Quando estamos expostos a um ambiente cheio de pessoas, logo nos sentimos obrigados a esconder nosso verdadeiro lado. Geralmente, precisamos abrir mão de certos costumes, tudo em nome da sobrevivência. Mas, existem momentos em que deixamos nosso lado primitivo falar mais alto, como é o caso de uma briga ou uma agressão. É nessa hora que nosso corpo libera certas substâncias que automaticamente nos colocam em posição de ataque.
Se por um lado o corpo responde por consequência, por outro, o cérebro deixa de responder racionalmente, e então o que podemos fazer para manter o equilíbrio entre os dois lados e não nos deixar levar pelas circunstâncias?
– Bom, primeiramente você precisa se acalmar e analisar se dá conta da situação, no sentido de determinar suas ações. Ás vezes falar o que pensa ou simplesmente usar de brutalidade só vai piorar a situação e colocar você em risco, afinal, você não sabe com quem está lidando.
– Prefira sempre um bom diálogo do que discutir, pois a discussão leva sempre á comportamentos de agressão, seja ela verbal ou corporal. Quando a pessoa levantar a voz para você, respire fundo e olhe bem dentro dos olhos dela, pois isso a intimidará de certa forma, a ponto de não conseguir manter a discussão, pois ela perderá a autoconfiança.
– Se você estiver em um ambiente que exige uma postura adequada, como no trabalho, por exemplo, comunique-se com o seu chefe a respeito. Diga a ele que alguém está te ofendendo ou tentando te agredir com palavras, para que ele possa interferir na situação sem prejudicar ninguém. Desta forma, nem você nem a outra pessoa passarão por um constrangimento público.
Enfim, antes do mais nada, a melhor coisa a fazer mesmo é prevenir essas situações, principalmente se você está em busca de um equilíbrio emocional. Seja cordial com as pessoas e procure agir com elas da mesma forma que você gostaria que elas agissem com você.
Por Daniela Almeida da Silva
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?