Dicas de como se comportar diante do público
Ter uma boa comunicação no mercado de trabalho em muitos casos é o fator determinante para o sucesso ou o fracasso do profissional. Muitas pessoas não se sentem confiantes na hora de falar em público. Isso vale tanto no caso de palestras quanto para vender o produto de sua empresa. Ter uma boa oratória pode fazer a diferença e fazer com que o profissional se destaque dos demais colegas de trabalho.
Entretanto, é bom lembrar que para se ter sucesso com o público o profissional inevitavelmente precisa compreender que o “aprender a falar em público” é algo como que um resultado de seu trabalho diário. É interessante observar que com os resultados o crescimento profissional também poderá chegar.
Confira abaixo algumas dicas para você que quer melhorar sua forma de lidar com o público:
1 – Defina o objetivo:
A primeira coisa a se fazer é dar uma certa estudada no cliente e identificar o que ele precisa ou acha que precisa. Desta maneira o profissional vai estar mais apto a vender o produto ou serviço, atender as expectativas do cliente e de quebra ainda obter um resultado positivo.
2 – Faça um roteiro:
Isso é altamente indicado para quem vai fazer uma apresentação para um grupo maior de pessoas. Como em uma reunião, por exemplo. Defina mentalmente como vai começar, desenvolver e terminar o tema. Lembre-se de que tudo deve estar de acordo com o tempo que é disponibilizado. Não adianta nada fazer uma boa introdução e quando chegar no momento de desenvolver, vender o tema, ser interrompido.
3 – Saiba quem é o seu público:
Conhecer o público com o qual se vai trabalhar facilita muito a vida do profissional. Primeiro porque ele terá maior segurança e segundo por conseguir estabelecer uma certa linha de afinidade com o mesmo.
4 – Corpo e fala:
Muitas vezes nos preocupamos tanto com o que estamos fazendo e esquecemos de observar como estamos fazendo. É bom tomar cuidado com a forma como se expõe o assunto, se está falando de uma maneira calma e que o cliente compreende bem. Perceber se seus gestos estão passando segurança ao mesmo e não insegurança ou ansiedade.
Por Denisson Soares