A perícia e as investigações fizeram um comparativo do banco de dados das empresas e constatou 272.479 currículos exatamente iguais. Outra empresa que processa a Catho pelo mesmo motivo é a Curriculum.

Por José Alberi Fortes Junior


Redigir uma Carta de Apresentação é mais fácil do que parece. Confira as dicas:

  • A carta de apresentação serve para mostrar o perfil do candidato. É importante sempre colocar o nome e o cargo da pessoa para quem você está enviando a carta.
  • Em uma carta de apresentação é essencial a sua assinatura, ao contrário de um currículo que não deve ser assinado.
  • Cuidado com o vocabulário e o tom que irá usar na carta, uma frase mal interpretada pode causar a perda da vaga pretendida.
  • O nome da empresa também é importante constar na carta, pois, mostra que você está realmente interessado em trabalhar naquela empresa.
  • As características profissionais e pessoais destacadas na carta devem fazer com que o leitor o considere para o cargo pretendido.
  • Não use papéis muito chamativos, prefira  A4 branco e não ultrapasse uma página para não cansar o leitor e não ficar repetitivo.
  • Por último e não menos importante, releia a carta várias vezes para não ter erros gramaticais, ou até mesmo informações erradas.

Lembre-se que a carta de apresentação é o espaço em que você deve fazer seu marketing pessoal, ressaltar sua experiência e qualidades que podem fazer uma grande diferença.

Clique aqui e veja um exemplo de Carta de Apresentação.


O primeiro passo para encontrar um bom emprego é a forma de preencher um currículo, que deve ser de maneira clara, objetiva e honesta. Nessa etapa, o candidato deve demonstrar preocupação com a veracidade das informações, pois o currículo será analisado e confirmado, sendo que todas as qualificações expostas serão exigidas pelo contratante.

É através do currículo que o processo seletivo ou de entrevista é baseado.  Mesmo que nesse processo de seleção não sejam identificadas as falhas do currículo a rotina do trabalho o fará, e a base para construção de uma carreira dentro da empresa estará diretamente afetada.


A ABRE é a Associação Brasileira de Estágio e possui agências nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná e Espírito, mas atende o Brasil inteiro pela internet.

A Associação está continuamente oferecendo vagas de estágio e trainee para os mais variados cursos em várias cidades do Brasil, portanto se você é um jovem universitário, não importando o período, vale a pena se inscrever deixando o currículo para se candidatar às milhares de vagas disponibilizadas pela ABRE.

A inscrição é gratuita e dura o ano todo, basta apenas acessar o site www.portalabre.com.br e colocar seus dados pessoais, informações acadêmicas, conhecimentos em informática,  idiomas,  experiências anteriores e então poder se candidatar à vaga ao seu gosto.

Não perca tempo e vá o quanto antes ao encontro de sua porta de entrada no mercado de trabalho!


A empresa MadiaMundoMarketing, através da sua unidade de negócios RHMC, consultora de Recursos Humanos especilaizada em recrutamento e seleção de executivos nas áreas de Marketing, Comunicação e Vendas, criou um portal exclusivo para cadastro de currrículo e oferta de vagas.

É o único banco de currículos do Brasil especializado em profissionais qualificados nestas áreas, que será utilizado para os processos de Head Hunting da RHMC.

Para incluir o seu currículo, os executivos deverão acessar o site www.rhmc.com.br.


Na luta para conseguir um bom emprego o candidato que deseja sair na frente deve se preparar, afinal, a concorrência é grande.

Um currículo bem elaborado e saber como se portar em entrevistas de emprego é fundamental para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho.

Confira as dicas de especialistas para se destacar e conseguir uma vaga de emprego:


A Rede de materiais para conscrução, Dicico, pretende ampliar seu banco de currículos para 100 mil cadastros.

A empresa irá divulgar diversas oportunidades de emprego em seu site e avaliar somente os currículos cadastrados.

Portanto, para cadastrar seu currículo gratuitamente basta acessar o site www.dicico.com.br e acessar o link “Trabalhe na Dicico”.

O candidato deverá preencher os campos de forma clara e objetiva para obter mais sucesso.


O Currículo, ou Curriculum vitae, é a primeira forma de contato que o candidato tem com a empresa ou com o recrutador. É a principal via de acesso que irá levá-lo a uma entrevista de seleção. Portanto, um currículo inteligente deverá ser atraente o suficiente para que a pessoa leia até o final.

Um currículo bem elaborado é o primeiro passo para a conquista de uma vaga de emprego.

Um bom currículo deve ser claro e direto, com informações relevantes e verdadeiras. Alguns itens básicos não podem faltar em seu currículo como dados pessoais para contato, experiência profissional e formação acadêmica.

É importante também direcionar o seu Currículo para uma área específica.

Um currículum inteligente deve focar os resultados que o seu trabalho trouxe para a empresa, ou seja, os resultados obtidos nos seus empregos e não apenas os cargos e atividades que exerceu. Você deve mostrar que é uma pessoa que está sempre em busca de resultados. Lembrando que as informações devem sempre ser verdadeiras, nunca minta em seu currículo.

Confira no vídeo abaixo dicas de como fazer um currículo inteligente e perfeito:


Atualmente uma das principais ferramentas para se candidatar a uma vaga de emprego é através de sites de emprego ou pelo portal da empresa.

Especialistas garantem que a aparência do Currículo conta muito na hora da seleção. Ao enviar por e-mail um currículo feito no Word, tome cuidado com o layout e formatação deste documento.

O cadastro dos dados pela internet exige mais atenção do candidato, ele deve ser suscinto e focado na vaga que está disponibilizada. Confira todos os dados para evitar erros de português e de digitação.

Quando o candidato preencher seus dados na internet deverá ter paciência, calma, revisar todas as informações que foram colocadas e caprichar no que vai escrever, afinal, este será o seu cartão de visitas.

Quanto mais informações forem colocadas no campo “experiência profissional”, maiores as chances do candidato ser chamado para entrevista. Nunca esquecer de colocar a data de entrada e saída dos empregos.

Clique aqui e veja um modelo de Currículo preenchido pela internet.

Como o currículo permanecerá no site por um bom tempo, o candidato não pode esquecer de atualizar os dados cadastrados nos sites, informações como cursos de especialização, experiências técnicas, novos empregos ou números de telefones devem ser sempre atualizadas. Uma dica é fazer uma lista com todos os sites onde você se cadastrou e atualizá-los regularmente.

Veja algumas dicas de como preencher um currículo adequadamente:





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