Confira aqui 10 cursos de inglês online.

Os cursos de idiomas estão presentes no país há bastante tempo, mas os cursos online são novidade dos últimos anos e permitem que o aluno possa estudar um idioma estrangeiro quando quiser, em qualquer lugar, e incrementar seu currículo e sua experiência dentro do universo de um novo idioma. Para quem deseja aprender Inglês ou melhorar seu nível de compreensão, escrita e fala neste idioma, a internet oferece diversas opções online, gratuitas ou pagas, para interessados de todas as idades. Confira 10 cursos de Inglês online disponíveis para brasileiros:

1) Learn English Online: O site oferece aos usuários mais de 50 lições gratuitas de Inglês, direcionadas a iniciantes e intermediários na Língua. No site você encontra dicas de pronunciação e ferramentas que permitem ter conversas com outras pessoas que fazem o curso, através do fórum disponível no site.

2) English Online: O site dispõe de um curso de Inglês estruturado e oferece conteúdo e vídeos de aprendizagem para estudantes de nível básico, intermediário ou avançado de Inglês. O curso é gratuito e o material é composto 100% em Língua Inglesa.

3) BBC: O curso da gigante de notícias BBC é voltado a interessados em aprender ou melhorar sua fluência em Inglês. Utilizando matérias veiculadas pela própria BBC, o curso permite ao estudante incrementar o vocabulário e compreender publicações veiculadas em Inglês.

4) USA Learns: Trata-se de um curso online gratuito de Inglês Americano, direcionado para o público adulto que tenha conhecimentos intermediários ou avançados do idioma. Através do curso é possível melhorar a habilidade de ler, escrever e falar em Inglês.

5) Duolingo: Apesar de não ser um site, o aplicativo Duolingo cumpre com sua função de permitir que interessados aprendam ou melhorem seu nível de Inglês através de metodologia simples e eficaz. Através do aplicativo, o usuário recebe treinamento, de nível iniciante, intermediário ou avançado, e realiza uma série de tarefas diferentes ao longo do treinamento, podendo ainda realizar testes de proficiência no idioma (que são pagos). O Duolingo é um dos principais apps gratuitos em sua área, e é um dos mais conceituados em todo o mundo, tendo testes de proficiência em Língua Inglesa aceitos por grandes instituições de ensino, como a Universidade de Harvard.

6) Babbel: O site Babbel oferece cursos gratuitos e pagos a interessados em aprimorar o Inglês. É possível realizar um teste online para identificar seu nível de proficiência e iniciar o curso a partir do seu nível aproximado de conhecimento no idioma.

7) Prime Cursos: O curso oferece aos interessados sem qualquer conhecimento em Inglês a oportunidade de aprender vocabulários e pronunciações básicas, a fim de se comunicar no idioma em nível básico. O site oferece um direcionamento especial a profissionais que lidam com turistas no Brasil e não conseguem se comunicar com eles quando necessário.

8) UOL Cursos de Inglês: O portal UOL disponibiliza aos estudantes um curso de Inglês de nível básico ou intermediário. O curso, que é pago, oferece apostila, conteúdo interativo, aulas de conversação 24 horas e videoaula.

9) Open English: Oferece curso de Inglês para todos os níveis de conhecimento. As aulas são ministradas por professores americanos, aulas ao vivo 24 horas por dia, de acordo com a necessidade e interesse do estudante. Para ter acesso às aulas, basta se conectar à internet e acessar a Open English, quando e onde quiser.

10) Englishtown: O curso oferecido pela Englishtown é pago e direcionado a interessados que tenham ou não conhecimento no idioma. São oferecidos 16 níveis de curso, baseado na proficiência do estudante. O curso da instituição é online e composto por vídeos, aulas particulares e aulas em grupo, guia de gramática, laboratório de pronúncia e outras ferramentas para aprendizado do Inglês.

Por Luana Neves


O campo do turismo cresce no Brasil de forma principal por causa dos grandes eventos que o país vai sediar, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, por exemplo. Para atender a frequente demanda, desde 2011 o Pronatec oferece cursos ao setor.

Em termos práticos os cursos do gênero trazem processos que ensinam os principais ramos dos setores turísticos solicitados por turistas visitantes de diferentes regiões do Brasil. Alunos aprendem a organizar diferentes tipos de viagens, desde lazer até negócios.

Interessante notar que as pessoas formadas nos cursos Pronatec, do setor hoteleiro, ficam preparadas para organizar eventos e estruturas para diferentes demandas, como recepção para clientes ou promover festas de empresas. Interação e entretenimento são dois aspectos presentes nas rotinas de estudo.

Avaliar, operar, planejar e organizar diferentes pontos que englobam os serviços que se relacionam com o turismo consistem em pontos que abrangem os processos de ensino no sentido de evoluir o espírito de lazer e hospitalidade.  

Lazer representa setor importante para o campo de turismo, visto que grande parte dos eventos turísticos se relaciona com a área. Alunos compreendem como manter as relações sociais no nível de qualidade alta em termos de gastronomia, sabendo integrar diferentes pratos que alegram a maioria dos participantes do almoço ou jantar.    

Diferentes setores do turismo se integram em contextos que se direcionam para as relações humanas nos diferentes tipos de espaços geográficos. Dimensões em termos de ambiente, economia e cultura devem entrar em convergência para profissionais obterem desempenho de qualidade nos serviços que prestam no mercado de trabalho.

Durante os cursos, alunos compreendem a importância de falar diferentes tipos de línguas e satisfazer demandas distintas em nível mercadológico. Também há prospecção mercadológica e de técnicas para aprimorar o marketing de modo positivo, além das lições para administrar equipes de pequeno, médio ou grande porte.

Por Renato Duarte Plantier


Atualização 2015

Depois de muitas delongas, foi anunciado o calendário do Pronatec 2015. Neste ano, as inscrições se darão de 22 a 26 de junho.

Como resultado do corte de despesas governamental, este ano serão abertas um milhão de vagas, contra três milhões em 2014.

Em 2015, as matrículas para aqueles que foram aprovados em primeira chamada serão realizadas entre os dias 1 e 3 de julho. O resultado da segunda chamada sai no dia 7 do mesmo mês, com matrículas entre 7 e 8 de julho.

Ainda não foram divulgadas as instituições que ofertarão cursos do programa.

Informações de 2014

No dia 7 de abril interessados em inscrever-se para cursos técnicos gratuitos devem ficar atentos, pois foram iniciadas as inscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nos mais variados cursos, horários de aulas e em centenas de cidade do Brasil. A única exigência é ter concluído o ensino médio.

Neste período, não é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição não tem custo, e pode ser feita até o dia 13 de abril através do site www.sisutec.mec.gov.br. Os selecionados terão as mensalidades dos cursos subsidiadas integralmente, inclusive em instituições privadas de ensino. As aulas têm previsão de início para 14 de abril, com duração de 12 a 18 meses.  

No site pronatec.mec.gov.br/inscricao é possível realizar busca por estado e cidade para saber quais cursos estão sendo ofertados.

Confira, nas capitais, algumas das instituições com vagas abertas:

– Fucapi (Manaus/AM) – Automação Industrial (vespertino), Eletrônica (vespertino), Eletrotécnica (vespertino), Logística (vespertino), Telecomunicações (matutino e vespertino – período integral) e Segurança do Trabalho – (matutino e vespertino – período integral);

– Fiap (São Paulo/SP) – Informática (matutino), Manutenção de Suporte em Informática (matutino), Redes de Computadores (matutino), Programação de Jogos Digitais (matutino) e Informática para Internet (matutino);

– Senai (Florianópolis/SC) – Programador Web (matutino), Ilustrador (vespertino), Eletricista Industrial (vespertino), Programador Web (Vespertino), Roteirista de Animação (noturno), Programador de Sistemas (matutino);

– Senai (Rio de Janeiro/RJ) – Operador de Telemarketing (noturno), Alomoxerife (noturno), Serígrafo (noturno);

– Senai e Senac (Belo Horizonte/MG) – Costureiro Industrial (noturno), Garçom (noturno);

– Unidade de Educação Profissional (Curitiba/PR) – Monitor de Sistemas Eletrônico de Segurança (noturno), Garçom (vespertino);

– Escola de Educação Profissional (Porto Alegre/RS) – Técnico em Enfermagem (matutino), Técnico em Segurança do Trabalho (matutino e vespertino), Técnico em Manutenção Automotiva (vespertino);

– Senai (Cuiabá/MT) – Camareira em Meios de Hospedagem (noturno) e Língua Brasileira de Sinais (noturno);

– Senac  e Escola Senai (Goiânia/GO) – Recepcionista de Eventos (matutino) e Técnico em Edificações (vespertino e noturno).

Por Rafaela Fusieger


A Work Able, agência que trabalha com marketing promocional, abriu as inscrições para a nova edição do Projeto Capacitar, que oferece treinamento gratuito para Promotores de Vendas.

Desde a primeira edição do projeto, em 2008, a empresa já formou 500 pessoas. Esta edição será exclusivamente para o público masculino.

O treinamento, que acontecerá no dia 26 de Julho em São Paulo (SP), tem duração de seis horas e será emitido aos participantes certificado de participação.

O Projeto visa capacitar profissionais sem experiência e foca em técnicas de marketing promocional, além de outros tópicos.

O processo de seleção será composto de várias fases, entre elas análise de currículo e testes específicos referentes à área de atuação. A preferência é de profissionais sem experiência no ramo de promoção de vendas.

Após o curso, alguns candidatos já serão encaminhados às vagas disponíveis na agência. Aqueles que não forem encaminhados, ficarão cadastrados no banco de dados da Work Able e serão solicitados em futuras vagas disponíveis.

O objetivo da empresa é disponibilizar profissionais capacitados ao mercado e dar oportunidade a novos profissionais de atuarem nesta área.

Para participar do Projeto, é necessário que os interessados compareçam ao seguinte endereço: Rua Major João Nunes, n° 78, Parada Inglesa, em São Paulo (SP).

Mais informações podem ser obtidas através do site www.workable.com.br.

Por Marina Totina de Almeida Lara


A Serasa Experian, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Paulo, está oferecendo cursos gratuitos para desenvolvimento profissional de trabalhadores que estejam desempregados.

Os cursos serão realizados na próxima segunda-feira (dia 11 de junho) no posto Luz do CAT (Centro de Apoio ao Trabalhador), das 9h às 17h30.

Serão seis cursos que abordarão diversos temas: Atendimento Telefônico, Preparação para Processo Seletivo, Marketing Pessoal, Orientação Financeira e Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.

Todos os cursos terão certificado.

Para participar, basta se dirigir ao CAT (Av. Prestes Maia, número 913) munido dos seguintes documentos: RG, CPF e Carteira Profissional.

Confira a agenda completa:

  • Atendimento Telefônico (Sala 1): das 09:00 às 10:30, das 11:00 às 12:30, das 13:30 às 15:00 e das 15:30 às 17:00.
  • Pessoas com Deficiência e Mercado de Trabalho (Sala 2): das 09:00 às 10:30, das 11:00 às 12:30, das 13:30 às 15:00 e das 15:30 às 17:00.
  • Orientação Financeira (Sala 3): das 09:00 às 10:30, das 11:00 às 12:30, das 13:30 às 15:00 e das 15:30 às 17:00.
  • Marketing Pessoal e Comunicação (Sala 4): das 09:00 às 10:30, das 11:00 às 12:30 e das 15:30 às 17:00.
  • Recolocação Profissional: das 11:00 às 12:30 (na Sala 5) e das 13:30 às 15:00 (na Sala 4).
  • Oficina de Preparação para o Processo Seletivo (Sala 5): das 09:00 às 10:30, das 13:30 às 15:00 e das 15:30 às 17:00.
  • Orientação Profissional Individual (Guichês): das 09:00 às 12:30 e das 13:30 às 17:00.

Para obter mais informações, acesse o site www.serasaexperian.com.br.

Por Natali Alencar


Interessados em participar dos cursos gratuitos que a Escola de Educação Profissional Senac Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, vai oferecer, tem até o dia 28 de fevereiro de 2011 para se inscrever.

Os cursos oferecidos são o de Auxiliar de Cozinha e vendedor.

Para participar é necessário ser maior de 16 anos e ter renda familiar que não ultrapasse dois salários mínimos. Também é necessário estar cursando, no mínimo o Ensino Médio.

A inscrição deve ser feita através do site do Senac.

As aulas iniciam dia 14 de março de 2011 e são de segunda a sexta, sempre no turno da manhã.

Outras informações estão no site www.senacrs.com.br ou através do telefone (54) 3225-1666.

Por E.S.


O Espaço Ciência, maior museu a céu aberto do país e um dos maiores do mundo, está com as inscrições abertas para cursos gratuitos em seus projetos Gepetto e Jardim da Ciência, com 15 vagas para cada.

No projeto Gepetto os alunos irão confeccionar jogos e brinquedos educativos com base científica, baseado nos conhecimentos de física, química e matemática que irão aprender durante as aulas. Já no Jardim da Ciência, os estudantes irão participar de capacitação profissional para trabalhar com jardinagem.

Um outro projeto do espaço com inscrições abertas é o ‘Clic’, de iniciação a informática para jovens e adultos com aulas no laboratório de informática da instituição. Serão oferecidas 40 vagas.

Para participar basta se inscrever gratuitamente no próprio espaço, localizado na Av. Agamenon Magalhães, s/n, em Olinda, PE. Mais informações pelo telefone (81) 3183.5528.

Conheça um pouco mais do Espaço Ciência em sua página institucional, http://www.espacociencia.pe.gov.br. A instituição possui ainda serviços de aulas para grupos e excursões pedagógicas.

Por Lidianne Andrade


Estão abertas as inscrições para o Students to Business – S2B, programa de capacitação da Microsoft para formar jovens interessados na área de TI. Durante o curso os alunos irão aprender uma das tecnologias da Microsoft nas áreas de Banco de Dados, Desenvolvimento de Software e Infraestrutura. O curso é gratuito.

As aulas acontecem nos centros da inovação da Microsoft localizados nos seguintes Estados: Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo, Amazonas, Bahia, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Os interessados devem fazer a inscrição através do site www.programaS2B.com.br de forma gratuita até o dia 15 de março. No endereço da web há ainda explicações sobre o programa, normas a seguir e programa de aulas.

Por Lidianne Andrade


Estão abertas as inscrições para as interessadas em participar do curso gratuito que visa a formação de pizzaiolos, promovido pela rede de pizzarias Dídio Pizza em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, Distrital de Tatuapé.

O curso é dirigido exclusivamente para mulheres e as melhores pizzaiolas poderão ser contratadas pela empresa, ao final do curso, já que a Dídio pretende inaugurar uma nova unidade da empresa no bairro do Carrão, que fica localizado na zona Leste de São Paulo.

As interessadas em participar do curso deverão entrar e contato com a empresa Dídio Pizza, através do telefone (11) 2592-7865 (falar com Ivonete), até o dia 10 de dezembro.

Lembramos que o curso será ministrado no auditório da Associação Comercial de São Paulo (Praça Sílvio Romero, 29, Tatuapé/SP), entre os dias 13 a 17 de dezembro, das 14h às 17h.

Por Milena Leite.


A Fiat Automóveis abriu inscrições para o programa de capacitação profissional 'Árvore da Vida'. São 27 vagas oferecidas no novo curso de Eletromecânica.

O programa é voltado exclusivamente para jovens, cuja idade seja entre 18 e 24 anos, que venham de famílias carentes, cuja renda mensal não ultrapasse 1 salário mínimo.

Os candidatos devem ainda, ter concluído o ensino médio ou ter conclusão do mesmo prevista para até dezembro de 2011.

A empresa oferece para os matriculados, vales transporte e alimentação, e material didático, entre outros benefícios. O curso dura 9 meses.

Após a conclusão do mesmo a chance de ser efetivado em uma das fábricas ou concessionárias da marca espalhadas pelo estado de São Paulo é bem grande.

As inscrições podem ser efetuadas gratuitamente, até o dia 3 de novembro de 2010, na FUNSAI – Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, em São Paulo (Rua Arcipreste de Andrade, 503 – 1° Andar). Saiba mais aqui.

Por Thiago Martins


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está lançando um programa com o objetivo de incentivar a formação de novos mecânicos de aeronaves no Brasil, para suprir a carência que o mercado têm deste tipo de profissional. A ANAC vai oferecer cursos gratuitos para formação de mão de obra na área. Ao todo são 914 bolsas de estudo até 2012 para os cursos básicos e de especialização em motores.

A Agência possui parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Santa Catarina, o Aeroclube de Bauru (SP) e a escola Asas de Socorro, de Anápolis (GO).Para participar da seleção os candidatos deverão entrar nos seguintes sites:

  • Senai de Santa Catarina: www.sc.senai.br
  • Aeroclube de Bauro (SP): www.aeroclubebauru.com.br
  • Asas de Socorro, de Anápolis (GO): www.asasdesocorro.org.br

Por R.D.


Pensando em promover a inclusão digital de jovens e adolescentes, o Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco – Ceasa/PE, em parceria com a Secretaria Especial de Juventude e Emprego (SEJE) e o Instituto Brasileiro de Cidadania, desenvolveu a criação de um Telecentro. O núcleo funciona como um centro de capacitação de jovens para o primeiro emprego, sonho da maioria dos estudantes.

O curso on-line, que tem 12 meses de duração, é destinado,prioritariamente, a jovens de baixa renda, com idade entre os 16 e 28 anos. Filhos e parentes de usuários e permissionários são maioria entre os alunos matriculados atualmente no Telecentro.

De segunda a sexta-feira, o movimento é grande no local. Três turmas, cada uma comdez alunos, estudam no turno da manhã. Outras quatro turmas frequentam o Telecentro no período da tarde. Cada sala dispõe de dez computadores, o que significa que cada aluno estuda, treina e desenvolve as suas atividades em um computador.

"Esse é um diferencial. Em muitas outras escolas, os estudantes dos cursos de informática dividem o computador com outros alunos", ressalta o coordenador do Telecentro, Albérico Lourenço de Farias.

Segundo ele, o curso oferecido pelo Telecentro é diferenciado. "Aqui oferecemos mais do que aulas de informática. O objetivo do núcleo é formar, capacitar, orientar, informar e sensibilizar a comunidade carente e usuários do Ceasa, para que estes tenham acesso ao conhecimento", explica.

Albérico Farias diz que os estudantes têm aulas de programas básicos como Word, Excel, Internet e, ao final do curso, também recebem aulas de Direitos Humanos e Direitos da Criança e do Adolescente. "São informações que contribuem para agregar conhecimento. É um diferencial" , disse.

Para Farias, esse é o primeiro passo para a qualificação. "Hoje, quem não tiver um curso de informática não consegue emprego. É o inicio da inclusão digital desses jovens", ressalta.

O curso de informática do Telecentro é gratuito. Os interessados podem se inscrever na sede da Associação dos Usuários e Comerciantes do Ceasa Recife (Assucere), localizada próxima à quadra esportiva do Centro, onde os cursos são promovidos.

Por: Alexandre de Souza Acioli


Cursos totalmente gratuitos são oferecidos pelo Ministério do Turismo e a Fundação Universa, voltados à área de turismo, num total de 20 opções.

Podem se inscrever profissionais da área do comércio, de parques, museus, centros culturais, de hospitais e segurança municipal, de hotéis, pousadas, albergues, alunos de universidades e escolas técnicas de turismo, dentre outros.

O projeto tem âmbito nacional e os cursos podem ser realizado a distância ou semi-presenciais, de forma a facilitar o acesso e o aprendizado do aluno.

No ensino a distância há o online e em DVD.  No curso online o aluno realiza o acesso via internet e em qualquer horário que tiver disponível, e tem a disposição os vídeos-aula e o material didático.  Já na versão em DVD, o interessado recebe, em casa, um kit contendo os vídeos-aula em DVD e tem acesso ao material didático, via internet.

Além disso, é oferecido, também, o semi-presencial em DVD em que o treinamento é realizado em grupo através de vídeos-aula em DVD, transmitidos nas salas de aula dos parceiros do projeto.  Já a modalidade semi-presencial acontece ao vivo e é oferecida para as cidades que irão sediar a Copa 2014, em datas pré-agendadas.

Há cursos de Atendimento ao Turista: Meios de Hospedagem; Animação Recreativa e Cultural; Atendimento ao Turista: Atrativos Turísticos; Cerimonial e Protocolo em Eventos; Como Atrair o Turista para Seu Negócio e para a Sua Cidade; Cultura Brasileira e o Futebol, dentre outros.

Para mais informações e inscrições acesse www.capacitacaoemturismo.org.br.

Por Lucimara da Costa


Interessados podem se inscrever gratuitamente para o Curso de Motoristas Carreteiros que acontecerá na cidade de Uberlândia, que fica no Triângulo Mineiro. Ao todo são 140 vagas disponíveis para pessoas que possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de categoria 'E'.

Empresas da cidade mineira e região, que é um dos principais centros brasileiros de distribuição de carga, estão recebendo currículos e encaminhando os trabalhadores para o curso de profissionalização. Após a conclusão do mesmo a chance de ser contratado é bem grande.

Durante o curso, os inscritos recebem vales alimentação e transporte. As inscrições devem se feitas na sede do Serviço Social de Transporte (Sest) e Serviço nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), que realizarão o curso (Avenida Generoso Mendonça, 4900). Saiba mais aqui.

Por Thiago Martins


Dar rumo a sua carreira profissional é sempre uma tarefa difícil e onde várias dúvidas aparecem, esteja você procurando um primeiro emprego, tentando mudar de carreira ou até se já se aposentou mas ainda quer fazer parte da força de trabalho.

Pensando nisso, o Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Universidade São Judas Tadeu, que fica em São Paulo, está com inscrições abertas para o Serviço de Aconselhamento Profissional, que é gratuito e voltado para pessoas que tenham mais de 22 anos.

Interessados devem se apressar, as vagas são limitadas e o prazo para se inscrever termina nesse domingo, dia 19 de setembro de 2010. As inscrições devem ser feitas no próprio CPA (Rua Marcial, 45 – Bairro da Mooca).

O serviço acontece nas quartas e sextas-feiras e aos sábados, em dinâmicas de grupo ou sessões individuais. Mais informações aqui.

Por Thiago Martins


Foi firmada uma parceria entre Associação Comercial de São Paulo, Distrital do Ipiranga e a Dídio Pizza, rede de pizzarias especializada em entregas, que irá promover cursos gratuitos de capacitação para o cargo de pizzaiola.

As vagas são destinadas a mulheres que buscam uma mudança em sua carreira ou que querem um primeiro emprego. Ainda esse ano a Dídio Pizza irá inaugurar uma de suas unidades no Bairro do Ipiranga, em São Paulo, mesmo onde acontecerão as aulas.

As quatro alunas que se destacarem no curso irão ser admitidas como estagiárias nas unidades da franquia espalhadas pela capital paulista. As aulas acontecerão entre os dias 4 e 8 de outubro de 2010.

Interessadas em participar do processo seletivo devem efetuar seus cadastros no site www.didio.com.br. Saiba mais aqui.

Por Thiago Martins


Quem está a procura de um novo emprego já deve ter percebido a importância que conhecimentos em inglês e informática tem nos processos de seleção. Quase todas as oportunidades exigem pelo menos uma das características.

Estão sendo oferecidas, pela Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, que fica na região metropolitana de São Paulo, mais de 2,8 mil vagas em cursos gratuitos, sendo que 1,1 mil delas são em cursos de inglês, e as demais 1,7 mil, de informática.

Os cursos tem o intuito de capacitar os profissionais para que eles ingressem com mais facilidade no mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas nas escolas públicas da cidade paulista até o dia 30 de agosto de 2010, data de início dos cursos.

Maiores informações aqui.

Por Thiago Martins


O Brasil está em franca expansão econômica. Todos os dias centenas de vagas de emprego são criadas, porém, um problema sempre surge: a falta de mão de obra qualidficada, que acomete todas as áreas da economia brasileira.

O Projeto Ampliar, de São Paulo, abriu inscrições para cursos gratuitos de capacitação para trabalhadores e estudantes. São 156 vagas em cursos profissionalizantes das áreas de auxiliar de escritório, informática, recepção, cabeleireiro, manicure e recursos humanos.

Os cursos são para pessoas que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio e tenham idade de até 28 anos. Interessados em participar devem comparacer à sede do Projeto Ampliar (Rua Doutor Bacelar, 1043 – Vila Mariana – São Paulo) munidos de sua documentação. As aulas acontecem no segundo semestre de 2010.

Mais informações aqui.

Por Thiago Martins


O Centro de Atendimento do Trabalhador (Ceat) do Estado de São Paulo está com 1.200 vagas em cursos de qualificação profissional destinados a beneficiários do Programa do Governo Federal Bolsa Família. Em parceria firmada entre o Ministério do Trabalho e do Desenvolvimento Social, o Ceat espera recrutar profissionais entre 18 e 60 anos que buscam uma recolocação no mercado de trabalho.

Dentre as qualificações contempladas pelos cursos estão as de cozinheiro, com 450 vagas; garçom/garçonete com 510 vagas; barman ou barwoman com 90 vagas; recepcionista com 30 vagas; camareira/arrumadeira com 30 vagas; auxiliar operacional de eventos com 30 vagas e mensageiro/capitão porteiro com 30 vagas.

Participe gratuitamente de um desses cursos e garanta mais uma oportunidade em sua carreira. Confira os locais dos cursos, bem como os procedimentos de inscrição no portal do Ceat e participe dessa ação!

Por Camila Porto de Camargo


Nem sempre o almejado pelos brasileiros é uma oportunidade qualquer em um mercado de trabalho com inúmeras opções. Uma vaga promissora, com promoções a curto, médio ou longo prazo, e remuneração eficaz para garantir os direitos mais básicos estabelecidos pela Constituição do Brasil, é o sonho de qualquer um.

Para atender aqueles que pensam mais alto, a Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), acaba de anunciar a abertura de 8 mil vagas em cursos de capacitação profissional, totalmente gratuitas. Até 28 de junho, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão, os interessados poderão efetivar seu cadastro em uma das unidades do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT).

Exige-se, para inscrição, o candidato morar no município de São Paulo, estar atualmente desempregado e em situação de vulnerabilidade social. Os alunos receberão lanche, material didático e auxílio transporte. Há cursos para operador de telemarketing, vendedor de comércio varejista, atendente de lanchonete e auxiliar escritório.

No ato de cadastro o interessado deve estar munido com carteira de trabalho, cópias da certidão de nascimento ou do RG, CPF e comprovantes de residência ou escolaridade.

Unidades do CAT: 

Zona Central
Luz – Avenida Prestes Maia, 913

Zona Sul
Interlagos – Avenida Interlagos, 6.122
Jabaquara – Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314

Zona Oeste
Lapa – Rua Monteiro de Melo, 342
Lapa – Rua Afonso Sardinha, 201

Zona Leste
Itaquera – Rua Gregório Ramalho, 12
Itaim Paulista – Avenida Marechal Tito, 3.012
Tatuapé – Rua Padre Estevão Pernet, 615

Zona Norte
Santana – Rua Voluntários da Pátria, 1.553
Casa Verde – Avenida Ordem e Progresso, 1.001
Tucuruvi – Avenida General Ataliba Leonel – 2.764

Por Luiz Felipe T. Erdei


O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) do Estado de São Paulo está com oferta de 748 bolsas de estudo integrais em cursos técnicos gratuitos. As áreas de concentração desses cursos são as áreas administrativa, de saúde e bem-estar e tecnologia da informação.

Para se inscrever no site www.sp.senac.br/bolsasdeestudo , os candidatos devem ter renda per capita de até R$ 765,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio de 2010.

Para mais informações quanto às unidades participantes do concurso, bem como os pré-requisitos para a concessão das bolsas de estudo, acesse o link “Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo” no site corporativo do órgão.

Fonte: G1

Por: Camila Porto de Camargo


A Prefeitura de São Paulo e o Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) estão oferecendo 1500 vagas para cursos profissionalizantes em São Paulo.

Há cursos para recepcionista, vendedor de comercio varejista, rotinas administrativas, comunicação e revisão gramatical.

É oferecido ao estudante auxílio-transporte, material didático e lanche gratuitamente. Para se inscrever o candidato deverá, ter mais de 16 anos e comparecer a um dos postos do CAT, levar carteira profissional, RG, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar.

As aulas iniciarão em 12/04 e terá duração de duas semanas.  Haverá turmas nos períodos da manhã, tarde e noite.

Os cursos é resultado da parceria da Prefeitura com entidades privadas como Universidade Cruzeiro do Sul e Colégio São Sabas. Mais informações no site da Prefeitura www.capital.sp.gov.br.

Por Fernanda Peixoto


Trabalhadores da construção civil, profissionais e outros estudantes que queiram ingressar nesse ramo de atividade podem se inscrever para participar dos cursos que serão promovidos, no Recife (PE), pelo Plano Setorial de Qualificação, também conhecido pela sigla “PlanSeQ”.

Estão sendo oferecidas 2.280 vagas para diversos cursos, que terão 200 horas de carga-horária. As inscrições poderão ser feitas até a próxima terça-feira (30), no horário comercial, no posto de atendimento do Sistema Público de Emprego e Renda, que funciona no bairro do Recife Antigo (Avenida Rio Branco, 155)l.

Os candidatos deverão comparecer com documentos (RG, CIC e NIS), além de comprovantes de escolaridade e de residência.

Por Alexandre de Souza Acioli


A Escola de Educação Profissional Senac Torres (RS) está abrindo 175 vagas para os cursos de Recepcionista em Meios de Hospedagem, Garçom Básico, Monitor de Recreação e Vendedor. As aulas são gratuitas. Os cursos serão realizados nos turnos da tarde e noite.

De acordo com o diretor da unidade André Miki em 2009 a escola formou mais de  200  alunos com as empresas absorvendo quase 100% da mão-de-obra durante o verão.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 22 de março e 5 de abril, pelo site www.senacrs.com.br/psg ou diretamente na sede, localizada na Rua General Osório, 146.

Mais informações pelo telefone (51) 3626-4908 ou pelo e-mail senactorres@senacrs.com.br.


O SENAI-SP abre inscrições para 30 cursos técnicos gratuitos a partir do dia 08/03. Das 2.580 vagas, serão 1.167 disponíveis na capital, 296 na grande são Paulo e 1.017 no interior do estado.

As aulas iniciarão no segundo semestre deste ano. Os cursos têm em média duração de dois anos, incluindo estágio supervisionado.

A inscrição custa R$ 37,00 e deverá ser realizada no site SENAI ou nas escolas participantes. O candidato poderá se inscrever em duas opções de curso, porém não serão aceitas inscrições de alunos já matriculados em outros cursos gratuitos do SENAI.

A prova acontecerá no dia 25/04 e terá 60 questões. No site do SENAI o candidato poderá ver no dia 26/04 o gabarito e a lista com os aprovados, que será divulgada no dia 19/05.

Mais informações pelo site www.sp.senai.br.


A temporada de cursos gratuitos está aberta. Se você não tem dinheiro para se qualificar, saiba que o CIEE-SP vai abrir 500 vagas para cursos gratuitos na área de tecnologia/informática. Além das aulas, oficinas também serão ofertadas em parceira com instituições como a Ainet e Impacta.

A temática dos cursos, de acordo com o site da revista Info, são: Infraestrutura de redes IP, Conceitos e Infraestrutura de redes, Redes convergentes e Telefonia IP, Wireless, Introdução à Lógica de programação e Segurança de redes.

Para se inscrever o candidato precisa ter ou fazer o cadastro no CIEE-SP. Todos os cursos serão ministrados no Espaço Sociocultural CIEE.

Para mais informações, acesse o site www.ciee.org.br.

Por Camila Porto de Camargo


Nesta segunda (01) e terça-feira (02) estarão sendo realizadas as inscrições para os cursos de informática oferecidos pela Prefeitura de Recife. Os cursos são gratuitos e serão realizados nas dependências das Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec).

No total são 21 Utecs, que estão localizadas nos bairros de Água Fria, Areias, Boa Vista, Bongi, Casa Amarela, Coque, Curado, Estância, Fundão, Ibura, Imbiribeira, Ipsep, Santo Amaro, Torrões e Várzea. As inscrições podem ser realizadas das 8h às20h.

No total estão sendo oferecidas 3.867 vagas. Os cursos acontecerão nos turnos da manhã, da tarde e da noite. Os candidatos precisam ter idade mínima de 14 anos e ter concluído o ensino fundamental.

Os locais de inscrição podem ser consultados no site da Prefeitura do Recife: www.recife.pe.gov.br.

Por Alexandre de Souza Acioli


Está aberta a temporada de inscrições do Cidadania e Talento.com, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS ), em Porto Alegre-RS.

O projeto é destinados a jovens que estejam cursando o Ensino Medio para promever sua inclusão no mercado de trabalho. Para isso, durante o curso, são usadas a tecnologia da informação e comunicação.

Para participar o aluno deve ter de 16 a 26 anos, estar cursando o Ensino Medio em uma escola pública, estudar nos turnos da manhã ou noite e não estar trabalhando.

São 16 vagas para o 1° Centro de Capacitação Borges, 22 para o 4º Centro de Capacitação Dom Pedro e 15 para o 5° Centro de Capacitação Ilha. Maiores esclarecimentos através do e-mail:cidadania@ciee-rs.org.br


O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, esteve na cidade de Florianópolis, para anunciar novo plano para os jovens de Santa Catarina em 2010.

De acordo com o ProJovem Trabalhador– Juventude Cidadã, as prefeituras das cidades de Biguaçu, Itajaí e Balneário Camboriú serão incluídas neste programa, que já beneficia outras cidades catarinenses, como Tubarão e Sombrio. Mais cidades ainda devem ser beneficiadas em breve.

A proposta para este ano são 6 mil vagas em cursos de qualificação profissional e social para os jovens entre 18 e 29 anos que se encontrem desempregados e sejam membros de famílias de baixa renda.

Karina Gonçalves


Quem mora em São Paulo, tem mais de 16 anos e está procurando emprego, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho de São Paulo está promovendo cursos gratuitos de capitação profissional para auxiliar esse perfil no ingresso ao mercado de trabalho.

São 3.465 vagas no total e nove cursos disponíveis: auxiliar de crédito e cobrança, auxiliar de departamento de pessoal, auxiliar de almoxarifado, operador de caixa, informática para o trabalho, organização de eventos, cuidador de idosos e garçom.

Os interessados devem comparecer até o dia 12 de fevereiro a uma das unidades do CAT – Centro de Apoio ao Trabalhador – munido de RG e comprovante de residência.

Clique aqui e confira os Endereços dos CATs.


Sempre preocupado em oferecer ensino de qualidade acessível a todos, o SENAC está com inscrições abertas até o próximo dia 27 de janeiro para cursos profissionalizantes gratuitos de Bartender e de Varejo, na unidade do SENAC Paulista. O curso é voltado para jovens de 18 a 24 anos, com o 2º grau completo e sem curso superior.

O curso de Bartender aprende desde noções de ética profissional, até elaboração de cardápio e aulas práticas de preparação de drinks e coquetéis. Além também de realizar estágio em bares e estabelecimentos parceiros do projeto. Já o de Varejo aborda atendimento ao cliente, inglês, gestão empresarial e outros. Haverá também estágio curricular em supermercados.

As inscrições devem ser feitas na unidade do SENAC Paulista e o candidato deve comparecer com CFP e RG, além de comprovante de residência e escolaridade.

O SENAC Paulista fica na Avenida Vice Prefeito José Rodrigues Costa Filho, 30, Jardim Paulista – Paulista (PE) .

Mais informações pelo telefone: (81) 3438 -5050.

Por Rafaela Ometto.


Está é mais uma dica para quem está de férias, mas não viajou. Você pode aproveitar o seu tempo livre aperfeiçoando os seus conhecimentos e dando uma levantada no seu currículo e, para quem quer uma vaga no mercado de trabalho, ter algum desses cursos pode ser um diferencial.

E dica de cursos gratuitos nunca é demais, principalmente se for ofertada por empresas de nome no mercado. A CDL/BH, em parceria com a Fatec e o Sebrae – MG estão oferecendo 2.500 oportunidade para cursos gratuitos voltados para área de comércio e serviços.

Cursos como: analista de crédito, vendas com foco em tecnologia digital, operador de telemarketing, operador de caixa entre outros.

Você pode se inscrever na sede da Fundação CDL Prò-Criança, que fica na Av. João Pinheiro, 495 no bairro Funcionários, Belo Horizonte, no horário de 9 às 17h. As inscrições também podem ser feitas pela internet no site www.cursoscdlbh.estudar.com.br.

Para fazer estes cursos você só precisa ter mais de 16 anos e estar estudando ou ter concluído o 2º grau.

Mais informações no site www.cdlbh.com.br


O projeto Ampliar, que é um programa de educação e formação profissional para jovens carentes e em situações de risco, é um projeto social apoiado pela Secovi-São Paulo, está com inscrições abertas para 124 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos, até o dia 22 de janeiro.

Os adolescentes devem ter ensino médio pra poder se candidatar a uma das vagas oferecidas.

Essa iniciativa é importantíssima, para tornar nossa sociedade mais produtiva e menos violenta, com cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Temos sempre que apoiar essas iniciativas e divulgar ao máximo a educação a população carente, que não tem como pagar um curso profissionalizante.

Você jovem que quer se profissionalizar, mas não tem dinheiro para pagar cursos, entre no site www.secovi.com.br/ampliar e faça sua inscrição. Apresse-se que ainda dá tempo!

Salete Dias


Por Paula Ferreira

Esta é uma super dica para quem está procurando cursos para fazer, mas está sem dinheiro, ou impossibilitado por qualquer outro motivo.

O Senai, juntamente com o Competências Tranversais, oferece alguns cursos gratuitos que podem ser feitos pela internet.

Eu me inscrevi em um deles, o Tecnologia da Informação e da Comunicação. E não pense que é moleza, você tem que cumprir o prazo estipulado por eles. Eu me descuidei com as férias e acabei deixando o prazo do meu curso expirar, agora só posso fazer de novo daqui a 66 dias, e tempo é dinheiro, né?

Bom, mas o curso é super interativo, tem um robozinho, que até lembra aquele do Big Brother Brasil (devem ser parentes). Ao passo que você vai estudando eles passam testes e provas pra fixar o conteúdo.

Vale a pena acessar e se cadastrar. Além do mais, é totalmente gratuito e qualquer brasileiro pode fazer. Eu, assim que puder, vou retomar o meu e procurar outras opções que estiverem disponibilizando na ocasião.

Então na perca tempo, seja da sua casa, da lan house, do telecentro… corra e vá fazer o seu, isso é para os adolescentes, jovens ou adultos que querem se interar com a tecnologia.

Acesse: www.senai.br/ead/transversais.


As sete unidades do Centro de Apoio ao Trabalho de São Paulo estão recebendo inscrições para dez cursos gratuitos de qualificação profissional em várias funções.

Os cursos são para as funções de garçom, organizador de eventos, recreador, cuidador de idosos, auxiliar almoxarifado, manicure e pedicure, informática, auxiliar de departamento de pessoal, auxiliar de crédito e cobrança e operador de caixa.

Os candidatos devem estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio, ter a partir de 16 anos e morar em São Paulo. Estão sendo oferecidas mais de três mil vagas.

Para se inscrever basta comparecer a uma das unidades do CAT levando consigo RG, CPF, carteira profissional e comprovante de endereço. Segue abaixo os endereços:

CAT Zona Sul –  Av. Interlagos, 6.122.
Horário de atendimento: das 7h às 18h.

CAT Avançado Zona Sul – Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2314, Jabaquara.
Horário de atendimento: das 7h às 16h.

CAT Zona Leste – Rua Gregório Ramalho, 12, Itaquera.
Horário de atendimento: das 7h às 18h.

CAT Avançado Zona Leste – Av. Marechal Tito, 3.012, Itaim Paulista.
Horário de atendimento: das 7h às 16h

CAT Zona Oeste –  Rua Monteiro de Melo, 342, Lapa.
Horário de atendimento: das 7h às 18h.

CAT Zona Norte – Rua Voluntários da Pátria, 1553, Santana.
Horário de atendimento: das 7h às 18h.

CAT Zona Central – Av. Prestes Maia, 913, Luz..
Horário de atendimento: das 7h às 18h.

Por Levi Rocha


O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) irá realizar um curso gratuito com o tema “Mercado de Trabalho e Processo Seletivo: Como enfrentá-los?“.

O curso está aberto a todas as idades, tem duração de três horas e irá abordar temas como o perfil do jovem em busca de uma colocação profissional, o cenário global, o papel do estágio no mercado de trabalho, comunicação e postura na hora da entrevista.

O evento será realizado no dia 17 de dezembro, às 14h na Rua Barào de Itapetininga, 163, centro de São Paulo.

Os interessados devem efetuar a inscrição no site www.nube.com.br, até o dia 16 de dezembro.


A Horizontes, entidade sem fins lucrativos das prefeituras de Florianópolis, São José e Palhoça, está oferecndo 100 vagas em um curso de qualificação profissional.

Após o curso, será oferecido para os 50 alunos com melhor desempenho, oportunidades de emprego com carteira assinada em uma empresa de Contact Center.

Para concorrer a uma das 100 vagas do curso o candidato deve ter idade mínima de 17 anos e Nível Médio completo ou em processo de conclusão.

As inscrições devem ser feitas pelos telefones (48) 3251-6400 (Florianópolis), (48) 3281-6734 (São José) e 3242-9543 (Palhoça). O curso acontecerá nos dias 14 e 16 de dezembro.


Empregados dos ramos de Comunicação, Eletricidade, Gás e Água Quente , Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e atividades relacionadas a esses setores, incluindo o ramo de Pesca, podem se inscrever para os cursos à distância oferecidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI).

O curso é gratuito e para se inscrever é preciso fornecer o número do CNPJ da empresa e preencher um cadastro de adesão ao programa.

Há cursos gratuitos nas áreas de Segurança e Saúde do Trabalho, Gestão de Espaços Confinados, Segurança em Escadas, Riscos Elétricos e muitos outros. Clique aqui para ver a lista completa.

Para se matricular nos cursos, acesse o site do Sesi.

Fonte: http://www.sesi.org.br.

Por Cris Keller


Técnicos em Aquicultura, em Agroindústria e em Agropecuária. Estes são os cursos profissionalizantes com inscrições abertas no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, no município de Bananeiras (PB), que é ligado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de janeiro de 2010. Para o curso de Técnico em Aqüicultura estão sendo oferecidas 35 vagas, para Técnico em Agropecuária, 160 vagas e, para Técnico em Agroindústria, 80 vagas.

Outros detalhes sobre o processo seletivo podem ser obtidos pelo telefone: +55.83. 3367.1200 – Ramais 233, 273 e 283 ou através do e-mail jjordaofilho@yahoo.com.br.

Leia mais: www.agencia.ufpb.br.

Por Alexandre de Souza Acioli


O Grupo Apse, em parceria com a Microlins Jabaquara, irá oferecer gratuitamente no mês de novembro cursos pelo Projeto Qualifica.

São 240 vagas onde os interessados poderão fazer cursos de digitação e teleoperador com ênfase em vendas. A duração dos cursos é de sete semanas.

As aulas irão acontecer de segunda a sexta-feira das 19h às 20h30 e das 20h30 às 22h, e aos sábados pela manhã e tarde, existem turmas no período matutino durante a semana.

Para se inscrever o candidato deve ligar para 11-5588-2592 ou pessoalmente na Rua Onze de Fevereiro, n° 33, ao lado da estação Jabaquara do Metrô, onde os cursos ocorrerão.

A taxa de inscrição para os cursos é de R$ 15, referente ao certificado que será entregue no fim dos cursos.

Por Levi Rocha


Neste mês, 1.100 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional em 21 cidades paulistas estão sendo oferecidos pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com deficiência.

Para os participantes que não recebem seguro desemprego e benefícios previdenciários continuados o programa vai oferecer uma bolsa no valor de R$ 212, durante os três meses de realização do curso.

Os cursos em que as pessoas com deficiência poderão se inscrever são: promotor de vendas, recepcionista, auxiliar de escritório, repositor de mercadorias, atendente de lanchonete, operador de caixa, garçom, faxineiro, alimentador de produção, porteiro, auxiliar de limpeza, operador de call center e vendedor em comércio (atacadista e varejista).

Podem candidatar-se às vagas pessoas desempregadas com deficiência que estejam cadastradas no Emprega São Paulo. A preferência durante a seleção será para candidatos que ainda não completaram o ensino fundamental, tenham idade entre 30 e 59 anos e recebem pouca renda.

Os interessados precisam cadastrar o currículo no site do Emprega São Paulo www.empregasaopaulo.sp.gov.br.

Por Marina Kuwahara


Começam terça-feira (29/09) e se estendem até o dia 16 de outubro, as inscrições para os cursos oferecidos pelo Senai e pelo Sesi, em Pernambuco.

São 2.380 vagas: 930 para Cursos Técnicos de Aprendizagem (CTA), 880 para o Ensino Médio Regular articulado com Curso Técnico (Ebep) e 570 para o público em geral. Os dois primeiros são gratuitos.

As inscrições deverão ser feitas diretamente no site da Universidade de Pernambuco (UPE), onde será gerado o boleto para o pagamento da taxa nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) ou nas casas lotéricas. Os valores são os seguintes: R$ 15,00, para o Ebep e CTA, e R$ 25,00 para os cursos abertos ao público em geral.

Leia mais no site: http://www.upenet.com.br.

Por Alexandre de Souza Acioli

O Centro de Solidariedade ao Trabalhador (CST), está oferecendo 1.887 vagas em Cursos de Qualificação Profissional Gratuitos.

Os cursos iniciam no dia 21 e a carga horária é de 200 horas. Os alunos receberão vale-transporte e lanches.

Há 695 oportunidades em cursos na área de Administração (arquivador, almoxarife, office boy e auxiliar administrativo); 540 vagas na área de Informática (operador de microcomputador, helpdesk, telemarketing e assistente de vendas); 526 vagas em Serviços Domiciliares (faxineiro, porteiro, zelador, caseiro e empregado doméstico) e 116 vagas para área de Alimentação (confeiteiro, padeiro, chapista e cozinheiro auxiliar).

Os interessados devem comparecer o quanto antes ao posto Liberdade do Centro de Solidariedade ao Trabalhador, localizado na Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo.


O SENAC do estado do Ceará abre inscrições para curso gratuito no setor de Turismo e Hotelaria. Essa iniciativa faz parte do Programa de Qualificação Profissional e Empresarial na Área do Turismo numa parceria que acontece até dezembro entre a Secretaria de Turismo de Fortaleza e o Ministério do Turismo.

Recomendada para maiores de 18 anos, as inscrições devem ser feitas no Senac e nas Casas do Turista, apresentando cópia do  RG, comprovante de residência e comprovante de que é profissional da área de turismo.

Para os interessados, os cursos disponíveis são:

  • Culinária regional
  • Vendedor de produtos turísticos
  • Aperfeiçoamento para guia de atrativos culturais
  • Gestão de meios de hospedagem
  • Informática aplicada ao turismo e hospitalidade
  • Gestão de marketing no turismo e hospitalidade
  • Empreendedorismo turístico.
  • Captação e organização de eventos culturais
  • Gestão de bares e restaurantes
  • Recepcionista em meios de hospedagem

Mais informações podem ser obtidas no endereço:

http://www.ce.senac.br/content/aplicacao/SENAC/noticias/gerados/senac_setfor.asp


O Projeto Juventude Cidadã está disponibilizando 2.140 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos em Salvador e 19 cidades do interior da Bahia.

O Programa é voltado para jovens carentes, estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 16 e 24 anos e que preferencialmente estejam cursando ou concluíram o Ensino Médio.

Em Salvador as inscrições podem ser feitas no Cefet do Baralho, Rua Emídio dos Santos, s/n ou no Colégio Luis Eduardo Magalhães, Rua Manoel Rufino, s/n, Tancredo Neves, Arenoso.

Nas demais cidades as inscrições devem ser feitas na Prefeitura Municipal ou na unidade do SineBahia do município.

Clique aqui e confira as vagas e os cursos oferecidos em cada Município da Bahia.


O Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) de São Paulo está oferecendo 90 vagas para Curso Gratuito de capacitação de profissionais no setor varejista.

O curso é destinado a jovens de 18 a 29 anos de idade que possuam ensino médio completo ou que estejam concluino e tenham interesse em atuar na área de comércio varejista.

O curso será composto por aulas teóricas e práticas e os alunos irão aprender noções de inglês, marketing pessoal, atendimento ao cliente, técnicas de vendas no vareja, logística, direitos do consumidor e trabalhistas e noções básicas de informática.

As aulas iniciarão no dia 17 de agosto e irão até o dia 26 de fevereiro de 2010 e serão aplicadas ba Universidade Anhembi Morumbi, Vila Olímpia, Zona Sul de São Paulo, das 13h30 às 17h30.

Os interessados devem comparecer a unidade do CAT Luz, localizado na Avenida Preste Maia, 913 ou no CAT Interlagos, Av. Interlagos, 6.122, munidos de Comprovante de residência, RG, CPF e comprovante de escolaridade.


A Agência Curitiba de Desenvolvimento está formando novas turmas para os cursos de capacitação do programa Bom Negócio, da prefeitura da cidade.

O Programa Bom Negócio oferece cursos gratuitos nas áreas de Gestão de Empresas, Finanças Pessoais e Empresariais, Marketing e Vendas, Ferramentas de Negócios, entre outros.

Os cursos são ministrados em parceria com a FAE Business School e são totalmente gratuitos e abertos à comunidade.

Os interessados devem assistir a uma palestra inaugural nos dias 5 e 6 de agosto, nas Escolas Municipais Francisco Mezner, Jardim Santo Inácio e CEI Ulisses Falcão Vieira.

Cada turma é formada por 70 alunos e o curso tem duração de 17 dias.

As inscrições devem ser feitas após a palestra inaugural.

Mais informações através do site www.agenciacuritiba.com.br ou pelo telefone (41) 3221-9900.

Data e local das Palestras:

Escola Municipal Francisco Mezner – Data: 05/08 – Local: Rua José Tissi, 114, Órleans;

Escola Municipal Jardim Santo Inácio – Data: 05/08 – Local: Rua Silvio Zanatta, 26, Santo Inácio;

CEI Ulisses Falcão Vieira – Data: 06/08 – Local: Rua Eduardo Sprada, 5.062, Campo Comprido.


O Governo de São Paulo abriu 100 vagas para Curso gratuito de Formação de Técnicos em Enfermagem para todo o Estado. 

Para participar do curso, o candidato deve ter certificação em auxiliar de enfermagem. O curso tem duração de 10 a 12 meses, dependendo da disponibilidade de horário do aluno. 

Os interessados devem efetuar a inscrição gratuitamente, até o dia 25 de agosto no site www.fundap.sp.gov.br

Mais informações pelo telefone (11) 3066-5600 ou (11) 3066-5500.


O Programa Senac de Gratuidade está oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos no Ceará. São 846 vagas para pessoas com baixa renda, alunos da educação básica e trabalhadores.

Há vagas para cursos na área de Informática, Gastronomia, Educação, Moda e Turismo, que serão ofertados em todas as cidades do Ceará que possuem uma sede do SENAC.

Os interessados devem efetuar a inscrição em qualquer unidade do SENAC de sua cidade até o dia 17 de julho de 2009.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá levar uma cópia dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço. A idade mínima para a realização dos cursos é de 16 anos.

Mais informações no site www.ce.senac.br.


O Centro Integrado de Emprego, Tranalho e Renda (CIET) está oferecendo Cursos Gratuitos de qualificação profissional para áreas diversas.

São 1.344 vagas para os cursos que serão ministrados no final de julho no Centro de Treinamento de Mão-de-Obra (CTMO).

Serão oferecidos cursos gratuitos nas seguintes áreas: artesanato, auxiliar administrativo, cabeleleiro, controle de medidas, corte e costura, costura industrial, informática básica, instalação elétrica residencial, leitura e interpretação de desenho técnico, leitura e interpretação de comandos e projetos elétricos, mecânica automotiva, montagem e manutenção de computadores e operador de telemarketing.

Os interessados em realizar os cursos de auxiliar administrativo, controle de medidas e operador de telemarketing deverão possuir ensino fundamental completo (8ª série). Os demais cursos exigem idade mínima de 16 anos e ensino funadmental incompleto (4ª série).

Os interessados deverão efetuar a inscrição, gratuitamente, de 1 a 16 de julho, das 9h ás 15h30 nos postos de CIET, munidos de RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Confira as datas e os locais da inscrição:

  • 1 a 3 de julho – CIET Pimentas: Avenida Juscelino9 Kubitschek, 2760
  • 6 e 7 de julho – CIET Cumbica: Rua Capitão Aviador Walter Ribeiro, 359
  • 8 a 13 de julho – CIET São João: Avenida Coqueiral, 100
  • 14 a 16 de julho – CIET Vila Augusta: Rua Antônio Levorlino, 225.

Informações pelo telefone (11)2475-9723 ou (11) 2475-9725.


No dia 28/06, segunda-feira, o Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) de São Paulo irá promover uma Oficina para orientação so trabalho.

Com o objetivo de fornecer orientações a trabalhadores com mais de 16 anos que pretendem entrar no mercado de trabalho. Serão oferecidas dicas de como se comportar num processo seletivo, como elaborar um bom currículo e como se destacar em dinâmicas de grupo.

As oficinas serão realizadas das 9h às 14h.

Os interessados deverão efetuar a sua inscrição em uma unidade da CAT das 7h às 18h.

CAT Zona Sul: Avenida Interlagos, 6122

CAT Zona Leste: Rua Gregório Ramalho, 12

Zona Oeste: Rua Monteiro de Melo, 342

Zona Norte: Rua Voluntários da Pátria, 1553

Zona Central: Rua Prestes Maia, 913


A Uni Sant’Anna em parceria com o Ciee (Centro de Integração Empresa Escola), oferecem cinco cursos de capacitação gratuitos para jovens em São Paulo.

Os cursos visam capacitar alunos de escolas públicas privadas de São Paulo a ingressarem no Mercado de Trabalho.

Os cursos iniciarão no dia 15 de junho,  e terão 15 dias de duração. Todos eles serão ministrados na Uni Sant’Anna. No final do curso o aluno receberá um certificado emitido pelo Ciee.

Confira os cursos ofertados:

  • Orientação e informação profissional;
  • Currículo sem segredo;
  • Postura e imagem profissional;
  • Adminsitração do tempo;
  • E-mail e internet – uso adequado no ambiente corporativo.

Os interessados deverão se inscrever de 5 a 10 de junho na Central de Atendimento ao Aluno Uni Sant’Anna: R. Voluntários da Pátria, 257 – São Paulo.

Mais informações pelo telefone (11) 2175-8000 ou no site www.unisantanna.br.


A Associação Paulista Viva, abre  inscrições para o seu Projeto Upgrade 2009, onde irá oferecer curso gratuito de informática para moradores, trabalhadores ou estudantes da região da Avenida Paulista, com o objetivo de qualificar as pessoas que estão entrando no mercado de trabalho.

As inscrições vão de 15 a 19 de junho de 2009. Pode se inscrever qualquer pessoa acima de 12 anos de idade que possua o Ensino Fundamental e que tenha renda familiar de até 4 salários mínimos.

As inscrições devem ser feitas na Rua da Consolação, 2653. Os interessados deverão apresentar a seguinte documentação: RG, CPF, comprovante de residência e de renda. 

Os interessados em se inscrever ao curso deverão ter vínculo de trabalho, residir ou estudar na Região da Avenida Paulista.

Mais informações no telefone (11) 3063-2398 ou pelo site www.associacaopaulistaviva.org.br.


A Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo em parceria com o Sindicato das Empresas e Serviços Contábeis (SESCON – SP), oferecem cursos gratuitos de Escrita Fiscal e de Departamento Pessoal.

São 180 vagas para jovens de 16 a 18 anos que residam na capital paulista. As aulas serão ministradas nos Centros de Apoio ao Trabalho (CAT) e será oferecido todo o material didático aos participantes.

O curso terá duração de 180 horas divididas em 4 horas de curso de segunda a sexta-feira.

Os interessados deverão participar de uma palestra inaugural, que será realizada no dia 8 de junho no CAT da Luz a partir das 9h.

Realizar a inscrição pelo telefone: (11) 3224-6000 Ramal: 6014 ou 6199.


A Secretaria Municipal de São Paulo e o Plano Territorial de Qualificação (Plantec), oferecem um Curso Gratuito para operador de telemarketing, aos moradores de São Paulo.

Os interessados em relaizar o curso, que oferece 300 vagas, devem estar desempregados ou recebendo benefícios do seguro-desemprego, ter idade superior a 16 anos, possuir Ensino Médio ou estar cursando e residir em São Paulo.

O curso, que terá duração de 200 horas, será realizado de segunda a sexta das 7h às 11h45 ou das 12h45 às 17h30, na Unidade Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul.

Os interessados deverão efetuar a inscrição até o dia 03 de junho na unidade Tatuapé da Universidade Cruzeiro do SuL, localizada na Av. Regente Feijó, 1295, Tatuapé – SP. 





CONTINUE NAVEGANDO: