A ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos acaba de anunciar a abertura de grande processo seletivo visando a contratação de 800 detentos cumpridores de penas em regime aberto e semiaberto.
As vagas são para agências espalhadas pelo Brasil inteiro. A iniciativa é fruto de um termo de cooperação técnica assinado pelos Correios, pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Supremo Tribunal Federal. O contrato foi assinado na última segunda-feira (13).
Trata-se de uma das maiores parcerias já firmadas no país pelo Programa Começar de Novo, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça. A tônica do programa é usar as oportunidades de trabalho para capacitar os detentos e de maneira indireta, diminuir a reincidência de crimes por parte dos mesmos.
Segundo o coordenador nacional do prograna, Luciano Losekann, a iniciativa é muito importante, uma vez que promove a reinserção social e diminuição da ocorrência de crimes.
Na primeira etapa do projeto, os detentos receberão treinamentos. Os que se sairem bem serão contratados pelos Correios. Uma vez contratados, eles terão acesso à medidas culturais e socioeducativas, além de trabalharem em funções auxiliares dentro do órgão, o que contribuirá efetivamente para a formação profissional de cada um.
Segundo a legislação brasileira, a cada três meses trabalhados, os detendos terão a pena reduzida em um dia. O encaminhamento dos detentos serão feitos através de convênios firmados com os tribunais de justiça do estado.
Por Larissa Mendes de Oliveira
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Quero muiito participar desse processo seletivo.
E começar de novo sei que não posso apagar meu passado porem posso fazer um novo começo!!!!