Há pessoas que gostam de falar, mas não sabem ouvir, ou vice e versa. Entretanto, saber escutar é tão importante quanto dialogar. Por isso, é preciso saber escutar com atenção e eficácia para garantir uma boa interação com o interlocutor. Que tal conferir algumas dicas?
– Dê atenção a quem está falando:
Se você tiver que justificar o seu ponto de vista ou apresentar alguma opinião sobre o fato, é recomendado que anote, para não perder nenhum ponto importante da conversa. Depois que a pessoa terminar de falar, olhe para a sua lista e exponha o que achar necessário. Mas, espere a pessoa acabar de falar.
– Não imponha o seu ponto de vista:
Saiba escutar diferentes pontos de vista, além do seu. As pessoas interpretam as coisas de maneira diferente e nem sempre existe certo ou errado. Mostre respeito pela opinião de outras pessoas e interesse. Desta forma, todos vão adorar conversar com você.
– Fique atento:
Esteja presente durante a conversa. Não fique pensando em outras coisas, quando a pessoa está falando com você. Fique atento às palavras, o modo de conversa, o ponto de vista, entre outros fatores. Esteja concentrado durante o bate-papo, principalmente, se for em uma reunião ou algum evento importante da empresa. Lembre-se de que a sua opinião pode ser solicitada. Além disso, as pessoas percebem quando não estamos realmente prestando atenção na conversa e distraídos com outras coisas. Não queira passar essa imagem, porque as pessoas podem evitar conversar com você.
– Saiba questionar:
Se achar necessário faça perguntas, depois que a pessoa terminou de falar. Desta forma, você vai mostrar que estava prestando atenção no assunto e que considerou importante. Além disso, ao perguntar você entende a situação melhor, o contexto e sabe que rumo ou decisão tomar.
Portanto, procure prestar atenção nas coisas que são ditas ao seu redor. Lembre-se: ouvir é tão importante quanto saber falar.
Por Babi
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?