Pensando em promover a inclusão digital de jovens e adolescentes, o Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco – Ceasa/PE, em parceria com a Secretaria Especial de Juventude e Emprego (SEJE) e o Instituto Brasileiro de Cidadania, desenvolveu a criação de um Telecentro. O núcleo funciona como um centro de capacitação de jovens para o primeiro emprego, sonho da maioria dos estudantes.

O curso on-line, que tem 12 meses de duração, é destinado,prioritariamente, a jovens de baixa renda, com idade entre os 16 e 28 anos. Filhos e parentes de usuários e permissionários são maioria entre os alunos matriculados atualmente no Telecentro.

De segunda a sexta-feira, o movimento é grande no local. Três turmas, cada uma comdez alunos, estudam no turno da manhã. Outras quatro turmas frequentam o Telecentro no período da tarde. Cada sala dispõe de dez computadores, o que significa que cada aluno estuda, treina e desenvolve as suas atividades em um computador.

"Esse é um diferencial. Em muitas outras escolas, os estudantes dos cursos de informática dividem o computador com outros alunos", ressalta o coordenador do Telecentro, Albérico Lourenço de Farias.

Segundo ele, o curso oferecido pelo Telecentro é diferenciado. "Aqui oferecemos mais do que aulas de informática. O objetivo do núcleo é formar, capacitar, orientar, informar e sensibilizar a comunidade carente e usuários do Ceasa, para que estes tenham acesso ao conhecimento", explica.

Albérico Farias diz que os estudantes têm aulas de programas básicos como Word, Excel, Internet e, ao final do curso, também recebem aulas de Direitos Humanos e Direitos da Criança e do Adolescente. "São informações que contribuem para agregar conhecimento. É um diferencial" , disse.

Para Farias, esse é o primeiro passo para a qualificação. "Hoje, quem não tiver um curso de informática não consegue emprego. É o inicio da inclusão digital desses jovens", ressalta.

O curso de informática do Telecentro é gratuito. Os interessados podem se inscrever na sede da Associação dos Usuários e Comerciantes do Ceasa Recife (Assucere), localizada próxima à quadra esportiva do Centro, onde os cursos são promovidos.

Por: Alexandre de Souza Acioli


Quem está a procura de um novo emprego já deve ter percebido a importância que conhecimentos em inglês e informática tem nos processos de seleção. Quase todas as oportunidades exigem pelo menos uma das características.

Estão sendo oferecidas, pela Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, que fica na região metropolitana de São Paulo, mais de 2,8 mil vagas em cursos gratuitos, sendo que 1,1 mil delas são em cursos de inglês, e as demais 1,7 mil, de informática.

Os cursos tem o intuito de capacitar os profissionais para que eles ingressem com mais facilidade no mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas nas escolas públicas da cidade paulista até o dia 30 de agosto de 2010, data de início dos cursos.

Maiores informações aqui.

Por Thiago Martins


Nesta segunda (01) e terça-feira (02) estarão sendo realizadas as inscrições para os cursos de informática oferecidos pela Prefeitura de Recife. Os cursos são gratuitos e serão realizados nas dependências das Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec).

No total são 21 Utecs, que estão localizadas nos bairros de Água Fria, Areias, Boa Vista, Bongi, Casa Amarela, Coque, Curado, Estância, Fundão, Ibura, Imbiribeira, Ipsep, Santo Amaro, Torrões e Várzea. As inscrições podem ser realizadas das 8h às20h.

No total estão sendo oferecidas 3.867 vagas. Os cursos acontecerão nos turnos da manhã, da tarde e da noite. Os candidatos precisam ter idade mínima de 14 anos e ter concluído o ensino fundamental.

Os locais de inscrição podem ser consultados no site da Prefeitura do Recife: www.recife.pe.gov.br.

Por Alexandre de Souza Acioli





CONTINUE NAVEGANDO: