Importância da Inteligência Espiritual no trabalho

Inteligência Espiritual no trabalho não está ligada à religião ou à espiritualidade, e sim à intuição.

Nos dias de hoje, as relações interpessoais dentro do mercado de trabalho são bem distintas do modelo utilizado passado, com relações extremamente formais entre funcionários e chefes, em meio a um ambiente pautado pela seriedade. No contexto atual, a informalidade é cada vez mais inserida e as empresas passaram a adotar outras posturas nas relações com os “colaboradores”, termo que frequentemente substitui “empregados”.  A inteligência espiritual ou QS (Quociente Espiritual) no trabalho ganha importância no cenário e no rompimento desses paradigmas.

Vale ressaltar que o método não tem nenhuma relação com espiritualidade ou religião. Na prática, a inteligência espiritual está muito ligada à intuição. Para a coach Jaqueline Weigel, em conteúdo publicado pela “Revista Exame”, trata-se de uma habilidade voltada à percepção do que “está envolvido nas entrelinhas”, além da “energia presente no ambiente”. 

A especialista ainda destaca que além de ter conhecimento e inteligência emocional, é importante que as pessoas deem importância e escutem a intuição. Para ela, “muitas vezes o que não é dito, a intuição capta”, neste caso, significa um grande diferencial no contexto, como um todo.

Richard N. Wolman, pesquisador da natureza da espiritualidade e escritor do “Livro Inteligência Espiritual”, afirma que a espiritualidade torna o ser humano “mais universal e menos individualista”, de acordo com artigo de Léo Artése, do portal “Xamanismo”. Cada vez mais cresce a demanda por autoconhecimento, “boas vibrações” e “bom astral” na empresa.

Literatura:

Aos interessados no assunto, o mercado editorial conta com muitas obras que abordam o tema. Um dos livros de destaque é a obra “QS Inteligência Emocional”, de Danah Zohar e Ian Marshal. Os autores defendem que a inteligência humana pode também ser medida pela inteligência espiritual que está ligada a metas e objetivos de vida. Neste caso, Zohar e Marshal afirmam que atingir o QS é fundamental para alcançar os propósitos com mais eficiência.

Outra obra disponível no mercado é “Inteligência Espiritual”, de Francesc Torralba. O livro destaca que o QS não influencia apenas o indivíduo, mas a sociedade, cultura e povos, como um todo. O autor destaca que a Inteligência Espiritual permite ao ser humano “ser ator em sua história” e fazer a diferença. 

Por Letícia Veloso

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies