O campo do turismo cresce no Brasil de forma principal por causa dos grandes eventos que o país vai sediar, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, por exemplo. Para atender a frequente demanda, desde 2011 o Pronatec oferece cursos ao setor.

Em termos práticos os cursos do gênero trazem processos que ensinam os principais ramos dos setores turísticos solicitados por turistas visitantes de diferentes regiões do Brasil. Alunos aprendem a organizar diferentes tipos de viagens, desde lazer até negócios.

Interessante notar que as pessoas formadas nos cursos Pronatec, do setor hoteleiro, ficam preparadas para organizar eventos e estruturas para diferentes demandas, como recepção para clientes ou promover festas de empresas. Interação e entretenimento são dois aspectos presentes nas rotinas de estudo.

Avaliar, operar, planejar e organizar diferentes pontos que englobam os serviços que se relacionam com o turismo consistem em pontos que abrangem os processos de ensino no sentido de evoluir o espírito de lazer e hospitalidade.  

Lazer representa setor importante para o campo de turismo, visto que grande parte dos eventos turísticos se relaciona com a área. Alunos compreendem como manter as relações sociais no nível de qualidade alta em termos de gastronomia, sabendo integrar diferentes pratos que alegram a maioria dos participantes do almoço ou jantar.    

Diferentes setores do turismo se integram em contextos que se direcionam para as relações humanas nos diferentes tipos de espaços geográficos. Dimensões em termos de ambiente, economia e cultura devem entrar em convergência para profissionais obterem desempenho de qualidade nos serviços que prestam no mercado de trabalho.

Durante os cursos, alunos compreendem a importância de falar diferentes tipos de línguas e satisfazer demandas distintas em nível mercadológico. Também há prospecção mercadológica e de técnicas para aprimorar o marketing de modo positivo, além das lições para administrar equipes de pequeno, médio ou grande porte.

Por Renato Duarte Plantier


O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, através da regional do Rio de janeiro, abriu há pouco tempo um importante processo seletivo visando contratar novos  Instrutores na área de Turismo. As chances são para homens e mulheres com variados perfis profissionais. Cumpre destacar que as inscrições podem ser feitas até o final de setembro.

As oportunidades disponíveis são destinadas a candidatos  com ensino médio ou superior. Os selecionados trabalharão sob regime horista e atuarão em unidades da Região Metropolitana e da capital fluminense.

As propostas contemplam os cargos de: Instrutor de Guiamento Especializado em Atrativo Cultural, Instrutor de Geografia Aplicada ao Turismo e Instrutor de História da Arte. As remunerações iniciais e vantagens complementares não foram anunciadas.

Quem estiver interessados nas propostas deverá efetuar a candidatura na página de  Recursos Humanos do Senac . Nessa fonte, além de se inscrever, o candidato poderá conferir outras informações.

No certame haverá triagem curricular, provas de conhecimentos específicos, avaliações técnicas e avaliações práticas.

Lembre-se  de que as vagas de emprego podem ser preenchidas ou alteradas durante o dia, sem aviso prévio por parte do Senac.

Saiba mais ao acessar: sce.rj.senac.br

Por Larissa Mendes de Oliveira Soares


A rede de agências especializadas em intercâmbios, a Experimento Intercâmbio Cultural está com 40 vagas de trabalho abertas em todo o Brasil. As vagas são para consultores de vendas. Os pré-requisitos é que os candidatos tenham ensino superior em turismo, proficiência em inglês e experiência em atendimento de púbicos. A empresa destaca que candidatos que tenham participado de algum intercâmbio terão um diferencial na avaliação.

A bolsa de estudos não teve valor divulgado. Os candidatos aprovados receberão benefícios como assistência médica, vale-refeição, vale-transporte, folga na data de aniversário e produtos da rede com preços de custo. 

Os interessados devem se cadastrar no site da agência no seguinte endereço www.experimento.org.br/trabalhe-conosco.

Fonte: IG

Por Camila Porto de Camargo


Um dos hotéis resort mais famosos da Bahia, o Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa – do grupo espanhol Fiesta Hotel Group – disponibiliza 560 vagas para cargos como jardineiros, cozinheiros, arrumadeiros, coreógrafos, dançarinos, front-office e relações públicas.

O hotel está situado no município de Mata de São João, na praia de Imbassaí, que fornecerá 70% dos colabores do hotel, em parceria com o Instituto Ibassaí, que treinou 800 alunos em diversas áreas relacionadas à hotelaria e turismo.

O processo de recrutamento e seleção terá início entre o fim de abril e o começo de maio, e o pis salarial será de R$ 550,00, podendo chegar a R$ 6.000,00 nos cargos de gerência.

Não é necessário experiência, mas é de extrema importância a fluência em idiomas como inglês e espanhol nos cargos que possuem contato direto com o cliente.

Os currículos devem ser enviados para o e-mail: pessoal.brasil@fiestahotelgroup.com.

Por Rafael TOTP


O SindRio – Sindicado de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro oferece 60 vagas de trabalho no setor: há oportunidades para sushman, cumim, atendente, cozinheiro, auxiliar de serviços gerais, caixa, saladeiro, chapeiro, estoquista, garçon, suqueiro, ajudante de cozinha, dentre outras.

Para se candidatar às vagas é preciso ser maior de idade, ter experiência comprovada na função ou já ter feito curso de qualificação.

Os interessados devem acessar o site www.sindrio.com.br, clicando em Banco de Oportunidades. Também é possível fazer o cadastro através dos computadores disponíveis à Praça Olavo Bilac, 16º andar, centro do Rio.

Acessando o site da SidRio é possível ver os detalhes das vagas. Cadastre seu CV hoje mesmo! Boa sorte!

Por Cris Keller


Oportunidade dupla beneficia estudantes com pretensão de trabalhar no JW Marriott Hotel Rio de Janeiro. Na próxima sexta, dia 30 de outubro, a casa promove palestras com temas como “O desenvolvimento do turismo através dos eventos esportivos” e “Gastronomia contemporânea” e recebe currículos completos para estágio.

Atualmente o hotel está com 10 vagas disponíveis para os cursos de hotelaria, turismo, gastronomia e engenharia. Porém, nada impede que estudantes de outras áreas participem das palestras e conheçam mais o funcionamento do hotel.

O envio do currículo pode ser feita até o dia 29 através do e-mail  vctor.barbosa@marriott.com, com informações como nome completo, curso, período a universidade ou faculdade onde estuda. O endereço do JW Marriott Hotel Rio de Janeiro é Avenida Atlântica, 2600, Copacabana.

Por Rafaela Ometto.


O Hotel Pestana Rio Atlântica está com seis vagas de estágio abertas para estudantes de Hotelaria e Turismo, Administração e Ciências Contábeis.

Os candidatos aprovados passarão por um processo de treinamento e capacitação com o objetivo de integrar e familiarizar o estagiário com os princípios da empresa.

Benefícios: Plano de saúde e odontológico, alimentação no local, vale-transporte e bolsa auxílio.

Os interessados em se candidatar às vagas de estágio deverão enviar seu currículo para o e-mail rh@pestanarioatlantica.com.br.





CONTINUE NAVEGANDO: