Dinâmicas de Grupo – Os segredos desta etapa de Seleção
Para quem quer passar em processos seletivos ou participar de promoções que envolvam vários concorrentes certamente terá que fazer, uma ou várias, dinâmicas de grupo.
Os critérios normalmente são confusos e, em alguns casos, incompreensíveis para os candidatos e até para os profissionais que simplesmente assistem ou acompanham.
As dinâmicas são conduzidas por psicólogos e que levam muito em consideração palavras, gestos e atitudes que, para quem não estuda casos semelhantes, passam despercebidos. Outro fato importante é que em todos os minutos da atividade, todos os candidatos estão sendo avaliados e monitorados.
Portanto, exageros na participação e timidez excessiva são pontos negativos e que devem ser evitados para que uma atitude negative comprometa seu futuro.
Por José Alberi Fortes Junior
Não concordo com Dinamica de Grupo, isso aí é só para colocar mais empecilho em processos de seleção na qual o candidato já esta fragilizado devido ao desemprego; e ainda tem que enfrentar maisd essa situação de competitividade entre os candidatos e nem sempre os critérios utilizados são confiáveis a nível de analise dos candidatos, é que ten tanta gente desempregada que as empresas se dão ao luxo de ampliar os obstáculos a favor de poder confundir mais o candidato e gerar espectativa de uma colocação o que pode não acontecer, o certo seria testes de avaliação normais, tais como o Rorschah(aquele teste das manchas que parece que você esta usando um Mata Borrão e depois tem que decifrá-lo e relatar o que esta vendo) mais o PMK,esse é difícil porque é feito de olhos vendados com um lapis grudado numa folha de papel, e o candidato é medido pelo equilíbrio da posição do lápis, tendo que acompanharo que esta em baixo. Esses testes ao meu ver é que seriam certos pois eu já vivi isso no passado nas empresas na qual eu trabalhei.