Às vezes, quando desempregados, reclamamos que não há vagas suficientes disponíveis no mercado de trabalho ou então que não tempos oportunidades. Mas será que é isso mesmo?Antes de começar a procurar emprego temos que nos certificar que alguns critérios pessoais sejam avaliados.
Seguem algumas dicas que podem ajudá-lo(a):
1. Definir exatamente que tipo de emprego procuramos: Não se pode sair por ai atirando para todos os lados e esperar que venha a resposta de algum.
2. Organizar o currículo: O currículo não é somente um apanhado de informações profissionais. Ele é o seu cartão de visitas. Através dele o recrutador vai decidir se te chama para uma entrevista ou não.
3. Networking: Durante nossa vida profissional conhecemos muitas pessoas e por isso é muito importante manter relações sadias no ambiente de trabalho. Procure ex-colegas e indicações. É muito mais fácil ser recolocado quando se tem a indicação de algum conhecido.
4. Saber negociar: Não se sujeite a ganhar qualquer quantia por desespero. O momento da entrevista é ideal para que você negocie quanto vale o seu trabalho. Se você achar que vale pouco, a empresa também achará isso.
5. Conheça a Empresa: Antes de ir a uma entrevista, procure saber o que a empresa faz, quantos funcionários possui, quais seus clientes. Se souber informações chave sobre a empresa, o entrevistador o verá com outros olhos.
Por Thiago Ribeiro
Cassilda, Bom Dia!
Primeiramente gostaria de agradecer o comentário.
Quanto à sua pergunta, percebo que cada vez mais o mundo corporativo busca talentos jovens, mas isso não impede que pessoa mais experientes tenham oportunidades. Acredito que o ideal no seu caso é demonstrar tanto no currículo como na entrevista a vontade de trabalhar. As empresas buscam pessoas capazes de dar resultados em todos os momentos e para isso é preciso uma dose extra de comprometimento e suor. Você precisa mostrar em seu CV o peso que sua experiencia tem e de que forma esses anos de trabalho podem ajudar a empresa em questão. Espero ter ajudo. Abraços.
Bom dia.
E quando avaliam seu currículo pela data de nascimento do candidato?
Minha experiência, indicações, comprometimento e profissinalismo são descartados assim que percebem que não tenho só 24 anos e sim 24 em cada perninhana….
Tem alguma saída para este item?
Obrigada
Cassilda Santos