Dicas de como lidar com opiniões diferentes no trabalho
Você já parou para pensar que as exigências do mundo corporativo atingem não apenas os operários, que são considerados a parte mais baixa da pirâmide de uma empresa, mais também os diretores, os CEO’s e toda a parte superior de uma determinada empresa?
Isso acontece porque há uma demanda no mercado que delimita algumas empresas a ter certas ações. Mas, partindo desse conceito, como devemos agir para não atingir as expectativas de um funcionário ou até do nosso colega de trabalho, que muitas vezes tem uma opinião diferente da nossa?
Veja as dicas a seguir e saiba como lidar com as diferentes opiniões em um ambiente de trabalho:
– Esteja sempre disposto a ouvir, mesmo que seu colega de trabalho queira somente reclamar das normas da empresa ou do ambiente de trabalho. Ás vezes, ouvir já alivia a angústia da pessoa, pois ela precisa ser ouvida, se sentir acolhida mesmo com as suas diferenças.
– Saiba colocar seu ponto de vista sem prejudicar ninguém. Falar o que pensa é muito diferente de impor suas ideias para influenciar as pessoas. Entenda que muitas vezes é mais fácil ficar calado do que falar demais e acabar criando atritos.
– Se você precisar reclamar de algum direito ou de algo que você não acha correto, analise a situação primeiro, e veja se a sua reclamação vai valer a pena não só para você, mas também para todos que estão subordinados a ela. Fazer isso sem uma análise coletiva pode trazer sérios prejuízos para você, correndo o risco de você perder até o seu emprego.
– Esteja sempre disposto a compartilhar suas ideias sem agredir as dos outros. Compartilhar ideias não significa fazer os outros acreditarem no que você acredita, e sim contribuir para um discurso construtivo, onde todos aprendem juntos de igual para igual e sem discriminação de valores. Seja um exemplo a partir de boas ações.
Por Daniela Almeida da Silva